Nasceu ...Vestefália...(Sacro Império Romano Germânico)...
e morre a 30mAIo1640...Antuérpia
***
postei durante vários anos:
30mAIo1640...morre o pintor Rubens
1 vivaaaaaaaaa à sua obra
https://www.youtube.com/watch?v=fU_KkO4DN9s
***
„Não tenho tempo nem para viver nem para escrever. Portanto, estou enganando minha arte roubando algumas horas da noite para escrever esta resposta inadequada e negligente às suas cartas corteses e elegantes. ”
" - Ouvi dizer que você encontrou o segredo da gravura em cobre sobre fundo branco, como fez Elsheimer. Para morder a placa com ácido, ele cobriu o cobre com uma pasta branca. Ele então desenhou com o ponto até o metal, que é de cor avermelhada, e parecia que ele estava desenhando com giz de cera vermelho em papel branco. Não me lembro da composição desta pasta de escrita, embora ele tenha comunicado isso para mim."
„Não devo basear [a pintura mural“ Madonna della Vallicella ”Rubens pintada c. 1607] sobre a estimativa de Roma, mas deixá-lo a critério de Sua Alteza [o Duque de Mântua] .... embora as figuras [mas retirá-lo para a luz na igreja era a forte lá] são santos, eles não têm atributos especiais ou insígnias que não poderiam ser aplicadas a quaisquer outros santos de posição similar. ”
„Ainda não me decidi a permanecer no meu próprio país, Flandres, nem a regressar eternamente a Roma [recebi] um convite sobre os termos mais favoráveis…. faça todos os esforços para me manter com todo tipo de elogio. O Arquiduque e a Infanta Mais Serena mandaram cartas escritas pedindo que eu permanecesse em serviço. As ofertas são muito generosas, mas tenho pouco desejo de me tornar um cortesão novamente ”.
„[No alto mar] os ingleses estão aumentando sua insolência e barbaridade. Eles cortaram em pedaços o capitão de um navio vindo da Espanha e jogaram toda a tripulação no mar por se terem defendido valentemente. ”
Numa carta a Pierre Dupuy, em 7 de junho de 1627; citado por Simon Schrama, aos olhos de Rembrandt, Alfred A. Knopf - Borzoi Books, Nova York, 1999, p. 244
tamos exaustos [em Antuérpia] e sofremos tanto que esta guerra parece sem propósito ... [e que parecia] estranho que a Espanha, que fornece tão pouco para as necessidades deste país ... tenha uma abundância de meios para travar uma guerra ofensiva em outro lugar. ”
- Peter Paul Rubens Em uma carta para Pierre Dupuy, setembro / outubro de 1627; citado por Simon Schrama, aos olhos de Rembrandt, Alfred A. Knopf - Borzoi Books, Nova York, 1999, p. 248
„[Não fui eu aqui detido por idade e pela gota que me torna inútil, eu deveria ir lá para gozar com meus próprios olhos e admirar a perfeição de tais obras dignas ... [Eu rezo] contemplar todas as maravilhas da sua mão ... antes de fechar os olhos para sempre. "
- Peter Paul Rubens Em uma carta a François Duquesnoy, 1639-1640; como citado em Rembrandts Eyes, por: Simon Schrama, Alfred A. Knopf, Borzoi Books, Nova York 1999, p. 180 O escultor François Duquesnoy, em seguida, o desenho vivo realçado em Roma, enviara-lhe modelos de obras feitas para um monumento tumular, o Castelo de Windsor, e Rubens elogiou-os com sua generosidade expansiva habitual. Rubens tinha começado a se resignar ao seu fim, mas poderia escrever ainda algumas cartas
"Eu ainda não estava inclinado a viver a vida de um celibatário ... Eu tomei uma jovem esposa de família honesta, mas de classe média, embora todos tentassem me persuadir a fazer um casamento na corte. Mas eu temia o orgulho, aquele vício inerente da nobreza, particularmente naquele sexo, e é por isso que escolhi alguém que não corasse para me ver pegar meus pincéis nas mãos. E para dizer a verdade, teria sido difícil para mim trocar o inestimável tesouro de liberdade pelos abraços de uma velha."
