7.Desporto. Alcobacíadas. Jogos Tradicionais.
Lamentamos que também nesta frente não tenham em conta algumas questões - chave que temos sucessivamente apresentado, de viva voz e por escrito, numa atitude que podemos designar: na desportiva!!!
7.1. Sobre o processo PID- Programa de Incentivos ao Desporto.
7.1.1 Desde 2000 que tem havido critérios objectivos para o desporto federado que devem ser melhorados em reuniões com os clubes, nomeadamente a questão de quem tem instalações próprias: estas colectividades têm de ser mais apoiadas!
7.1.2 Continuamos contra a designação deste programa por fazer lembrar tempos da PIDE!
7.1.3 200 mil euros é, de facto, uma verba importante que deve ser assinalada, porque comparativamente com o que se atribuía em 1997 é, de facto, avanço significativo. Mas é lamentável que tenham prometido, há muitos anos, pagar o incentivo no mês de Janeiro e o pagamento tem sido concretizado depois da época. É muito atraso! Temos que dar prioridade, em situação de crise, a quem trabalha voluntariamente na promoção do desporto concelhio, a quem envolve tanta juventude em actividades saudáveis!
7.1.4 Neste plano devia estar explicitado, duma forma transparente, o apoio financeiro que a Câmara investe nos estádios, pavilhões, na energia eléctrica, no pagamento de água e noutros serviços. Em simultâneo indicar os clubes que beneficiam destes apoios. O protocolo com o Ginásio devia constar, sinteticamente, neste Plano de Incentivo ao Desporto. Os protocolos especiais com desporto escolar, com o Clube de Ténis, com o Clube de Natação e agora com a Junta de Freguesia da Benedita, também deviam constar duma forma resumida. Devia constar os apoios especiais já prometidos, nomeadamente para o Clube de Ciclismo.
7.1.5 A maioria PSD continua a não apoiar um conjunto de associações que desenvolvem, claramente, actividades desportivas, embora amadoras e não recebem um justo apoio anual, nem ao menos um incentivo simbólico. O desporto popular e tradicional deve ser incentivado, como seja a Prova de Pesca Que é desporto, convívio, turismo.
Sobre o Desporto em geral...
Bem sabemos que os sucessivos governos não têm dado a atenção que merecem os “carolas” que promovem, nos seus clubes, em diferentes modalidades, a prática desportiva. Este movimento associativo tem uma grande componente de Voluntariado e representa uma parcela importante da economia social. O pouco que se investe nesta área é super - rentabilizado, na medida da mais valia do que é oferecido (horas de trabalho dos dirigentes, dos seccionistas, treinadores, monitores, agentes de saúde, auxiliares...).
O papel das colectividades desportivas, no nosso concelho, tem de ser enaltecido. Promovem os valores democráticos e de igualdade de oportunidades, nomeadamente entre os jovens, contribuindo para o melhorar do tecido social e para combater a exclusão. São espaços de relacionamento saudável.
Como é que a C.M. Alcobaça pode contribuir para avançarmos, mais e melhor, neste campo?
7.1. Organizando-se melhor, criando uma Divisão qualificada para esta frente, também estratégica, na medida em que os nossos clubes são verdadeiros embaixadores e promotores do nosso concelho. A Câmara tem de saber receber, bem melhor, quem nos visita para a prática das diversas modalidades.
7.2. Criando o Conselho Local do Desporto com representantes dos Clubes e das Escolas que planearia as grandes linhas de actuação e que definiria os critérios para contratos desportivos e de obras. Poderia promover cada ano a festa que desse relevo às personalidades/atletas/clubes que se distinguiram em cada época desportiva...
7.3. Cooperando e apoiando as colectividades que praticam desporto federado e que não são apoiadas! Não esquecendo as modalidades radicais.
7.4. Verificando que há actividades amadoras que merecem um incentivo da Câmara pela dinâmica desportiva de envolvimento de tantos atletas! Não esquecendo, por exemplo, os caminheiros que circulam em percursos pedestres que devem ser registados como soluções positivas pelo saudável, pela dinâmica amiga do ambiente...
7.5. Estruturando a Carta Desportiva Municipal que indique o que é de valorizar, de eliminar e de construir, nomeadamente na área dos Equipamentos Desportivos! Os Complexos Desportivos devem ser cuidadosamente planeados em Pólos que sirvam várias freguesias.
7.6. Dinamizando em parceria, com as colectividades, com a NUCCA, com os clubes de empresa e com as escolas, o desporto de massas, o Desporto para todos, que culminaria, em cada ano, com as “Alcobacíadas”! Bem sabemos que os sucessivos governos não têm dado a atenção que merecem “os carolas” que promovem nos seus clubes, em diferentes modalidades, a prática desportiva. Este movimento associativo tem uma grande componente de Voluntariado e representa uma parcela importante da economia social.) O pouco que se investe nesta área é super - rentabilizado, na medida da mais valia do que é oferecido (horas de trabalho dos dirigentes, dos seccionistas, treinadores, monitores, agentes de saúde, auxiliares...). O papel das colectividades desportivas, no nosso concelho, tem de ser enaltecido. Promovem os valores democráticos e de igualdade de oportunidades, nomeadamente entre os jovens, contribuindo para o melhorar do tecido social e para combater a exclusão. São espaços de relacionamento saudável.
7.7. Promovendo campanhas de informação pedagógicas, simples, atraentes e eficazes sobre os diversos subtemas desta grande área do Desporto, por exemplo, sobre a forma duma Agenda Desportiva bimensal! Há que divulgar os ideais genuínos do Olímpico e do respeito pelos outros na Prática desportiva, que dever ser educativa 8e associativa)! O Desporto tem de ser divulgado como fonte de bem-estar e de são relacionamento colectivo!
7.8. Os jogos tradicionais merecem uma atenção especialíssima. É uma frente transversal que toca também a Juventude a Cultura, a Educação as IPSS…