22/08/2018

3.425.(22aGOSTO2018.9.9') Comunidade Islâmica...Islão...Alcorão...Profeta Muhammad...Monte Arafat...Peregrinação a Meca...Hajj...

***
História do Islamismo
 https://www.youtube.com/watch?v=9K8Pe_swa7Y
*
as diferenças com o Cristianismo
 https://www.youtube.com/watch?v=Lqy3lmCjlu8
*
7 curiosidades
 https://www.youtube.com/watch?v=s-I2qWYLjtA
***
O que é o Islão...Alcorão
A palavra Islão deriva da raiz árabe “Saláma” que significa paz, pureza, submissão e obediência. No sentido religioso significa submissão voluntária à Vontade de Deus e Obediência à Sua Lei, que foi revelada ao Profeta Muhammad, abençoado seja o seu nome, último dos Mensageiros de Allah (Deus), há cerca de 1438 anos, através do Alcorão, Livro Sagrado do Islão.

Alcorão é o livro Sagrado revelado por Deus ao Profeta Muhammad, através do Anjo Gibrail, Gabriel, por um período de 23 anos em Meca e em Medina.

É composto por 30 Juz (Partes), 114 Suratas (Capítulos), 6342 versículos.
Alcorão – O Livro Sagrado

Alcorão é o livro sagrado do Islão. É a palavra de Deus revelada ao profeta Muhammad (assn) ao longo de um período de vinte e dois anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar, Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

O Alcorão é a suprema Lei do Islão. Todo o ser que crê no Alcorão como livro Divino, considera-se um ser crente, pois é a mensagem de Deus para toda a humanidade. É o verbo divino revelado ao selo dos profetas e o último dos apóstolos, Muhammad (Maomé), por intermédio do fiel arcanjo Gabriel.

Começou a ser revelado no ano 610 DC, no dia 17 do mês de Ramadão, quando o Profeta já tinha completado 40 anos de idade. Durante um dos seus retiros na gruta de Hira, onde ia constantemente para meditações, penitências e adoração a Deus, surgiu o arcanjo Gabriel que descendo do Céu lhe disse: Lê, recita oh Muhammad! ao que o Profeta, que era iletrado, respondeu: eu não sei ler. O arcanjo Gabriel insistiu por mais duas vezes, ordenando então que dissesse:”Lê em nome do teu Senhor que criou” “Criou o homem de um coágulo” “Lê que o teu Senhor é o magnânimo” “Que ensinou com o cálamo” “Ensinou ao homem o que não sabia”.

O Alcorão está organizado em 114 capítulos, denominados suras divididas em livros, secções, partes e versículos. Considera-se que 92 capítulos foram revelados ao Profeta Maomé em Meca, e 22 em Medina. Os capítulos estão dispostos aproximadamente de acordo com o seu tamanho e não de acordo com a ordem cronológica da revelação. Cada sura pode por sua vez ser subdividida em versículos (ayat). O número de versículos é de 6342.

Os capítulos são tradicionalmente identificados mais pelos nomes do que pelos números.

O Alcorão não foi estruturado como um livro durante parte da vida de Maomé. À medida que o Profeta recebia as revelações, ele solicitava a jovens letrados que integravam a sua comitiva que transcrevessem os textos.

O texto foi preservado em materiais dispersos tão variados como folhas de tamareira, pedaços de pergaminho, omoplatas de camelos, pedras e também na memória dos primeiros seguidores. Durante as noites do Ramadão, o Profeta Muhammad (Maomé) recapitulava as revelações, numa conferência onde estavam presentes os logógrafos (escritores profissionais) e os hafiz, ou seja, pessoas que conheciam passagens de memória. Após a morte de Maomé em 632 iniciou-se o processo de recolhimento dos vários extractos.

 É um dos livros mais lidos e publicados no mundo. 

