respiguei do gazeta digital:
www.gazetacaldas.com
IPL apresenta candidaturas para criar infra-estruturas de 11 milhões de euros
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) submeteu no dia 17 de Julho três candidaturas a novas infra-estruturas de Inovação e Desenvolvimento, no âmbito do Sistema de Infra-Estruturas Científicas e Tecnológicas (SAICT), do MaisCentro, envolvendo um valor total de cerca de 11 milhões de euros.
Para o Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo (CETE Mares), em Peniche, foi apresentada uma candidatura envolvendo uminvestimento de quase três milhões de euros, para construir uma sede para o desenvolvimento dos projectos do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM). Este grupo pretende realizar actividades direccionadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos, promover novas actividades económicas marítimas, entre outros. Para além de um centro deI&DT, este grupo de investigação pretende ainda assumir-se como um centro de apoio à formação e divulgação do conhecimento marítimo, e às actividades de formação associadas às ciências e tecnologias do mar, integrando as novas instalações do Laboratório de Biotecnologia do Oeste.
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) está também em curso a construção da cantina da residência cuja conclusão está prevista para Dezembro de 2009, o que representa um investimento que ronda os 2 milhões de euros (1.142.105,12 euros provenientes de comparticipação FEDER, 719.573,00 euros de comparticipação PIDDAC e 536.803,23 euros de receitas próprias).
Em fase de construção está também a segunda fase do Edifício Pedagógico da ESTM, que deve estar concluído em Janeiro.
Do investimento previsto, cerca de 2,9 milhões de euros, destinam-se ao Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), na Marinha Grande, uma nova infra-estrutura científico-tecnológica, destinada às actividades desenvolvidas pelo CDRsp. Dotado de diversos espaços para prática laboratorial, formação avançada e desenvolvimento de acções de divulgação e disseminação, o centro foi criado com o objectivo de proporcionar uma troca de saber entre o meio industrial e o académico.
Relativamente ao Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Inovação nas Organizações (ICI), localizado em Leiria, o projecto apresentado envolve um investimento superior a 5,2 milhões de euros, e centra-se na edificação de um centro de I&D, formação e divulgação do conhecimento científico e tecnológico, a localizar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
As candidaturas apresentadas prevêem ainda o investimento na construção deum pavilhão desportivo na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no valor de 1,752 milhões de euros.
Ana Elisa Sousa