22/12/2009

P5. Assembleia Municipal - SMunicipalizados

P5.Documentos Previsionais 2010.Serviços Municipalizados.
Aqui neste ponto votamos contra porque:
- para além de não termos recebido as Notas Políticas Introdutórias, por escrito, atempadamente;
- o orçamentado e o planeado é claramente empolado;
- principalmente, porque existe uma deliberação grave neste início de mandato: a composição unicolor, sectária da Administração dos Serviços Municipalizados para todo o ano de 2010.
Como sabem a CDU sempre defendeu que os 7 M€ de receitas e de despesas deviam ter administração de todas as forças políticas que aceitassem trabalhar nestas frentes tão importantes da água e do saneamento.

Quanto ao saneamento já vimos o que deu o contrato ruinoso assinado pela Câmara liderada pelo Dr. Gonçalves Sapinho, com o apoio do PS, entregando as ETAR’s por “tuta e meia” e passando a pagar mais de 100 escudos por metro cúbico de efluente que chega a cada ex.-nossa ETAR…Os munícipes já pagam 3x 4x e outros 5x mais da sua factura, no espaço de apenas 4 anos (2005.2009)!
Mas o povo de Alcobaça não se preocupou e maioritariamente deu maioria absoluta de novo ao PSD.
Esperamos que a administração PSD nos SM saiba renegociar os custos que temos com o saneamento, nomeadamente, a água da chuva que estamos a pagar o seu tratamento!!!

Agora teremos o abastecimento de água em alta com outra tremenda dificuldade financeira, que foi adiada a sua implementação. O Presidente Gonçalves Sapinho assinou um protocolo, mas não foi só ele que o aprovou, foi aprovado pelo PSD e pelo PS, na câmara e na AM de então, para o abastecimento de água em alta que é completamente ruinoso para os SM e com certeza será pago à custa do aumento exponencial da tarifa da água. Então, em 2002, votámos contra porque era impossível ter uma compra anual mínima igual à receita total do ano nos SM. Esperamos que sobre esta matéria a “nova” administração dos SM saiba renegociar o protocolo com a Águas do Oeste.

Achamos gravíssimo que depois de 12 anos em que as populações da cumeada da Cela, Bárrio e Vestiaria terem tido falhas graves de abastecimento de água, de não terem sido capazes de substituir a conduta quando esteva em obra o saneamento, tal como a CDU recomendou, agora se verifique que a obra anunciada ainda não esteja afinal confirmada com financiamento.
Portanto poderemos entender como propaganda eleitoral a colocação de painéis anunciando que a obra ia começar se nada de nada no terreno acontecer em obra brevemente!!!

Também achamos gravíssimo que ao longo destes 12 anos de gestão unicolor do PSD nos SM ainda não esteja resolvido o problema da despoluição do Baça, permitindo mais uma imensa vergonha, tremendamente malcheirosa, durante todo o verão, bem juntinho a uma obra nova (a confluência dos rios). Esperamos que no início de 2010 resolvam esta vergonha!

Finalmente, queremos que nós, aqui na Assembleia Municipal e a população de Paredes de Vitória sejamos esclarecidos sobre os problemas da ETAR colocada no seu centro, com toda uma imensidão de maus cheiros em Agosto e em Setembro deste ano. Que soluções existem para acabar com aquela vergonha deste verão de 2009???

Pel’ Os Eleitos da CDU, Abílio Filipe

Presidente da Câmara, Paulo Inácio, fez uma intervenção muito preocupado com os encargos que teremos com o abastecimento de água em alta...Tem que ir com os colegas da cim'oeste batalhar junto do governo. "Não podemos ser tratados no Oeste duma forma diferente dos lisboetas".
"Estamos perante uma equação impossível".

José Canha do PS saudou a aposta no gestor a tempo inteiro nos SM (Eduardo Romero), destacou a importância mundial da água e acha que é nas percas de água...

Votaram contra apenas os 3 da CDU. O PS absteve-se 4 e o César Santos do PS justificou o voto favorável pelo compromisso anterior de que havendo obra na adução de água na Vestiaria, Bárrio e Cela...

Raul Duarte foi crítico do "nosso" Abílio Filipe dizendo que há cheiros nas ETAR's por todo o país: Porto Covo...
Abílio Filipe ripostou muito bem!!!

tb crítico do Engº Canha com "não são percas, são perdas...perca é peixe..."
................
entretanto a cister.fm no dia 29.12 publicou:
2009-12-29 15:20:00
Abastecimento da Águas do Oeste sai caro a Alcobaça
A CDU voltou a criticar o acordo entre Alcobaça e a empresa Águas do Oeste para o abastecimento de água em alta.
Segundo o vereador Rogério Raimundo, «quando chegar o abastecimento em alta, a autarquia será forçada a gastar um consumo mínimo igual à totalidade das receitas dos serviços municipalizados».
.
Quando o contrato foi assinado, há 5 anos, estipulava-se o pagamento anual de 5 milhões de euros, uma verba idêntica às receitas então auferidas pelos SMAS. Actualmente, os proveitos dos serviços municipalizados atingem os 7 milhões de euros.
.
Contas com as quais o vereador da CDU não concorda. Rogério Raimundo considera «que Alcobaça irá pagar um preço muito grande pelo abastecimento em alta».