Leia o Alcorão Sagrado

 http://www.comunidadeislamica.pt/pt/religiao-e-culto-2/o-que-e-o-islao
***
kabe hac 4O último pilar do Islão e uma das mais notáveis instituições é a “Hajj” ou a Peregrinação a Meca (Cidade natal do Profeta Muhammad), que tem lugar no último mês do calendário islâmico, Dul – Hijjah.

Esta peregrinação é obrigatória pelo menos uma vez na vida, para qualquer muçulmano, homem ou mulher, que for mental, financeira e fisicamente apto. O peregrino tem de ter possibilidades financeiras para cobrir os gastos pessoais e familiares, pagar as suas dívidas ou pelos menos aprovisionar as mesmas, até a peregrinação acabar.

Não é permitido ao crente contrair uma dívida para poder cumprir com este preceito, pondo em risco a sobrevivência da família.

A peregrinação a Meca tem, entre outras, as seguintes características:

  1. É a mais ampla convenção anual de Fé, em que os muçulmanos de diferentes origens se encontram e se conhecem, convivendo entre si. É também a maior manifestação de pazespiritual com carácter regular que a história da humanidade jamais conheceu. Durante a Peregrinação o tema predominante é a paz, e a oração; paz com Deus e com a própria alma, paz com os outros semelhantes. É estritamente proibido perturbar a pazmina da eytan talayan haclar dequalquer pessoa ou criatura, seja de que maneira for. A título informativo, esta peregrinação tem a participação de cerca de quatro milhões de pessoas.
  2. É uma demonstração integral da universalidade do Islão e da fraternidade e igualdade entre os muçulmanos. Em resposta à chamada de Deus, os muçulmanos de todas as esferas da vida, de todas as classes e profissões, vindas de todas as partes do mundo, reúnem-se em Meca. Vestem-se todos da mesma forma e com a mesma simplicidade. Não há realeza, mas sim devoção de todos a Deus. Não há aristocracia, mas humildade. O traje utilizado éo “ihram”, que é composto de dois panos brancos que caem pela frente e pelas costa no caso dos homens, ficando com a cabeça a descoberto e no caso das mulheres o “ihram” é composto por uma ampla capa e véu.
  3. É uma confirmação da dedicação dos muçulmanos a Deus e a sua disposição de abandonar os interesses materiais ao serviço d’Ele.
  4. Familiariza os peregrinos com a ambiente espiritual e histórico do Profeta Muhammad.
  5. Comemora os rituais divinos seguidos por Abraão e Ismael (Ibrahim e Ismail), que são conhecidos como os primeiros peregrinos à primeira casa consagrada a Deus nesta terra, a Caba em Meca.
  6. É uma lembrança da Grande Assembleia do Dia do Juízo Final, em que todos comparecerão perante Deus, em pé de igualdade à espera do seu Destino Final, sem poderem pretender nenhuma superioridade de raça ou de linhagem.
http://www.comunidadeislamica.pt/pt/religiao-e-culto/os-pilares-do-islao/peregrinacao-a-meca-hajj
***

O que é Meca:

Meca é a cidade mais sagrada dos muçulmanos. É onde nasceu o profeta Maomé e em que se encontra a Caaba, cubo que guarda a pedra negra que Deus teria enviado a Adão para a remissão dos pecados.
Meca fica na Arábia Saudita, no Oriente Médio, e distante cerca de 80 km do litoral do Mar Vermelho. Em relação ao Brasil, no mapa Meca fica direcionada para a direção leste.
O termo meca é também utilizado como referência de lugar importante para determinado grupo que não religioso. Por exemplo: "Paris é a meca da Moda".
Meca é o nome dado ao peixe da espécie Xiphias Gladius, também conhecido popularmente como Espadarte.
A nomenclatura mecA é relacionada a um gene encontrado nas células bacterianas que as tornam resistentes à antibióticos como a penicilina.
Meca é igualmente o nome de um festival de música no Brasil, que ocorre anualmente.

