06/11/2009

7 Nov sábado é na Igreja da Póvoa e a 8 Nov 2009 domingo 18h Igreja de Prazeres de Aljubarrota CONCERTO DE CORDAS

estive na Igreja da Graça e foi notável. Alexandre Delgado é um formador de público, explicando cada quarteto, cada pormenor, com o histórico da vida do compositor...A igreja merece uma visita especial...A pintura da última ceia tb é especial...2 apóstolos estão do lado de cá da mesa...A Comissão Paroquial restaurou esta obra há 4 anos...

COM O

ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS quarteto de cordas composto por:- José Pereira (1º violino)- Arthur Soulès (2º violino)- e o "nosso" Alexandre Delgado (violino)- Guenrikh Elessine (violoncelo)


Projecto Haydn 2009


O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou-lhe o potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; por isso o epíteto de “pai do quarteto de cordas” não podia ser mais merecido.

Evocando os duzentos anos da morte de Haydn, a Antena 2 promove ao longo de 2009 a audição integral dos 76 quartetos que Haydn compôs ao longo de quatro décadas; um total de 22 concertos que percorre outras tantas cidades de todo o país.


O Ensemble Contrapunctus é um grupo cujo denominador comum é a paixão pela música e cujo objectivo é a colaboração entre músicos com forte empatia e elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara.


Quem foi Haydn?

Franz Joseph Haydn nasceu na Áustria a 31 de março de 1732, tendo falecido em Viena em 31 de maio de 1809.

Foi um dos mais importantes compositores do período clássico.

Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense".

Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo.