e morreu a 5dez2002
***
biografia
http://www.e-biografias.net/oscar_niemeyer/
***
"A curva que faz o concreto buscar o Infinito..."
***
"É preciso olhar para o céu e perceber, o quanto se é pequeno diante da sua imensidão. Só assim o ser humano pode ser mais digno diante do outro."
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=904671776277166&set=a.113367988740886.18583.100002030573081&type=3&theater
"Enquanto existir miséria e opressão, ser comunista é a solução"
***
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/939191536116561/?type=3&theater
“Meu trabalho não tem importância, nem a arquitectura tem importância para mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada.”
'Catedral de Brasília' - Imagem
***
Via blogue Castendo
http://ocastendo.blogs.sapo.pt/1494709.html
Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Oscar Niemeyer: «O importante é a vida de mão dada»
«Todo sujeito que tem a revolta dentro dele é um comunista. O que a gente quer? Acho que é importante hoje o sujeito ser modesto. Quando vejo o sujeito pensando que é importante, acho uma merda. Nada é importante. Agora, tem de melhorar o mundo, lutar, fazer a vida mais justa, os homens se entenderem, estamos no mesmo barco.»
«A sua obra arquitectónica e plástica é uma das mais admiráveis marcas deste tempo. O seu exemplo moral e ético é também o de um tempo futuro. Um tempo em que, em todas as escolas de arquitectura, será ouvido o seu conselho aos arquitectos:
"(…) ter presente que a arquitectura não se pode limitar aos desejos das classes dominantes, mas atender aos mais pobres que dela tanto carecem.
E ser intransigente na defesa desse mundo sem classes que desejamos e no qual a arquitectura assumirá, um dia, sua verdadeira identidade".»
«O mundo das artes e a cultura do trabalho perderam o legendário arquiteto e comunista Oscar Niemeyer. Figura da maior grandeza, que marcou o século XX com a sua arte e ciência, mas também com as ideias pelas quais lutava com convicção.»
«Para os comunistas portugueses, a morte de Oscar Niemeyer significa a perda de um camarada, de um comunista que com a sua militância, o seu trabalho e a sua intervenção cívica e partidária, sempre procurou como afirmava “ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com optimismo”.»
***
DESENHOS:
*

*

*

*

***
A SEGUIR À SUA MORTE...
Em
1972, abre um escritório em Paris. Autor de extensa obra no Brasil,
realiza também grande número de projectos por todo o mundo, como a sede
do Partido Comunista Francês, em Paris, 1967; a Universidade de
Constantine, na Argélia, 1968; a sede da Editora Mondadori, em Milão,
1968. Recebe, entre muitas homenagens e distinções, a Ordem de
Comendador das Artes e Letras e a Medalha de Ouro da Academia de
Arquitectura de Paris, 1982; o título de Doutor Honoris Causa da
Universidade de São Paulo, 1995; e o Prémio Leão de Ouro, na 6ª Bienal
Internacional de Arquitectura de Veneza, 1996, além do Prémio Pritzker
pelo conjunto da obra.
Oscar Niemeyer faleceu no dia 5 de Dezembro de 2012 aos 104 anos.
Via Pensador
"Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida."
"Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro."
" A vida é um sopro!"
"Amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável."
"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito."
"Quando se vê um arvoredo o importante não são as árvores mas os espaços entre elas."
"A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida."
"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein."
"A música me trazia lembranças de casa, lembranças de amigos. Além de tudo, é bom chorar: às vezes, é preciso."
"Como explicar que cruzar os braços é um problema e que a vida dura só um minuto?"
"Acredito na natureza: tudo começou não se sabe quando nem como. Eu bem que gostaria de acreditar em Deus. Mas não. Sou pessimista diante da vida e do homem."
"Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada."
"Os mais inteligentes se queixam do mundo. O mundo tem prazeres e alegrias, mas a razão de a gente estar aqui é precária. Em todo caso, ninguém quer abandonar o espetáculo."
"O homem tem de viver dentro da verdade, saber que não é importante. A disseminação dessa crença levaria o homem a uma posição mais modesta."
"Ah, como é mágico ver surgir na folha branca de papel um palácio, um museu, uma bela figura de mulher! Como as desejo e gosto de desenhá-las! Como as sinto nas curvas da minha arquitetura!"
***