Significado de Meca para o Islamismo

Meca em árabe é Makka al-Mukarrama e significa Meca, a Honrada. As outras cidades sagradas do islamismo são Medina, também na Arábia Saudita, e Jerusalém.
É na direção de Meca que os islâmicos devem se posicionar em suas cinco preces diárias. E todas as mesquitas, os templos muçulmanos, estão virados para Meca.
A direção para onde se deve orar é chamada de Qibla, que aponta para onde fica a Caaba em Meca. As coordenadas exatas são 21°25′21.15″N de latitude e 39°49′34.1″E de longitude. Para os muçulmanos, Meca e a Caaba formam um ponto focal para onde são direcionadas as orações, e não objetos ou lugares a serem adorados. 
A Caaba, a casa sagrada de Deus, fica no centro da Mesquita Sagrada de al-Mashid. É um cubo de 15 metros de altura, coberto por um tecido preto bordado em dourado chamado de kiswah. Cravada em uma de suas paredes está a pedra negra, chamada em árabe de Hajar-el-Aswad
A pedra teria sido de Adão e Eva, enviada do céu por Deus como uma forma do casal redimir seus pecados. Ela era originalmente branca, mas escureceu devido aos pecados dos filhos de Adão, de acordo com o Alcorão. 
Não há concordância quanto à construção da Caaba, mas alega-se a Abraão a sua reconstrução e o recebimento da pedra pelo Anjo Gabriel. 
A pedra negra não pode ser fotografada, mas está exposta e é permitido que se toque nela, sendo o ponto alto do ritual de peregrinação.
Hajj é o nome da peregrinação à Meca, e deve ser feita por todo muçulmano que tiver condições financeiras e de saúde, pelo menos uma vez na vida.
Enquanto destino turístico, Meca tem como pontos de interesse a mesquita Masjid al-Haram, que é onde está situada a Caaba, a montanha Jabal al-Nour, o Monte Arafat, e o complexo Abraj Al Bait, conhecido como a torre do relógio. Mas apenas seguidores do Islamismo podem entrar na cidade sagrada.
Saiba mais sobre o Islamismo.
 https://www.significados.com.br/meca/
***

Entenda o https://istoe.com.br/peregrinacao-a-meca-chega-ao-ponto-culminante-no-monte-arafat/significado da peregrinação a Meca

 https://www.youtube.com/watch?v=cVuZZ1CtTDA
***
Dentro da Caaba...Há uma pedra preta...
Não é um cubo...13 m de altura
e 11m de largura
https://arquivoufo.com.br/2017/06/15/pedra-preta-de-caaba-uma-pedra-sagrada-do-espaco-exterior/
*
Pedra Preta é um meteorito?

Fragmentos de Meteoro? Pedaços de Nave Espacial? Ou apenas bobagens de pessoas iludidas?

Em Meca, no que eles chamam de Caaba, que é essa caixa quadrada no meio da mesquita de Al Masjid Al-Haram, é idolatrada uma pedra preta que ao que tudo indica deve se tratar de um pedaço de meteoro, ou.. quem sabe né? Pedaço de nave espacial alienígena? A historia dessa pedra preta, segundo os muçulmanos, é um objeto sagrado enviado por Allah a Mohamed como prova da aliança final entre o único Deus e seu profeta... essa historia é bem mitológica, e não há prova alguma que ateste as afirmações, veja abaixo o mito da Pedra Preta, como é contada aos Islâmicos.
Mito da Pedra Preta da Caaba

