5. Educação. Escolas d’ Amanhã. Envolvimento do milhar de Prof./Educadores..
No Dia Municipal de Educação do ano lectivo de 2007/2008 divulgámos o seguinte texto:
Parafraseando Sérgio Godinho…São frases muito batidas…
Hoje é o 1º dia do resto das nossas vidas…
Há um conjunto de palavras, frases chave:
Estratégico. Prioritário.
O amanhã d’Alcobaça. Qualidade da Escola Pública. Escolas Inovadoras. Parcerias activas com IPSS e com outras instituições educativas privadas e cooperativas.
Na Educação é provável um pacote de transferência de competências para os municípios…Alcobaça não está preparada. Vai improvisar como quando vieram as refeições para alunos do 1º ciclo e as Actividades Enriquecimento Curricular…
Escolhemos esta data para balanço e actualização das nossas propostas educativas, porque estamos, na véspera de 11 de Janeiro, o tal dia, pomposamente, anunciado como o Dia Municipal de Educação e até, também com pompa e circunstância, sugerido às instâncias do Ministério da tutela, para Dia Nacional da Educação.
A autarquia é responsável pelo pré e pelo 1º ciclo…
Quem impediu que esta câmara inovasse pedagogicamente e criasse uma escola de novo tipo como existem experiências no País e no mundo…
Alguns números deste ano lectivo:
- 2646 Alunos no 1º ciclo
- 688 Crianças no pré-escolar
- ? Jardim-de-infância João de Deus e Outras IPSS
- ? Crianças no 1º ciclo do João de Deus.
? escolas do 1º ciclo ainda não têm refeição.
? escolas do 1º ciclo têm refeição.
Fecharam 4 escolas do 1º ciclo, este ano lectivo, argumentando que o fizeram em diálogo com os pais e professores e porque tinham menos de 10 alunos…
2 Escolas da freguesia da Benedita:
EB1 da Moita do Poço (foram para Cabecinha e Casal Lagoa…Quem os transporta?);
EB1 do Chamiço (foram para Ribafria e Candeeiros…Quem os transporta)
1 Escola na freguesia de Turquel:
EB1 de Louções (para Turquel. Quem os transporta?).
1 Escola em Alfeizerão:
EB1 de Vale de Maceira (os alunos estão a ser transportados para EB1 do Casal Velho. Quem os transporta?).
A maioria PSD, com o apoio do PS, aprovou, com pressa de levar a uma AM extraordinária, em Dezembro 2007, a criação duma solução empresarial para construir 6 Centros Escolares: Alcobaça, Pataias, Benedita, Turquel, Alfeizerão e Cela.
Na reunião de 7 Janeiro 2008 veio outra proposta de estatutos da Empresa Municipal para Gestão de Equipamentos Municipais…Vamos ter de fazer agora conta com as rendas que vamos pagar durante 25 anos.
Empobrecer as decisões no futuro porque no passado não se planeou e concretizou com estratégia...
Sobre os 3 Megas Centros Escolares de Alcobaça, Benedita e Pataias.
Benedita. Nós defendemos que houvesse Centros Escolares com qualidade em Freires, na Azambujeira...Comprar o terreno onde funciona actualmente a Feira do Gado é um sintoma elucidativo.
Pataias. Cena que não é inédita, que se repete com o construir o Centro escolar de Pataias onde é a actual feira domingueira. Investiu-se muitos milhares de contos e euros para qualificar a feira e a gora vai mudar de poiso.
Decide-se à vista das eleições para iludir as actuais gerações ignorando que o futuro é imensamente superior ao presente.
Turquel. Não constava da carta educativa construir no terreno junto ao loteamento do Dr. Guerra. Mais um exemplo onde a carta educativa não há estratégia...
Nós, na CDU, achamos que para não se desertificar as povoações, os sítios e os lugares é preciso planeamento, qualificação dos espaços, haver respostas, próximas, integradas: na saúde, desporto, cultura, no social e na educação.
Em Janeiro de 2009, a realidade é outra. A empresa municipal só vai construir 2 Mega-centros (Alcobaça e Benedita)...
Dizem que só num mega centro poderá haver Biblioteca Escolar…Mas já viram a funcionar uma Biblioteca Itinerante que serviria as escolas e os jardins mas também outras camadas da população?
A Ludoteca Itinerante (expressão plástica) poderia funcionar também para as colectividades ao fim-de-semana.
O mesmo para a Media teca para o Inglês para a Música e para o desporto.
Depois como em todas as frentes, há que valorizar o factor humano. Pagando a uma empresa intermediária para os professores das actividades extracurriculares serem explorados é completamente inaceitável. 7€ por hora, a saltitarem de escola em escola, com os transportes por conta dos professores é fazer quase escravatura!!!
