d90. Rede Social e mais envolvimento político para outros projectos sociais
Terça, 21.Outubro.2003
Estou de acordo com a substituição da Drª Ana Saraiva pela Drª Elsa Simões em representação da Câmara na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco.
Pelo que sei, desta problemática, há necessidades no concelho que não estão resolvidas porque há muita entidade envolvida, pouco tempo disponível dos seus representantes na Comissão e poucos meios para resolver casos concretos.
Entendo que devia haver mais envolvimento político da Câmara nesta comissão, apesar de reconhecer que as competências são, principalmente, da administração central.
Aproveito para lembrar velhas propostas minhas que têm a ver com:
- a implementação da REDE SOCIAL;
- apresentação de candidaturas possíveis (e ganhas noutros municípios) que possam ajudar a atenuar dramas sociais (pobreza, violência doméstica, apoio a idosos, apoio a imigrantes...)
Rogério Raimundo
Vereador da C.M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 90
Entregue na reunião de câmara no dia 20 de Outubro de 2003
Declaração (para a acta) Nº333
Apresentada na reunião de 13 de Agosto de 2001
Rede Social
O Instituto para o Desenvolvimento Social tem promovido protocolos com várias autarquias interessadas em implementar a Rede Social no seu concelho. Essa parceria significa, também, patrocínio financeiro...
Aqui está uma aposta que já podia estar a ser desenvolvida pelo nosso município em parceria com as IPSS e com as Juntas de Freguesia. Desde 18 Novº de 1997 que existe legislação (Res. Cons. Ministros nº 197/97) para a criação das Comissões Sociais por freguesia... A CLA, A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (lei 147/99 de 1 de Set) e outros projectos têm mais sustentabilidade com a estruturação da rede social.
O diagnóstico social é um instrumento essencial para se resolver problemas concretos e para quem tem a tarefa do planeamento...
A Rede Social Municipal tem objectivos importantes, nomeadamente, de prevenção e ataque a focos de pobreza, com respostas integradoras para o trabalho, para a saúde e para a educação. As respostas de habitação social ou da necessidade de equipamentos sociais são outras vertentes da rede...
Integrar, Incluir são os verbos que se podem conjugar com mais força se houver o trabalho social em rede!!!
Rogério Raimundo
Vereador C.M.Alcobaça