14/11/2009

(ACÇÃO SOCIAL) 6.------ TRANSPORTE ESCOLAR – PEDIDOS DE ISENÇÃO -
Presidente expôs a situação.
Vereador José Acácio Barbosa entendeu que estes casos não deviam merecer vir a reunião dada a visível dificuldade destas famílias.
Presidente achou que há muitos problemas na sociedade e a câmara não tem condições de responder a todos.
São casos especiais porque é para a EPADRCister e outro é duma criança família do Valado para 1 escola de Alcobaça..
(ACÇÃO SOCIAL) 7.------ TRANSPORTE ESCOLAR – PEDIDOS DE COMPARTICIPAÇÃO -
Presidente explicou o ponto.
Vereador Jorge Agostinho discordou que quem vá para outro concelho a câmara suporte. Temos de apoiar para quem cá fica no concelho. Entende é que os transportes escolares têm de melhorar. Não se compreende que de Pataias para Alcobaça se demore 1 hora! Recordou o tempo dele.
Referi que a questão central educativa do concelho que tenho criticado durante estes 12 anos é termos perdido para todos os concelhos vizinhos muitas respostas profissionalizantes. Concordei com o vereador Jorge Agostinho no que diz respeito á melhoria dos transportes escolares. Já não é só dos extremos do concelho que temos crianças e jovens a estudarem nas Caldas, Rio Maior ou Marinha Grande e Leiria. Temos que ser nós em conjunto com as direcções das nossas escolas a saber mobilizar esforços para sermos concelho atractivo também nesta frente da educação a todos os níveis.
DD Reis Alves explicou que a grande maioria são tratados nos serviços e já não vêm à reunião de Câmara.
Presidente da Câmara recomendou que a Vereadora Mónica Baptista estudasse o assunto e trouxesse as soluções numa próxima reunião de câmara.
------------------
cister.fm noticiou assim em 30.11.2009
Apoios a estudantes em concelhos vizinhos divide executivo
Os apoios a estudantes de Alcobaça que frequentam estabelecimentos de ensino de concelhos vizinhos continua a dividir o executivo camarário de Alcobaça.
.
A discussão voltou na última reunião em que foram atribuídos os apoios a alunos carenciados que utilizam os transportes escolares em Alcobaça.
.
A CDU classificou de «muito importantes os apoios dados a alunos carenciados» justificando que «se não houver respostas, Alcobaça arrisca-se a perder mais alunos, principalmente aqueles que residem nos limites do concelho e têm nos municípios vizinhos ofertas educativas mais próximas e, por vezes, mais atractivas».
.
O apoio a alunos residentes em Alcobaça mas a estudar em concelhos vizinhos é, contudo, assunto polémico.
Por não ser consensual, o assunto irá ser novamente discutido em reunião de câmara.