Nós, claramente, preferíamos ser a autarquia a contratar os professores, em Agosto de cada ano, para se integrarem com os professores de cada turma.
Cada Agrupamento fez as suas avaliações destas actividades extracurriculares. A Câmara participou? Quais são os problemas por resolver?
No âmbito do Concelho Saudável, defendemos uma Equipa/Carrinha de Itinerância que vá aos Jardins e escolas para diagnósticos e despistes precoces, nomeadamente, com especialistas em Oftalmologia, dentista e na área da higiene Oral
Nós apostaríamos na actividade extra curricular Educação para a cidadania, com o incutir dos valores da liberdade, da responsabilidade, da solidariedade e cooperação, mas também do espírito crítico e construtivo.
A Câmara é responsável pelos transportes escolares para todos os sectores de ensino.
(Quantos km diários???) (transportar o Amanhã d’Alcobaça)
Quanto aos transportes escolares nestes 10 anos em que estamos na Câmara com a maioria PSD liderada pelo Dr. Sapinho, sempre alertámos para o elevado dinheiro que era pago à Rodoviária Tejo e a alguns taxistas. A Autarquia já podia ter protocolado parcerias com Juntas e com Instituições Particulares de Solidariedade Social, transportes de qualidade, para o pré e 1º ciclo, (sem esquecer os elevadores para transportar as crianças deficientes) que serviriam depois, também, para os clubes dos lugares e da freguesia respectiva, desenvolverem outras respostas desportivas e culturais.
Esta resposta dos transportes tem a ver com a necessidade de criar, em cada freguesia, circuitos que levem as crianças aos espaços de expressão plástica qualificada, ou da piscina ou do ténis ou do teatro ou do cinema ou da música, que naturalmente, devem existir com peso, conta e medida, nesta fase em pólos, mas que devem ser alargados a todas as freguesias e a todos os lugares com mais população.
Nós não acabávamos com os ATL’s das IPSS, valorizávamos o que já existia e criávamos novos em parceria com as IPSS ou/e com as juntas de freguesia ou/e colectividades…
Nos refeitórios e nas refeições escolares tínhamos desenvolvido parcerias e criado espaços que pudessem produzir refeições de qualidade para escolas e Jardins vizinhos
Sempre se disse que a Educação era importante e que se estava a investir na educação. Mas o que assistimos, durante 11 anos, foi a reparações de edifícios sem a componente de centro escolar que reclamámos.
No ano lectivo, de 2007/8,por exemplo, há obras que vão nesse sentido:
Instalação de pré-fabricados climatizados na EB1 de Alcobaça
Almoço na ex-cantina dos trabalhadores junto ao mercado
Obra de remodelação na EB1 da Lagoa das Talas – Turquel
Obra na EB1 do Carvalhal d’Aljubarrota - Prazeres
Obra na EB1 de Valbom – Bárrio
Refeitório na EB1 Feteira retirou espaço ao parco recreio - Cela
Agora, esses edifícios reparados não servem como não serviram, com a qualidade desejada, estes 10 anos.
Mas a Câmara também tem representantes nas Assembleias de Escolas do 2º,3º e secundário, embora não dinamize essa participação e envie, quase sempre, 2 técnicas que dão a volta a todo o concelho.
No ensino Profissional foi um festival de fracassos estes 10 anos. Muitas escolas prometidas e nenhuma nova implementada. Vimos promessas com pompa e circunstância e nada de nada. Milhares de alunos a terem de procurar o seu futuro nos concelhos vizinhos e noutros mais distantes. Só recentemente, se aproximou da EPADRCISTER para encomiar o que já faziam sem a autarquia: turismo…
Na formação de nível IV avançou algo em Alcobaça em parceria com o IPL. A autarquia esteve bem e cedeu espaço e logística. Curiosamente aqui já foram outros jovens a virem ter que vir para Alcobaça.
No Superior. Os Estudos Superiores Medievais continuam prometidos e sem sinais concretos.
Há o Centro de Estudos da Universidade de Coimbra que tem realizado vários mestrados e pós graduações…
A promessa de Escola Superior de Saúde foi um fiasco.
A promessa do Colégio Superior Universitário também teve várias promessas e o lançamento foi sucessivamente adiado.
Alcobaça, nestes 11 anos de liderança PSD/Sapinho, perdeu talentos e excelentes profissionais porque não soube construir uma estratégia integrada em que o caminhar para uma Terra de Cultura, de Educação, de Saber, do Conhecimento, de Oportunidades de Emprego, de Desenvolvimento fizesse voltar quem foi estudar, formar-se, fora do concelho e atraísse novos habitantes.
A Câmara Municipal de Alcobaça também não tem uma Divisão da Educação e, na prática, apenas uma trabalhadora coordena toda esta frente estratégica do desenvolvimento de qualquer terra...
