11/05/2009

Há 6 anos...Ferroviário

Pressionar a REFER e o governo sobre o Plano Ferroviário Nacional
Terça, 29.Abril.2003

O que tem sido feito pela maioria PSD/Gonçalves Sapinho para pressionar o governo a colocar a rede de alta velocidade do lado que nos interessa, em relação à Serra dos Candeeiros?
Em relação à Linha do Oeste estamos com um ano de mandato de um governo e duma Assembleia da República onde, todos os eleitos pelo distrito de Leiria, mais uma vez, pugnaram pela qualificação da Linha do Oeste... O que se desenvolveu de concreto?
O maior número de combóios confortáveis como a experiência do inter- cidades ao fim-de-semana foi alvo de pressão da Associação dos Municípios do Oeste? Há textos que comprovem essas acções?
A não paragem do inter - cidades no Valado, para servir Alcobaça e Nazaré teve algum movimento concreto dos Presidentes de Câmara da Nazaré e Alcobaça? Pode entregar-me cópia dos textos de reclamação?
Para além das notícias recentes sobre a Linha do Oeste:
o Inter - cidades, vaivém, de 2 viagens ao fim-de-semana, mas que teve atrasos desmobilizadores (que lamentavelmente, no nosso concelho, só serve S. Martinho do Porto...) segundo notícias dum especialista na matéria que escreve, muito bem, sobre o assunto no Gazeta das Caldas (Carlos Cipriano);
a REFER anunciar que só para depois de 2006 é que poderá haver investimentos, através do seu Presidente Braancamp Sobral (também da RAVE –Rede de Alta Velocidade), numa entrevista ao Público;
Há o requerimento do deputado do PCP, de 8.01.2003, que passo a transcrever:
Assunto: Linha do Oeste
Apresentado por: Deputado Jerónimo de Sousa (PCP)
Ex.mo. Senhor
Presidente da Assembleia da República:
Há cerca de 2 anos a CP sustentou-se num estudo económico para extinguir a circulação de comboios na Linha do Oeste.
Como “alternativa” encontrou-se a solução do comboio Intercidades às sextas-feiras para Norte até Leiria, com regresso aos Domingos para Lisboa (Gare do Oriente).
Esta solução, minimalista, inevitavelmente não conseguirá alargar nem fidelizar o número de utentes já que não há qualquer ligação entre Leiria e Coimbra às linhas do Norte e Beiras.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 159º da Constituição e da alínea i) do nº 1 do artigo 5º do Regimento da Assembleia da República, requeiro ao Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e habitação, os seguintes esclarecimentos:
Pode esse Ministério enviar-me o referido estudo que serviu de sustentação à solução criada?
Não considera o Governo que tal solução em vez de potenciar o número de utentes desta linha conduz à sua drástica redução com consequências negativas para a Região?
O Deputado,
(Jerónimo de Sousa)
Rogério Raimundo
Vereador da C.M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 51
Entregue na reunião de câmara no dia 24 de Fevereiro de 2003