04/01/2009

OUTRA MAIORIA POLÍTICA em 2009

Este ano é ano internacional da Astronomia e hoje ainda estou com uma frase duma das vítimas da Inquisição católica: o grande Galileu.
Ontem, num mergulho dum pacote intitulado "Antologia", fui encontrar frases escritas por mim, recolhidas das leituras de quando eu era jovem.
Galileu dizia que não se podia ensinar nada a ninguém. O que se pode fazer é AJUDAR a que cada um se encontre consigo mesmo.
Daí que neste espaço procuremos, permanentemente, AJUDAR a UNIR os ALCOBACENSES.
Ver os astros, neste início do ano, de mensagens rotineiras de "bom ano", de "boas entradas", leva-me ao voto essencial deste 2009:
Nos votos das autárquicas temos de ter uma OUTRA MAIORIA POLÍTICA. Óptima, se for CDU, porque envolverá todas as outras forças políticas.Muito Boa, se for CDU+PS, com equipa e programa a contemplar a mudança necessária. Boa, se for CDU+PSD, em que questões centrais que temos apontado passem a ser implementadas. Suficiente, se for PSD com mudança das práticas erradas destes 11 anos, aberta e envolvente das outras forças políticas e fomentadora da coesão social do concelho.
Uma outra frase que ainda retenho, após o mergulho no passado, é de Freud. Mais ou menos ele, depois de muita hesitação e vacilação, assentou que existem 2 instintos básicos dentro de cada um de nós: o criador e o da destruição. O Eros e o Thanatos. O Eros quer unir, ligar, cooperar, partilhar...
Aqui, neste espaço, estamos com o INSTINTO CRIADOR, que terá crítica, sempre construtiva e autocrítica.
Neste mergulho das minhas leituras de 1977, encontrei outra frase, onde me retive. Há que tempos Aristóteles expressou +ou- o seguinte: Quando as pessoas são AMIGAS, a justiça é desnecessária. Mas quando os homens são JUSTOS, a amizade continua a ser uma benção.
A 4ª reflexão é de há 2150 anos do livro "As meditações", do imperador filósofo estoicista, Marco Aurélio: Uma MENTE TRANQUILA é uma MENTE bem ORDENADA.
Pois é, em 1977, lia bastante... Estas 4 frases, que salientam valores, princípios, foram retiradas do livro "A vontade de viver" de Arnold Hutscnecker. Eu estou com quase 58 anos mas parece que estou a renascer, tal é a minha vontade de VIVER, outra etapa da minha vida!!!