- Peter Paul Rubens Em uma carta para seu amigo Peiresc, c. 1635; como citado em Rubens e o Círculo Romano, Huemer, p. 44 sua segunda esposa foi Helena Fourment, filha de um comerciante de seda, Daniel Fourment; quando Rubens se casou com ela em 1630 ela era apenas
„[Eu] decidi forçar-me a cortar este nó dourado de ambição [para retratar a nobreza por mais tempo] a fim de recuperar minha liberdade. Percebendo que uma aposentadoria desse tipo deve ser feita enquanto a pessoa está subindo e não caindo; que se deve deixar a Fortuna enquanto ela ainda é favorável ... Eu aproveitei a ocasião de uma curta e secreta viagem para me lançar aos pés de Sua Alteza e implorar, como única recompensa por tantos esforços, a isenção de tais atribuições [diplomáticas] e permissão para servi-la em minha própria casa. Esse favor que obtive com mais dificuldade do que qualquer outro que ela já me concedeu ... Agora pela graça de Deus ... Estou levando uma vida tranquila com minha esposa e filhos e não tenho pretensões no mundo do que viver em paz ”.
- Peter Paul Rubens Cite em uma carta para seu amigo Peiresc, 18 de dezembro de 1634; como citado por Simon Schrama, aos olhos de Rembrandt, Alfred A. Knopf - Borzoi Books, Nova York, 1999, p. 402
"A luz cai tão desfavoravelmente sobre o altar que dificilmente se pode discernir as figuras ou apreciar a beleza da cor e a delicadeza das cabeças e cortinas que eu executei com grande cuidado da natureza e completamente com sucesso de acordo com o julgamento de todos. Portanto, vendo que todo o mérito no trabalho é jogado fora e como não posso obter a honra devido aos meus esforços, a menos que os resultados possam ser vistos, não creio que o desvelarei. ”
- Peter Paul Rubens Citação de Rubens, em seu trabalho. carta ao Conde Annibale Chieppio (ministro do Duque de Mântua), 2 de fevereiro de 1608; como citado em Rembrandts Eyes ', por: Simon Schrama, Alfred A. Knopf, Borzoi Books, Nova York 1999, p. 130 (LPPR, 42) Rubens relata nesta citação sobre as overdoses de luz, caindo sobre seu altar-pintura recém-feito "Virgem e Criança Adorada pelos Anjos", (Roma, Santa Maria, Vallicella), 1607, que está desvanecendo as cores para o espectador.
"Perto ... são monstros personificando Peste e Fome, os parceiros inseparáveis da Guerra. No chão, virando as costas, encontra-se uma mulher com um alaúde quebrado representando a Harmonia ... Aqui também é uma mãe com um filho nos braços, indicando que a fecundidade, a procriação e a caridade são frustradas pela Guerra, que corrompe e destrói. tudo."
- Peter Paul Rubens Rubens está descrevendo sua pintura“ Os Horrores da Guerra ”https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Rubens_-_The_Consequences_of_War.jpg 1637 Em uma carta a Justus Sustermans, c . 1637 (agente de Rubens na corte de Medici, em Florença); como citado em Rembrandts Eyes, por: Simon Schrama, Alfred A. Knopf, Borzoi Books, Nova York 1999, p. 180 Simon Schrama descreve: Os céus azuis na pintura são sufocados pela escuridão esfumaçada ... apesar de apoio da equipe usual de putti e seus encantos espetacularmente opulentos, Vênus está perdendo a batalha pelas atenções de Marte ao Fury Alecto
„[Aquelas pinturas que são] feitas inteiramente pela minha mão… [aquelas] feitas pela mão de um mestre hábil naquele departamento… mas esta não sendo terminada, seria inteiramente retocada pela minha própria mão e por este meio passaria como original; feito por um de meus alunos, mas o todo retocado pela minha mão. ”
- Peter Paul Rubens Em uma carta de 28 de abril de 1618, ao colecionador Sir Dudley Carleton; transl. do italiano, R. Saunders Magurn, As cartas de Peter Paul Rubens, Cambridge Mass., 1955, p.60-61 Rubens está indicando nesta carta para um bom cliente o nível de seu envolvimento pessoal em várias pinturas que foram oferecidas então para venda. Rubens está especificando seu envolvimento em vários graus, em relação à atribuição por alunos ou por outros artistas - como sua cooperação em muitas pinturas com Breughel, por exemplo.
"Eu sou por natureza e inclinação um homem pacífico, o inimigo jurado para disputas, acções judiciais e querelas públicas e privadas."
