18/01/2015

9.424.(18jan2015.12.12') Muita informação sobre o Mosteiro de Alcobaça

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http://www.mosteiroalcobaca.pt/pt/index.php?s=white&pid=168
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13mar2018...Opinião no Público
Via Ana Margarida Martinho

Os 840 anos de um eterno colosso

O Mosteiro de Alcobaça está dotado de um potencial artístico que o transforma num autêntico compêndio de História da Arte.
No presente ano de 2018, decorrem os 840 anos do início da construção da Abadia Cisterciense de Alcobaça (1178-2018); uma data digna de ser notabilizada. Afinal, trata-se de um conjunto monumental que, no contexto europeu, constitui um dos mais notáveis e bem conservados exemplos da arquitectura cisterciense de feição bernardiana. É o primeiro edifício inteiramente gótico erguido em território português, com um programa arquitectónico e artístico bem marcado pelo pensamento e espiritualidade de São Bernardo de Claraval, o grande mentor da Ordem de Cister. É também importante salientar que na magnificente igreja abacial jazem os reais protagonistas da história de amor e tragédia que corre mundo, desde o século XIV, constituindo, muitas vezes, o incentivo principal para a entrada de milhares de pessoas no monumento. Uma história eternizada pela Arte. De facto, a mestria artística e a mensagem iconográfica evidenciadas nos sarcófagos transformam os túmulos de D. Pedro e de D. Inês de Castro em prodigiosos tesouros da escultura funerária medieval, ímpares em Portugal e na Europa. Não admira, pois, que esta abadia cisterciense integre a Lista do Património da Humanidade, desde 1989.
O Mosteiro de Alcobaça, erguido por ordem de D. Afonso Henriques, teve o seu início de obra em 1178. É digno de nota que um ano depois, em 1179, o Papa Alexandre III reconhecesse a nacionalidade portuguesa através da bula Manifestis Probatum. Como bem sabemos, a doação do extenso território de Alcobaça por D. Afonso Henriques a São Bernardo e à Ordem de Cister e, bem assim, a fundação do complexo monástico constituíram passos determinantes no caminho da ratificação da independência do reino de Portugal pela Santa Sé.
A estrutura arquitectónica da Abadia de Alcobaça reflecte a compatibilidade existente entre o pensamento ascético de São Bernardo de Claraval e as particularidades estéticas de harmonia, simplicidade, despojamento e luminosidade que qualificam a construção. Por isso, quando trilhamos o interior da igreja, deparamos com um espaço grandioso nas suas proporções, apresentando, contudo, a pedra desnuda e despojada de exuberância decorativa. Ora, neste ponto reside a excepcionalidade da Abadia de Alcobaça. A chave da compreensão e explicação da arquitectura cisterciense é o conhecimento da espiritualidade bernardiana. Se a organização espácio-funcional do complexo monástico reflecte os princípios da Regra de São Bento, já o seu programa arquitectónico e artístico exprime a doutrina de São Bernardo acerca das condições necessárias para que a vida monástica facilite ao homem uma verdadeira preparação para o dia do Juízo Final. Se o Abade de Claraval propugna que a caminhada para o conhecimento de Jesus Cristo seja realizada num edifício de arquitectura simples, harmoniosa e equilibrada nas suas formas, logicamente falamos da abadia como o espaço-arquétipo dos modelos de beleza e de perfeição divinas, destinado fundamentalmente a experienciar Jerusalém Celeste. Por conseguinte, não é de estranhar que os princípios fundamentais da “novidade cisterciense” — simplicidade, pureza, humildade e caridade — sejam igualmente os cânones que regem a arquitectura das abadias da Ordem. Assim, o rigor da observância da disciplina claustral é harmonizável com a austeridade aplicada no trabalho dos blocos de pedra; a pedra cisterciense é recta, quadrada, desnuda. Com efeito, trata-se de uma estética adequada a uma vida de conversão. Arriscamos a designá-la como a Estética da Ascese.
Em suma, sempre que o belíssimo portal gótico, rasgado na fachada setecentista do Mosteiro de Alcobaça, for transposto, convém saber que iniciamos uma jornada pela mundividência da Ordem de Cister e de São Bernardo de Claraval. Não obstante o programa arquitectónico do gótico inicial funcionar como elemento agregador de todo o complexo monástico medievo, esta bela viagem permite-nos igualmente observar um conjunto de outras gramáticas construtivas e decorativas desde o românico — presente na cabeceira da igreja — ao neoclássico, passando pelo manuelino, maneirismo, barroco, neogótico e rocaille. Em bom rigor, o Mosteiro de Alcobaça está dotado de um potencial artístico que o transforma num autêntico compêndio de História da Arte. Um lugar maravilhoso, iluminado pela espiritualidade e sabedoria cistercienses, onde podemos descobrir e apreender coisas novas a cada passeio que se repete no Claustro. Por conseguinte, os 840 anos do início da construção do Mosteiro de Alcobaça são, de facto, uma data a celebrar. 
https://www.publico.pt/2018/03/13/culturaipsilon/opiniao/os-840-anos-de-um-eterno-colosso-1804658
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VERIFICAR se é correcta esta informação da RFM...
Diz 2fev1187...
A informação oficial diz que começou em 1178...
"A construção deste monumento percorreu vários séculos da nossa história testemunhando os seus períodos mais áureos. O plano arquitectónico assenta sobre as características da casa mãe Claraval e obedece à filosofia de austeridade e simplicidade defendida por São Bernardo. As obras iniciaram-se em 1178, começando pela Igreja que viria a ser a maior abacial gótica existente em Portugal. Em paralelo, constroem-se as Alas monacais.  No século XIII, edificam-se parte das dependências medievais como a Sala do Capítulo, Dormitório, Sala dos Monges e o Refeitório."
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2fev2017
Via Sofia Borges

