d127. IDEAL – Inovar no Desenvolvimento Económico de Alcobaça
Terça, 18.Maio.2004
IDEAL – Inovar no Desenvolvimento Económico de Alcobaça
Temos criticado a ausência de estratégia para o que designávamos “DEI - Desenvolvimento económico integrado”, para as frentes: Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura, Emprego, Zonas de Acolhimento Empresarial, Feiras de Actividades Económicas (Também estivemos contra que a Feira de São Bernardo continuasse a ser feita com uma comissão exclusiva da Câmara), Parcerias, Marca de Alcobaça.... O envolvimento dos empresários e das forças vivas esteve, até aqui, num vazio completo.
Criticámos a contratação da SaeR do Prof. Ernâni Lopes: “Mais uma vez a gestão “laranja” não apostou nos quadros da Câmara e nos jovens licenciados Alcobacenses... Temos grandes especialistas com capacidade e desejosos de mostrar que sabem, querem e podem fazer pela sua terra... Quantos jovens não agarrariam esta empreitada como um desafio aliciante? Por outro lado, porque não exploram o protocolo com o Gabinete da Universidade de Coimbra e respondem ao grande objectivo de criar investigação de forma a irmos construindo o “campus” para conquistarmos o almejado ensino superior para Alcobaça”. Agora, não é hora para chorar sobre o leite derramado pelo que é ocasião para questionar a falta de debate dos próprios documentos já distribuídos, com promessas de discussão e cujo silêncio impressiona! Urge, apesar de tudo, rentabilizar este investimento.
Quando aprovámos a derrama escrevi: ”Mas o que entendo que falta principalmente, porque é central, é o virar de agulha na prática política em relação ao tecido económico Alcobacense. Esta nova receita tem de ser justificada para exponenciar as capacidades das marcas económicas do nosso concelho. Faltam Zonas de Acolhimento Empresarial qualificadas. Faltam eventos, Feiras de Actividade Económica, que destaquem os nossos produtos. Falta o PEDAL (Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcobaça). Falta o GEMA (Gabinete Estratégico do Município de Alcobaça) ou a DDEI (Divisão do Desenvolvimento Económico Integrado)... Faltam, no terreno do concreto, as parcerias estratégicas com as associações empresariais e com os empresários... Falta diálogo permanente com quem produz riqueza no nosso concelho!!!”
Há dias, a Escola Profissional de Agricultura abriu as suas portas e divulgou o que faz. Devemos dar mais atenção à nossa especificidade de concelho agrícola. Temos a AVAPI que exporta para todo o país o seu saber, com bons técnicos, com muita formação. Temos a FRUBAÇA que colocou os seus produtos em grandes superfícies. A “Maçã de Alcobaça” também deu sinais positivos que convém ampliar. Mas outros produtos agrícolas devem ter o seu destaque (casa Nova de Alcobaça, pêssego maracotão...) e é estranho que todos os concelhos vizinhos tenham a sua festa municipal à volta de um produto agrícola e o nosso concelho não tenha um evento agrícola com dimensão significativa. Temos o Museu Nacional dos vinhos e não temos uma estratégia com nenhum viticultor. Temos a “Ginja de Alcobaça” onde demos algumas ajudas mas há todo um caminho a percorrer. Tínhamos a Estação de Investigação Vieira Natividade (com a Variante Municipal a invadir os campos experimentais) e passámos a ter a COTHN...
Nesta semana, alguns de nós participaram numa acção do Movimento Pró Aeroporto da Ota. Alcobaça está em branco nesta matéria. Tal como no assunto estratégico dos combóios de alta velocidade ou do que queremos para a Linha do Oeste. Estamos atrasados mas podemos ir caminhando. Trazer a Alcobaça quem saiba sobre estas matérias (Dr. Manuel Porto, Engº Viegas...), envolver as forças vivas do concelho é um caminho correcto para podermos tomar posições políticas com força.
Hoje avançámos, desde já, com este conjunto de ideias e projectos, como base do que poderá ser discutido com princípio, meio e fim na primeira reunião de câmara de Junho. É o nosso “IDEAL”: Inovar no desenvolvimento Económico de Alcobaça.
Em simultâneo, em anexo, reclamo informação disponível até à última reunião de Maio e o respectivo agendamento para 7.6.2004 (Req. Inf. e agendamento nº 22).
Rogério Raimundo
Vereador da C.M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 127
Entregue na reunião de câmara no dia 18 de Maio de 2004
PSD/Sapinho/Inácio sempre fugiram aos grandes debates estratégicos