Na península da Arábia, a 64 km do Mar Vermelho, vamos encontrar a cidade de Meca, terra natal do profeta Maomé, onde está localizada a Caaba. A palavra Caaba significa 'construção quadrada'. A estrutura tem 12 m de comprimento, 10 m de largura e 15 m de altura, está sobre uma plataforma e coberta por uma colcha de brocado preto, bordada a ouro com versos do Corão sagrado. A construção, feita de pedra cinzenta e mármore, está orientada de tal forma que os quatro cantos correspondem aos pontos cardeais da bússola. A iluminação dentro da Caaba é feita por candeeiros suspensos de prata e ouro, que criam um ambiente sagrado para a Pedra Negra. As origens da Pedra mantêm-se obscuras pelo misto de lenda e de santidade que lhe foi conferida por Maomé. Ela tem forma oval com aproximadamente 18 cm de diâmetro, foi quebrada no século VII, e hoje sua forma está restaurada graças a uma montagem de prata. Os peregrinos devem contornar e beijar sete vezes, antes de completarem a peregrinação a Meca. Os geólogos acreditam que a sua origem é meteórica, mas de acordo com a tradição ela veio do Céu, caiu no Jardim do Paraíso e foi oferecida a Adão depois de Deus o ter expulso do Paraíso para absolver os seus pecados. A lenda conta que a pedra era inicialmente branca, tendo-se tornado preta por ter vindo a acumular os pecados dos homens. Segundo a tradição, a Pedra foi dada a Abraão pelo anjo Gabriel... Aproximadamente no segundo milênio antes de Cristo, Abraão deixou sua família na cidade de Ur, na Mesopotâmia, e foi viver na Palestina. Como sua idosa esposa parecia ser estéril, a pedido dela, Abraão casou-se com uma escrava chamada Agar, que lhe deu um filho, Ismael. 

Alguns anos depois Sara deu à luz um filho, Isaac. Como esse nascimento causou discórdia entre as duas mulheres, Abraão levou Agar e Ismael para o vale de Meca, uma região desértica, deixando-os com provisões, e voltou para Sara. Já quase sem água, Ismael arrastou o calcanhar na areia e viu brotar uma fonte de águas limpas e frescas. A fonte tornou-se o poço Zem-Zem. Quando Abraão foi visitar Agar, resolveu junto com Ismael, construir próximo ao poço, um santuário, com a Pedra Negra incrustada em sua parede. A água atraiu viajantes que levavam mercadorias do sul da Arábia para os bazares da Síria e Babilônia, fazendo o comércio prosperar; e a Caaba trouxe multidões de crentes que vinham a Meca fazer suas preces. Com o passar dos anos esse local, hoje a Caaba, se tornou o lugar mais sagrado do Islamismo. Muitas histórias atestam o poder 'mágico' da Pedra Negra. Numa delas o guerreiro Abaha jurara destruir a Caaba pagã. Mas quando chegou com o seu exército às portas de Meca, o elefante que o transportava pôs-se de joelhos e recusou-se a transportá-lo para o interior da cidade. A seguir a isto, bandos de pássaros arremessaram pedras contra as suas tropas com implacável certeza, o que levou o guerreiro e seus soldados a desistirem do ataque.



                    Mais Imagens                    





Fonte Bibliográfica:


- Atlas do Extraordinário - Lugares Misteriosos

- História em Revista - A Marcha do Islã

Fontes:







Tags: mecca,caaba, Kaaba ,Ka'bah,Kabah, Meca, مكة, Makka,مكة المكرمة,Makka,Makka al-Mukarrama,Meca a Honrada,alcorão,islã,islamismo,religião,anjo,gabriel,
https://www.seteantigosheptá.com/2013/05/meca-e-o-misterio-da-pedra-preta-full.html
*

Meca e o Mistério da Pedra Preta

 https://www.youtube.com/watch?v=dqNzC5TlRhc
***
Oração em Meca
 https://www.youtube.com/watch?v=yePjvjrLNMQ
***
Monte Arafat (a 19km de Meca)
Há 14 séculos
o profeta Muhammad
fez o seu último discurso
  https://www.youtube.com/watch?v=k-vD8imTmTo
*
 Peregrinos muçulmanos no Monte Arafat, Arábia Saudita, em 20 de agosto de 2018 - AFP
Peregrinação a Meca chega a ponto culminante no Monte Arafat
 https://istoe.com.br/peregrinacao-a-meca-chega-ao-ponto-culminante-no-monte-arafat/
*
 Os muçulmanos acreditam que a oração no Monte Arafat ajuda a apagar os pecados do passado e a começar uma nova vida. 
 http://ultimasnoticiasdehoje.com.br/o-dia-da-orgacao-no-monte-arafat/
***