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1250798761673669&set=a.470347533052133.1073741826.100002306717295&type=3&theater
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28mar2018
finalmente??? acessibilidades ao Mosteiro d' Alcobaça que vos abRRaça
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Presidente da Câmara de Alcobaça
ri-se numa cena de aprovação de acessibilidades a 1 museu...
Não tem mexido 1 palha para resolver os problemas das acessibilidades no nosso concelho!!
Foto de QB Consulting.
Mais uma candidatura aprovada, na área do turismo acessível.
Na presença das senhoras Secretárias de Estado para a Inclusão e do Turismo, foi ontem assinado o contrato entre o município de Mira e o Turismo de Portugal, relativamente ao projeto de adaptação e reconversão do Museu Etnográfico e Posto de Turismo.
A QB Consulting orgulha-se de ter elaborado o projeto de acessibilidade para o MEPT: Acessibilidades exteriores, interiores, sinalética e adaptação do conteúdo museológico para todos.

https://www.facebook.com/qbconsulting/photos/pcb.2020639788254104/2020632331588183/?type=3&theater
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A Linha de Apoio ao Turismo Acessível vai apoiar 11 projectos, num incentivo de 1,8 milhões de euros, cujos contratos foram assinados esta terça-feira, 27 de Março, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
“Estamos a capacitar e promover Portugal como um destino acessível para todos. Com a linha de apoio que criámos foram já apoiados, desde 2017, 69 projectos de turismo acessível em todo o país, no valor global de 8,5 milhões de euros de incentivo”, refere Ana Mendes Godinho, citada numa nota informativa do Turismo de Portugal.
Os contratos foram assinados durante uma visita da governante ao Mosteiro da Batalha e incluem a criação de percursos acessíveis e materiais de comunicação inclusiva no Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo (Tomar), Palácio Nacional de Mafra e Basílica,Mosteiro de Alcobaça e Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra).
Além destes projectos, vão também ser alvo de melhoria as acessibilidades ao Castelo de São Jorge e ao Cinema S. Jorge, em Lisboa, bem como ao Campo Arqueológico de Oliveira do Hospital e ao Museu Etnográfico e Posto de Turismo de Mira e, criada informação turística mais acessível no município de Ourém.
Na Tapada de Mafra, o projecto prevê ainda um comboio acessível que permita a visita ao recinto, enquanto os Hotéis Vila Galé pretendem melhorar as acessibilidades em três unidades, nomeadamente em Lisboa, Porto e Vilamoura, e a agência de viagens TourismForAll propõe a aquisição de um autocarro adaptado para a sua actividade.
https://www.publituris.pt/2018/03/27/linha-apoio-ao-turismo-acessivel-incentivo-18-me-11-projectos/
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http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/iniciativas/monumentos-e-museus-mais-acessiveis-com-apoio-do-programa-valorizar/
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vídeo de 12maio2017

A Abadia de Santa Maria de Alcobaça constitui o melhor, mais expressivo e belo documento, existente, de arquitectura cisterciense em toda a Europa cristã. A construção inicial, como a de todas as velhas abadias da Ordem, envolveu-se pelo tempo fora de outras construções, pelas necessidades da clausura e pelas exigências de novas preocupações estéticas.
https://www.youtube.com/watch?v=x3bL9ZQS_fk&feature=share
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2016
O ano no Mosteiro de Alcobaça comparando com os outros Monumentos
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9jan2017
via tintafresca:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=8bf998d7-af1f-4316-a79b-df6ad00ceb2d&edition=194
Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo continuam a crescer acima da média nacional
    Abadia de Alcobaça é a que menos aproveita o aumento do número de turistas em Portugal
       
    Mosteiro de Alcobaça, uma das 7 Maravilhas de Portugal 
    O número total de visitantes dos museus e monumentos nacionais aumentou 15,5% em 2016, chegando quase aos 4,68 milhões. Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 44,5%. Neste momento, os monumentos são responsáveis pela maior parte das entradas (59,9%), seguido dos museus (31,6%) e dos palácios (8,5%).

