e morreu a 6mAIo1952...Holanda
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"A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação."
"A tarefa do professor é preparar motivações para actividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir."
"Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer."
"A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível."
"A imaginação não se torna grande, até que os seres humanos, se tiverem a coragem e a força, a usem para criar."
"A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade."
https://www.pensador.com/frases_de_maria_montessori/
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31 de Agosto de 1870: Nasce a Pedagoga e médica italiana Maria Montessori
Pedagoga
e médica italiana,
Maria Montessori nasceu a 31 de agosto de 1870,
em Chiaravalle, perto
de Ancona.
Filha única de um
militar italiano, Maria
Montessori recebeu um
educação muito severa
durante a infância
e quando tinha
cinco anos foi
viver para Roma, onde
iniciou os seus
estudos. Dada a
sua vocação para
matemáticas, Maria Montessori entrou com dezasseis anos para a
escola técnica com
a intenção de
seguir engenharia. Contudo, mudou rapidamente de ideias e decidiu
que queria ser
médica, uma opção
inédita que a
família não aceitou.
Para além de
ter de enfrentar
a oposição dos
seus pais, Montessori
teve ainda que
lutar contra os
preconceitos da época
que não admitiam
que uma mulher
pudesse seguir esta
carreira. No entanto,
apesar das diversas
contrariedades, Maria acabou por entrar para
a escola médica
e em 1896,
com 26 anos,
cometeu a proeza
de ter sido
a primeira mulher
italiana a licenciar-se
em Medicina.Terminado
o curso, começou
por trabalhar na
área da Psiquiatria
e muito concretamente
junto de crianças
com problemas de
atraso de desenvolvimento, recusando-se a aceitar que estas crianças não pudessem aprender. Posteriormente iniciou
a sua carreira
de docente, tendo
passado por várias
instituições e ocupado
diversos cargos. Entre
outros, foi regente
da cadeira de
higiene no Colégio
das Mulheres de
Roma e professora
de Antropologia na
Universidade de Roma,
cargo que ocupou
durante 4 anos,
desde 1904 até
1908.
Maria Montessori não
concordava com o
ensino da época,
muito baseado na
memorização e na
disciplina, aspetos que
coartavam a criatividade das crianças.
Montessori defendia que
os métodos que
se utilizavam não
eram adequados para
a aprendizagem e
que as escolas
eram monótonas e
pouco apelativas. Deste
modo, partindo das
ideias de autores
como Itard e
Froebel, mas sobretudo
de Edouard Seguin,
um médico francês
que tinha criado
e desenvolvido um
sistema de educação
para crianças deficientes, Montessori desenvolveu
um método pedagógico
junto de crianças
mentalmente diminuídas e generalizou a todas as crianças saudáveis.
Este
método baseava-se em
princípios como a
auto-atividade, a
espontaneidade e criatividade, e ajudava o
desenvolvimento mental da criança, fomentando as condições necessárias
para que as
crianças pudessem ter
total liberdade de
expressão. Montessori
sustentava que a
criança, ao contrário
do adulto, encontra-se
continuamente em crescimento e mutação e
que por esse
motivo era fundamental
que o educador
conhecesse os períodos
sensíveis do desenvolvimento da criança para
que a pudesse
ajudar. Por outro
lado, defendia ainda
que as crianças
deveriam trabalhar
individualmente de acordo com o seu
próprio ritmo e
utilizando os métodos
de acordo com
as suas
necessidades.
Os
métodos empregues por
Maria Montessori tiveram um enorme sucesso e rapidamente começaram a aparecer por
toda a Itália
escolas que os
adotavam. A primeira
"Casa dei Bambini"
("Casa de Crianças")
foi inaugurada em
1907, em Roma,
no bairro de
San Lorenzo.
Em
1934, Maria Montessori
saiu da Itália
para fugir do
fascismo e
após o fim
da Segunda
Guerra Mundial,
depois de ter
vivido em Espanha e na
Índia, foi viver para a
Holanda,
onde prosseguiu os
seus trabalhos até
morrer a 6 de maio de 1952.Obras principais de Montessori:
1904,
Sui caratteri
antropometrici in relazione alle gerarchie
intellettuali dei fanciulli nelle scuole
1904,
Influenza delle
condizioni di famiglia
sul livello intelletuale degli scolari
1907,
La Casa
dei bambini dell?Istituto dei beni stabili
1909,
Il metodo
della pedagogia scientifica
(O
método Montessori)
1910,
Antropologia pedagogica
1911,
La Moralé
sessuale dell? educazione tra madre e
figlio
1916,
L? autoeducazione
nelle scuole elementari
1935,
Manual della
pedagogia scientifica
Maria Montessori.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2012.
Blogue Estórias da História
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