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20 de Fevereiro de 1816: Estreia a ópera “Barbeiro de Sevilha”, de Rossini
No dia 20 de Fevereiro de 1816, estreia a ópera O Barbeiro de Sevilha,
de Gioacchino Rossini, no Teatro di Torre Argentina, em Roma. Inspirada
na peça teatral do dramaturgo francês Pierre de Beaumarchais, a obra
ficou marcada na história musical como o grande sucesso de Rossini. O
compositor, pelo conjunto da obra - é considerado o renovador da arte
lírica italiana.
Rossini viveu grande parte da vida em Paris e era também um conhecido gourmand (apreciador de gastronomia). OTournedos Rossini é
um famoso prato imaginado por ele. Conta a anedota que ele pediu ao
chef do Café Anglais, um grande restaurante parisiense, um prato à base
de carne bovina, trufas e foie gras. Foi então que o chef resolveu empilhar uma torrada de pão, um tournedos (filé de vaca), o foie gras e
cobrir tudo isso com um molho à base de vinho madeira e trufas.
Todavia, Rossini não foi apenas amante da gula: foi ainda um talentoso gourmet(criador de pratos).
Em
1809 o magnata Domenico Barbaia assumiu a direcção do Teatro São
Carlos, de Nápoles, sendo o principal responsável pelo prestígio
conseguido pela sala de espetáculos, que se tornaria uma das mais
reputadas em toda a Europa. O teatro sempre tivera programação de
carácter conservador. A vinda de Rossini, então com 24 anos, trazido por
Barbaia em 1815, seria uma lufada de ar fresco.
Entre
1815 e 1822, Rossini escreveu 18 óperas, sendo metade para o teatro
napolitano. Entre outras, conta-se o maior sucesso do compositor: O Barbeiro de Sevilha.
Diz-se
que Rossini escreveu a ópera para pagar uma dívida e que o contrato foi
assinado somente dois meses antes da sua estreia.
A ária mais famosa da ópera é o Largo al factotum,
cantada pelo protagonista, Fígaro (barítono), logo no 1º ato. A um
certo ponto, ele começa a repetir seu próprio nome de forma rápida e
exaustivamente ("Fígaro, Fígaro, Fígaro…").
A ópera de Rossini segue a primeira das peças da "trilogia de Fígaro", de Beaumarchais, enquanto Mozart, em As Bodas de Fígaro,
composta 30 anos antes, baseara-se na segunda parte. A versão original
de Beaumarchais foi encenada pela primeira vez em Paris no ano de 1775,
na Comédia Francesa, no Palácio das Tulherias.
Rossini era célebre pelo seu ritmo rápido de composição, e toda a música do Barbeiro de Sevilha foi
concluída em menos de três semanas. A estreia da obra foi um fracasso
retumbante: a plateia vaiou e gracejou durante todo o espetáculo, e
diversos incidentes prejudiciais ocorreram no palco: um gato saltou em
cena durante uma ária suave; uma corda de viola arrebentou durante a
execução; e um cantor deu um passo em falso e caiu. Entre gargalhadas,
gritos e assobios, Rossini retirou-se do teatro.
Mais
tarde, diria: "Diante da atitude do público instigado, tive de fugir.
Parecia que queriam assassinar-me". Partidários de rivais de Rossini,
infiltrados na plateia – o que era comum na época - incitaram muitas
destas manifestações. Já a segunda performance teve um destino muito
diferente e fez com que a obra se tornasse um grande sucesso.
Uma
outra ópera baseada na mesma peça já havia sido composta por Giovanni
Paisiello, e uma terceira foi composta em 1796, por Nicolas Isouard.
Embora a obra de Paisiello tenha feito sucesso por algum tempo, a versão
de Rossini é a única a perdurar no repertório de óperas.
Fontes Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Gioachino Rossini
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http://uniralcobaca.blogspot.com/2019/02/819020fever201999-gioacchino-rossini.html
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https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/02/20-de-fevereiro-de-1816-estreia-opera.html?fbclid=IwAR2E4XlsDctFaYY2SYWvu9WTQstpIC4HhGRIZhz0FrGxPipE9egk-Rta4pQ
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