       Os turistas nacionais são os principais responsáveis pelo aumento do número de visitantes nos monumentos nacionais (19,1%, contra 14,5 dos estrangeiros), ao contrário do que sucede nos museus (14% nacionais - 22,6% estrangeiros)e nos palácios (6,3% nacionais - 9,9% estrangeiros).

       O Museu dos Coches continuou a ser o mais visitado do País em 2016, com 383 mil visitantes, um crescimento de 10,3% face ao ano anterior, seguido do Museu Nacional de Arte Antiga, com 176 mil visitantes e um crescimento de 7,2%) e do Museu Nacional do Azulejo (161 mil visitantes e um crescimento de 21%) , curiosamente todos sediados em Lisboa. Contudo, o museu com maior aumento no número de visitantes foi o Museu Nacional Soares dos Reis (81,4%) do Porto, seguido do Museu Nacional Machado de Castro (43,5%), de Coimbra, e do Museu Nacional de Arqueologia (33,7%), de Lisboa.

       Nos palácios, o mais visitado é o Palácio Nacional de Mafra (328 mil visitantes e um crescimento de 8,7%), seguido do outro palácio nacional, o da Ajuda (70 mil visitantes e crescimento de 3.4%).

       Quanto aos monumentos nacionais, o Mosteiro dos Jerónimos continua a ser o preferido dos turistas (1,1 milhões e um crescimento de 14,5%), seguido da Torre de Belém (686 mil e um crescimento de 12,8%) e do Mosteiro da Batalha (396 mil visitantes e crescimento de 20,1%). O Convento de Cristo apresenta 296 mil visitantes, correspondentes a um crescimento de 16,3%, enquanto o Mosteiro de Alcobaça regista 227 mil visitantes, correspondentes a um crescimento de 14,2 %.

       Entre os seis monumentos nacionais, o Mosteiro de Alcobaça só tem mais visitantes que o Panteão Nacional (121 mil), embora este apresente um crescimento bastante maior (19,9%), face a 2015. Se atendermos aos dados dos últimos cinco anos, o desempenho do Mosteiro de Alcobaça ainda é mais modesto, sendo o crescimento do número de visitantes (17%), neste período, menos de metade do monumento seguinte da lista, a Torre de Belém (35,3%) e ainda mais distante dos monumentos nacionais vizinhos: o Mosteiro da Batalha cresceu 38,4%, enquanto o Convento de Cristo cresceu 49,2%.

       Mário Lopes
    09-01-2017
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     8ouTUbro2015
     o Estado (PS.PSD.CDS) tem esquecido ALCOBAÇA que vos abRRaça...2 claustros ao abandono...toda a zona sul junto ao celeiro...toda esta zona do pomar...o jardim do obelisco...os fontanários...o terreno da ex-serração...é muito metro cúbico e quadrado sem vida no centro histórico, da cidade, do município...
     https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206002213467934&set=gm.888947797850353&type=3&theater
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    18jan2015
    Via
    http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4719
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    15abril2012

    UM TESOURO DE PORTUGAL – O MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

    https://tokdehistoria.com.br/2012/04/15/um-tesouro-de-portugal-o-mosteiro-de-alcobaca/
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    20ab2015
     até ao dia 31ag2015...O Mosteiro d' ALCOBAÇA tem 1 exposição da Cristina Rodrigues...
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205149724400965&set=a.2986428057981.129560.1180427211&type=1&theater
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    CRISTINA RODRIGUES APRESENTA
    "O CÉU DESCE À TERRA"

    Curadoria Paulo Longo

    NO DIA 18 DE ABRIL DE 2015 PELAS 16H00 IRÁ INAUGURAR NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA UMA MOSTRA INÉDITA DA ARTISTA CRISTINA RODRIGUES.

    INSERIDA NAS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA COMO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE (UNESCO)

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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825437920876093/?type=1&theater
    A Rainha
    The Queen

    Sala dos Reis

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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825440584209160/?type=1&theater
    A Manta
    The Blanket

    Sala do Capítulo

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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825443044208914/?type=1&theater
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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825445627541989/?type=1&theater
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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825449590874926/?type=1&theater
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    Deserto
    Desert

    Dormitório

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    https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca/photos/pcb.825451100874775/825450250874860/?type=1&theater
    Manta Amarantina
    The Blanket Amanrantina

    Dormitório


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