d88. Alcobaça Capital das Marionetas e dos Robertos
Terça, 21.Outubro.2003
Depois do acordeão, do Cistermúsica, do hóquei, do ténis, do ciclismo, do xadrez (o único não apoiado financeiramente pela Câmara), de novo, Alcobaça esteve em 1º lugar, foi capital do país, durante 4 dias, graças à S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos de Alcobaça.
Esta companhia realiza uma centena de espectáculos por todo o País e estrangeiro. Mais uma empresa que devia ser embaixadora do município.
Enquanto via a actuação do excelente contador de histórias Delphim Miranda recordei alguns dos 1ºs momentos do jovem José Gil. Já lá vão 20 anos. Era a febre do 1º Festival de Marionetas de Alcobaça.
Depois, só tive tempo, para apreciar o Robin dos Bosques pelo “Teatro Zéphyro” e uma noite de encerramento muito interessante com o “teatro e Marionetas de Mandrágora”.
Foi muito agradável verificar como a pequenada e os graúdos se divertiram. Tive ecos, muito favoráveis, de outros espectáculos, nomeadamente os realizados na rua e na sala da assembleia Municipal.
É claro que voto favoravelmente o apoio da Câmara a este evento. Não percebo como se decide concretizar o financiamento após acontecer, quando, neste caso, já consta no Orçamento e no plano.
É de lamentar que este governo PSD/PP tenha cortado o apoio que o IPAE dava às “Marionetas na Cidade” obrigando a uma programação mais reduzida.
Rogério Raimundo
Vereador da C.M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 88
Entregue na reunião de câmara no dia 20 de Outubro de 2003