07/05/2014

7.977.(7maio2014.7.7') 31 maio...Lançamento de livro: ESCREVER ALCOBAÇA...Edições Escafandro e Viver Alcobaça

***
15seTEMbro2018
 Hj na feira do livro do Porto...Bravíssimooooo para a editora Escafandro, d’ Alcobaça que vos abRRaça...
 A imagem pode conter: 1 pessoa
 https://www.facebook.com/EdiEscafandro/photos/a.235578763238127/1699681873494468/?type=3&theater
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=493144450814889&set=a.235578763238127.53212.232922793503724&type=1&theater


Temos novidades!

Está a chegar a Antologia de Contos Escrever Alcobaça!

Fruto de uma colaboração entre as Edições Escafandro, o Movimento Viver Alcobaça e 11 autores do concelho, esta coletânea será apresentada no dia 31 de maio às 21 horas no Rossio de Alcobaça.

Para já, ficam os nomes dos autores:

A. M. Catarino, Domingos Soares Rebelo, Filomena da Cunha, JERO, José Alberto Vasco, Luís de Sousa Alves, Maria Vicente, Nuno Matos Valente, Sofia Quaresma, Vanda Furtado Marques e Victor Amorim Guerra.

O livro não tem fins lucrativos. As receitas reverterão para as ações do Movimento Viver Alcobaça.

Daremos mais novidades em breve!

*****
via tintafresca.net


Integrada no evento Books & Movies
    Edições Escafandro lançam edição coletiva “Escrever Alcobaça - Antologia de Contos“
       
                                   Nuno Matos Valente
    As Edições Escafandro irão lançar, no dia 31 de maio, Escrever Alcobaça - Antologia de Contos . O livro, o primeiro do género, conta com a participação de onze autores do concelho: A. M. Catarino, Domingos José Soares Rebelo, Filomena da Cunha, JERO, José Alberto Vasco, Luís de Sousa Alves, Maria Vicente, Nuno Matos Valente, Sofia Quaresma, Vanda Furtado Marques e Victor Amorim Guerra.

       Inclui ainda fotografias ilustrativas dos contos pelos fotógrafos João Costa e Eduardo Barrento.

       A editora alcobacense pretendeu reunir neste volume um conjunto de textos representativos da prosa produzida no concelho, dividindo-o em duas secções: conto adulto e conto infanto-juvenil.

       A apresentação estará integrada no evento Books & Movies e decorrerá às 21 horas do dia 31 de maio, na esplanada do Café O Capador, em Alcobaça.

       As receitas obtidas com a venda dos livros reverterão para as ações do Movimento Viver Alcobaça.

       Nota Prévia “Antologia de Contos Escrever Alcobaça”

       Há mais numa cidade do que pedras, por maior que seja a arte com que foram empilhadas. Há outros elementos eternos numa vila, além das telhas, tijolos e betão.

       As histórias, muito mais leves do que a tinta com que são impressas, têm peso suficiente para marcar a vida de quem as lê. Alcobaça é terra de muita história, mas também de muitas histórias.

       Inspirados pelo entusiasmo criado em torno das iniciativas promovidas pelo movimento cívico Viver Alcobaça, quisemos contribuir com aquilo para que nos sentimos mais preparados e motivados nas Edições Escafandro – a laboriosa arte de construir um livro. Reunimos onze contos de autores relacionados com a cidade e o concelho naquela que é a primeira antologia do género.

       A coletânea tem a finalidade de registar Alcobaça através olhos dos seus habitantes, daqueles que refletem sobre a cidade através da expressão artística da sua escrita, tendo como matéria-prima as suas experiências, sentimentos, desejos, anseios ou sensações.

       Não houve outro critério na escolha dos autores senão a vontade de cada um em participar. De modo livre e sem outro interesse que não o de contribuir para a produção artística local, os autores escreveram os seus contos respondendo ao mote “Viver Alcobaça”.

       A diversidade de temas, espaços e estilos escolhidos por cada um para apresentar uma visão da sua terra revela não só a riqueza do concelho mas também a riqueza das mentes que o habitam.

       Nestas páginas encontramos histórias em torno do Mosteiro de Alcobaça, por exemplo, mas também inspiradas nas lontras que povoam os nossos rios. Em alguns contos, a cidade assume o papel de personagem principal. Outras vezes, não é óbvia a ligação à cidade, se apenas atendermos aos espaços onde decorre a ação e não aos espaços que a inspiraram ou que foram habitat das vidas dos autores.

       Os contos estão organizados em dois blocos, de acordo com as idades dos leitores a quem se destinam: contos adultos e contos infanto-juvenis.

       Dois dos contos incluídos nesta antologia não são inéditos e são, infelizmente, de publicação póstuma. Foi a forma que encontrámos de homenagear o Dr. Domingos José Soares Rebelo e sua esposa, D.ª Rosalina Filomena da Cunha e Soares Rebelo, pela sua extensa produção literária neste e noutros géneros.

       Esperamos que esta seja apenas a primeira de muitas iniciativas capazes de reunir artistas do concelho de Alcobaça onde, apesar de não haver petróleo, abundam outros recursos, como mentes criativas e sofisticadas, igualmente capazes de inflamar a comunidade e de servirem de combustível para o desenvolvimento de uma cidade onde continue a ser bom viver durante, pelo menos, mais novecentos anos.

       Nuno Matos Valente
    24-05-2014