Foi um grande festival de Folclore!
Ontem os grupos estiveram a jantar nas instalações do CCCela e ficaram admirados como uma terra tão pequena tem instalações tão magníficas e com tantas respostas sociais, culturais, desportivas e recreativas, O Presidente da Junta da Raposa dizia que é autarca há 20 anos e não consegue perceber onde arranjámos o dinheiro. Ele que é motorista e apresentador do Rancho, tinha percorrido o mundo e nunca tinha visto obra igual!
A apresentadora do Rancho de Castelo Branco tb valorizou o repasto de qualidade e a forma de receber: assim se dignifica o folclore.
O Festival teve uma diversidade espantosa que agarrou o público até à 1h da madrugada com corridinhos do Algarve, fandangos do Ribatejo (com 2 mulheres e 2 homens), viras das beiras e o extraordinário Grupo da Correlhã de Ponte de Lima que, com o seu colorido, ritmo e alegria encheu o palco, colocado em frente da Abadia Património Mundial.
"O Grupo Folclórico do CCC é fogo" dizemos há muitos anos. Está bem vivo! A juventude vai entrando e renovando. Assisti uma pequerrucha de 3 anos a querer entrar ontem para o rancho do CCC.
Alguns estão lá desde o início, mas só um está sempre desde o início: Luís Vieira!
O ensaiador principal Gaspar é 1 jovem mas sabe envolver e pôr a trabalhar todos, em conjunto com o Presidente da Direcção José Dias e a dirigente Lurdes Franquinho, que vivem esta secção com grande entusiasmo!
E a festança da prata continua agora com solteiros-casados, porco no espeto e bailarico!
A Câmara PSD não se fez representar! Deu lembranças, pagou o som, publicidade na rádio e montou o palco e cadeiras. Programa baratíssimo de animação para turistas no centro histórico da cidade!
A Junta PSD deu 1 donativo, e o Presidente e o Secretário, a nível particular deram fruta e apoio financeiro via "Enerbaça". O Presidente da Assembleia de Freguesia tb esteve presente.
O Presidente da AM, actual candidato à Câmara, tb esteve presente!
Fiquei com pena de não poder estar no passeio ao luar em SMPorto, mas pelo que narrei, tb foi uma bela noite de folclore, do "meu CCCela".
Não vi jornalista para registar este evento para a posteridade.