5.1. Apesar desta realidade ainda se caminhou positivamente nos seguintes vectores:
5.1.1. Luta pela vinda do Ensino Superior para a Alcobaça via Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria, embora considere que poderíamos ter envolvido mais e logo no início do mandato; O Gabinete da Universidade de Coimbra tem de ser embrião efectivo do Pólo; As Tecnologias da Saúde são mesmo uma necessidade nacional mas há que clarificar se é ou não uma ilusão visto que nem o IPLeiria mostra interesse; não esquecer que se aguarda resposta à proposta da Câmara de criação da sede da Associação das Universidades de expressão oficial Portuguesa...
5.1.2. Criação do Dia Municipal da Educação (11 Jan.), com homenagem aos Professores e educadores que se vão aposentando... (curioso assinalar que a única proposta de carácter nacional lançada pelo Dr. Sapinho foi a criação do Dia Nacional da Educação - não obteve resposta...)
5.1.3. Continuação das excelentes Feiras da Criança e do Ambiente, progressivamente melhoradas, envolvendo vários sectores da Câmara
5.1.4. Aposta na criação, embora sem sucesso, de 3 Escolas Básicas Integradas (Alcobaça, Turquel e Aljubarrota)... A de Alcobaça tem demasiados erros na sua condução, nomeadamente pelos atrasos, devido à inconstância sobre o terreno e aos conflitos, completamente desnecessários, com a EPADRCIS...
5.1.5. Saudámos e aprovámos a feitura de novos jardins de Infância (Ribafria / Benedita e Carvalhal de Aljubarrota/Prazeres, Jardim da Burinhosa /Pataias e a ampliação do Jardim de Casal Ramos/Cela...O Centro Escolar de Carris de Évora começou mal...
5.1.6. No pré-escolar, os prolongamentos e os tempos livres foram crescendo, de ano para ano, com boas parcerias com as colectividades e as IPSS...
5.1.7. Algumas melhorias dos edifícios das escolas e jardins e colocação de aparelhos/diversão nos pátios...
5.2.A Câmara tem de produzir avanços, mais significativos, nas seguintes frentes:
5.2.1. Criação da Divisão Educativa da CMA com um quadro qualificado;
5.2.2. Pôr a funcionar, dinamicamente, o Conselho Municipal da Educação, imposto pela legislação, constituído por representantes de todos os sectores de ensino, dos pais, dos funcionários das escolas, das colectividades, do tecido empresarial, etc., de forma a termos um órgão que defina as grandes orientações;não podemos aceitar que desde que aprovou a Carta Educativa deixou de reunir!!!
5.2.3. Actualizar e corrigir a Carta Educativa onde for possível, claramente, se defina o que queremos do parque escolar concelhio e terminar com a vergonha do 1º ciclo ser o parente pobre, nomeadamente, com as centenas de crianças que ainda não tem refeição quente; não esquecer o dar muita força às escolas profissionais (de Agricultura e da Música e outras necessária...), profissionalizantes e às escolas de 2ª oportunidade.
5.2.4. Dinamizar a parceria com o IPL nos cursos FORCET. Dar força a projectos que concretizem o almejado Pólo Universitário da Universidade de Coimbra. Trabalhar e desenvolver projectos de cooperação com outras Universidades. Com a Universidade Aberta (universidade pública de ensino à distância) criar um Centro Local de Aprendizagem.
5.2.5. Fomentar e apoiar os Projectos Educativos dos professores e educadores (temos cerca de 1500). Potenciar esses saberes e competências é essencial. Muitas dezenas de Mestrados, pós-Graduações e doutoramentos estão sem aplicação na melhoria da qualidade de vida do nosso concelho.
5.2.6. Ter a pessoa deficiente no centro duma atenção muito especial da Câmara e toda a disponibilidade de trabalhar com a “nossa instituição” – o CEERIA...
5.2.7. Continuar e melhorar as apostas já existentes e concretizar outras iniciativas fundamentais: festa da abertura do o ano lectivo; feira dos projectos educativos, semana da juventude e jornadas desportivas escolares nas pausas lectivas; concursos de cartazes e logótipos, jogos florais; premiar os alunos que se distinguiram. O Dia Municipal da Educação (11 Janeiro), este ano, foi domingo e foi um vazio completo para o PSD/sapinho. Para nós seria óptimo para grandes iniciativas comemorativas.
5.2.8. Implementar em parceria com as escolas, pais, colectividades e empresas o Ensino Permanente, sem preocupações curriculares, assente nas necessidades e nos interesses, de cada grupo ou de cada escalão etário...
5.2.9. Anular o analfabetismo seria normal em 11 anos. A Bolívia em 3 anos, com o método cubano conseguiu esse feito, recentemente, no país todo.
Temos de saber criar uma Alcobaça Educativa, Interventiva, Organizada e Unida!!!”.