***

***

***

***
DESENHOS:
*
*

*

*
***
A SEGUIR À SUA MORTE...
dezembro de 2012.
O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB):
O mundo das artes e a cultura do trabalho perderam o legendário arquiteto e comunista Oscar Niemeyer. Figura da maior grandeza, que marcou o século XX com a sua arte e ciência, mas também com as ideias pelas quais lutava com convicção.
O arquiteto comunista, com seus traços, colocou o Brasil na modernidade do mundo. Sua obra marcou a arquitetura na Europa, na África, na Ásia, no Líbano e na América. Sua genialidade se espalhou pelo Brasil em obras que refletiam as curvas, a luz e a suavidade da liberdade no traço do concreto que era erguido pelos trabalhadores, em prol dos quais lutou por toda uma vida. Ao projetar Brasília, Niemeyer afirmava que não bastava criar uma cidade, era preciso mudar o sistema que apartava os trabalhadores de sua obra.
Mas o homem, militante comunista, tinha a estatura de sua obra. Entrou para o nosso Partido em 1945, lutou contra a repressão da ditadura militar, sendo desterrado para a França. Lá militou no Partido dos fuzilados, dos que heroicamente resistiram ao nazismo, o histórico Partido Comunista Francês, sendo o construtor da sede daqueles comunistas.
Sempre esteve ao lado do progresso da humanidade. Apoiou a revolução bolchevique e o Estado operário na URSS, sempre esteve ao lado de Cuba socialista, e quando a revolução democrática e socialista venceu a opressão na Argélia, para lá foi o militante comunista brasileiro, construir universidades e prédios para atender aos interesses dos trabalhadores.
Niemeyer esteve ao lado de gigantes do século XX: foi amigo dos comunistas Fidel Castro, Pablo Neruda, Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado, Jean-Paul Sartre e José Saramago. Apoiou todas as lutas dos trabalhadores em seu tempo, militante sempre solidário, altivo e disposto a lutar pelo socialismo.
Quando o nosso Partido foi atacado pelo liquidacionismo, no IX congresso em 1991, lá estava ele, no plenário do auditório da UERJ para dizer: “Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão”.
Após a ruptura com os liquidacionistas, que viraram as costas para a história, em 1992, Oscar Niemeyer foi eleito o presidente de honra do PCB.
Sua luta, sua história, seu compromisso com o marxismo e o socialismo, assim como a sua arte e ciência marcaram indelevelmente a memória do tempo presente.
Camarada Oscar Niemeyer, presente!
***05 de Dezembro de 2012: Morre o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer
Oscar
Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, nasceu no Rio de Janeiro
a 15 de Dezembro de 1907 foi um dos mais conhecidos e representativos
arquitectos brasileiros e do mundo. Formou-se em 1934 em arquitectura
pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Nesse período,
frequenta o escritório de Lúcio Costa. Em 1936, integra a comissão
formada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e
Saúde, no Rio de Janeiro, sob a supervisão de Le Corbusier.
Entre
1940 e 1944, projecta, por encomenda do então prefeito de Belo
Horizonte, Juscelino Kubitschek, o conjunto arquitectónico da Pampulha,
que se configura num marco da sua obra. Em 1947, é convidado pela ONU a
participar da comissão de arquitectos encarregue de definir os planos da
sua futura sede em Nova Iorque. O seu projecto, associado ao de Le
Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo.
No
Rio de Janeiro, em 1955, funda a revista Módulo. Em 1956, inicia, a
convite do presidente da República, a colaboração na construção da nova
capital, cujo plano urbanístico é confiado a Lúcio Costa. Em 1958, é
nomeado arquitecto-chefe da nova capital e transfere-se para Brasília,
onde permanece até 1960.
Oscar Niemeyer faleceu no dia 5 de Dezembro de 2012 aos 104 anos.
Fontes: Wikipedia
Oscar Niemeyer (Anos 50)
Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre
e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso
sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."
Oscar Niemeyer
*
Principais obras de Niemeyer no Brasil e no Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=lpktcnQF3TE
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/05-de-dezembro-de-2012-morre-o.html?fbclid=IwAR27jHOOrwollZZT3VQhxqbuwG9xVUQS_xFwpEQp-qrZvmurE5mdETSY4lE
*** Via Pensador
"Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida."
"Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro."
" A vida é um sopro!"
"Amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável."
"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito."
"Quando se vê um arvoredo o importante não são as árvores mas os espaços entre elas."
"A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida."
"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein."
"A música me trazia lembranças de casa, lembranças de amigos. Além de tudo, é bom chorar: às vezes, é preciso."
"Como explicar que cruzar os braços é um problema e que a vida dura só um minuto?"
"Acredito na natureza: tudo começou não se sabe quando nem como. Eu bem que gostaria de acreditar em Deus. Mas não. Sou pessimista diante da vida e do homem."
"Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada."
"Os mais inteligentes se queixam do mundo. O mundo tem prazeres e alegrias, mas a razão de a gente estar aqui é precária. Em todo caso, ninguém quer abandonar o espetáculo."
"O homem tem de viver dentro da verdade, saber que não é importante. A disseminação dessa crença levaria o homem a uma posição mais modesta."
"Ah, como é mágico ver surgir na folha branca de papel um palácio, um museu, uma bela figura de mulher! Como as desejo e gosto de desenhá-las! Como as sinto nas curvas da minha arquitetura!"
***
***
***

***
-