Numa carta ao seu amigo Peiresc, maio de 1635, como citado em 'La casa di Pietro Paolo Rubens a Roma ', L'Opinione 245, 6 de setembro de 1887
„[those paintings that
are] done entirely by my hand.... [those, ]done by the hand of a master
skillfull in that department.... but this one not being finished, would
be entirely retouched by my own hand, and by this means would pass as
original; done by one of my pupils, but the whole retouched by my hand.“
— Peter Paul Rubens
In a letter of 28 April, 1618, to the collector Sir Dudley Carleton;
transl. from Italian, R. Saunders Magurn, The letters of Peter Paul
Rubens, Cambridge Mass., 1955, p.60-61 Rubens is indicating in this
letter to a good client the level of his personal involvement in several
paintings which were offered then for sale. Rubens is specifying his
involvement in a variety of degrees, in relation to the attribution by
pupils or by other fellow-artists - like his cooperation in many
paintings with Breughel, for instance
Fuente: https://citas.in/autores/peter-paul-rubens/
https://citas.in/autores/peter-paul-rubens/Fuente: https://citas.in/autores/peter-paul-rubens/
***
30 de Maio de 1640: Morre o pintor holandês Peter Paul Rubens
No
dia 30 de maio de 1640, morre em Antuérpia o célebre pintor barroco
holandês Peter Paul Rubens. Multifacetado, produziu obras consideráveis
em diversos géneros. Aceitou pintar um bom número de retratos, porém de
instinto mais inclinado aos grandes trabalhos do que às pequenas
curiosidades, realizou enormes projectos religiosos, pinturas
mitológicas e importantes séries de imagens históricas.
Pela
sua erudição, era apreciado por diversas personalidades do seu tempo.
Além do flamengo, falava francês, alemão, italiano, espanhol e latim.
Chegou a compor uma importante missão diplomática e ostentou um estatuto
inigualável junto aos seus contemporâneos.
Peter
Paul Rubens nasceu na Vestfália, no Sacro Império Romano Germânico. O
seu pai, Jan Rubens, era um próspero advogado protestante, que foi
obrigado a deixar Antuérpia com a sua família devido a perseguições
religiosas. Em 1589, dois anos após a morte do pai, Rubens e a sua mãe
retornam a Antuérpia, onde se baptizou como católico.
Entre
1589 e 1598, seria aluno de alguns dos mais eminentes pintores de sua
época, como Adam van Noort e Otto van Veen. Seguindo conselhos dos seus
mestres, parte para a Itália e lá permanece de 1600 a 1608 para estudar
as obras da Renascença.
Foi
pintor oficial da corte de Alberto e Isabel, regentes dos Países Baixos
espanhóis, entre 1609 e 1621. Para recompensar os seus esforços na
negociação de um tratado de paz entre Espanha e Inglaterra, o rei Carlos
I outorgou-lhe o título de cavaleiro.
A
maior das suas encomendas foi feita por Felipe IV da Espanha, que pediu
60 telas para o seu pavilhão de caça, a Torre de La Parada. O conjunto
seria conhecido como As Metamorfoses. Pode-se também citar a
decoração da Galeria Médicis no Palácio de Luxemburgo, um ciclo
decorativo sobre a vida da rainha de França e viúva de Henrique IV,
Maria de Médicis, pintado entre 1622 e 1625.
No final do ano de 1635, Rubens iria pintar o Julgamento de Páris, inspirado a partir do Julgamento de Páris de
Rafael. A única diferença foi que Rubens se baseou no reflexo da obra
do pintor italiano num espelho. Quando Maria de Médicis partiu para o
seu último exílio, foi Rubens quem a acolheu e a protegeu até ao fim.
Faleceria dois anos após a morte do pintor. Rubens adoeceria e padeceria
lentamente em 1640. Foi sepultado na igreja de Sint-Jacobs de
Antuérpia.
Não
foi somente um artista de renome mas também um diplomata e um hábil
negociador. O seu atelier em Antuérpia mobilizava talentos muito
diversos, como Frans Snyders, pintor de animais. Os seus colaboradores
mais importantes foram Jacob Jordaens e Antoine Van Dyck. A sua obra
artística foi imensa, composta de um grande acervo de pinturas e
desenhos.
Um
dos seus grandes admiradores, o famoso pintor Eugène Delacroix,
designava-o de “Homero da pintura”. Rubens encarna a primazia da cor na
história da arte do século XVII. Nesse sentido, dá sequência às lições
dos grandes venezianos, tornando-se um dos pintores mais importantes da
arte mundial.
Fontes:Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Auto - retrato
Retrato de Maria Ana de Espanha, Rainha da França
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/30-de-maio-de-1640-morre-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR2uRUie64U70Kg-PVRKaS8_xvpOcQpMi1_rygvZy_6xfwvrti4fYlqIIEI