*
Golfo do Alaska...Não se misturam as águas do Atlântico
com as do Pacífico
densidade das águas
temperatura
https://www.youtube.com/watch?v=jcwXdI4aaSI
**
lixeira plástica
https://www.youtube.com/watch?v=ig39btuTpfU
*
https://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY
***
25 de Setembro de 1513 : O explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa "descobre" o Oceano Pacífico
Vasco
Núñez de Balboa foi um explorador e fidalgo espanhol. Nasceu em Jerez
de los Caballeros, em Badajoz em 1475 e faleceu em Acla, no Panamá, a
21 de Janeiro de 1519. Orientado por Rodrigo de Bastidas numa das suas
viagens às Américas tornou-se célebre por ser considerado o descobridor
do Pacífico.
Balboa
pertencia a uma família nobre empobrecida, e quando tinha 26
anos alistou-se na expedição de Rodrigo de Bastidas para a América,
cruzando a costa da Colómbia moderna.
Em
1511, Nuñez de Balboa obteve o cargo de governador no Novo Mundo.
Movido pelo propósito de descobrir o mar de que falavam os indígenas,
aventurou-se continente adentro, num périplo de mais de 30 dias que
culminou numa das maiores façanhas da história das conquistas espanholas
na América, o descobrimento do Mar do Sul, nome que deram ao actual
Oceano Pacífico. Foi a 25 de Setembro de 1513 que Vasco Núñez de Balboa
"descobriu" o Oceano Pacífico. Reza a lenda que terá subido a um monte
indicado pelos índios apenas na companhia do seu cão
Leoncito, tornando-se no primeiro europeu a avistar o maior Oceano da
Terra. Depois de tomar posse do mar em nome da Espanha, Balboa e os seus
homens retornaram a Darien em Janeiro de 1514.
wikipedia (Imagens)
Balboa reivindicando a posse do Mar do Sul
Viagem de Balboa em 1513
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/09/25-de-setembro-de-1513-o-explorador.html***