6jul2013
via tintafresca.net
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=29348ecf-f937-48d2-953b-e3cb95506ea1&edition=152
entrevista a Paulo Inácio...Junho 2013
"Depois não podemos olvidar a questão das infraestruturas de Pataias. A zona industrial de Pataias nunca foi completada e essa é uma questão que temos de resolver rapidamente. O investimento poderá passar também pela alienação de lotes, o que o torna sustentável."
***
Zona Industrial de Pataias
Ainda do suplemento dedicado a Pataias, do Região de Cister nº858 de 28/01/2010
Ainda do suplemento dedicado a Pataias, do Região de Cister nº858 de 28/01/2010
Zona industrial tem empresas em ‘lista de espera’
Plano de pormenor da Alva está em fase de conclusão
Estará concluído no primeiro trimestre deste ano o Plano de Pormenor da Alva, onde irá ser construída a nova Zona Industrial da freguesia.
Hermínio Rodrigues, vereador da Câmara de Alcobaça esclarece que, neste momento, estão por definir questões relacionadas com as acessibilidades ao local, pelo que estão já agendadas reuniões com as Estradas de Portugal (EP) para concluir esses detalhes.Findo esse processo, será aberto o concurso para construção da Zona Industrial. “Se tudo correr bem, como esperamos, as obras poderão arrancar no início do próximo ano”, revela o responsável.
A criação da zona industrial permitirá melhor a resposta da freguesia a nível económico. O vereador conta que, nos últimos meses, várias empresas têm manifestado interesse em fixar os seus projectos na localidade. “Muitas empresas, sobretudo de moldes, têm-nos procurado com a intenção de se instalarem na freguesia”, explica.Pataias tem, desde há muito, uma forte dinâmica industrial. Vários sectores de actividade, desde os vidros, aos cimentos, moldes e móveis têm, nos últimos anos, escolhido essa localização para se implementar.
O pólo empresarial, situado na saída da freguesia a caminho da Nazaré, já não tem capacidade para acolher mais unidades industriais.“Sem resposta positiva, os empresários acabam por ter que escolher outros concelhos para se localizar, o que gostaríamos de evitar”, explica, por seu turno, o secretário da Junta de Freguesia, Dário Moleiro. Por isso, considera ser de extrema importância que avance com rapidez a construção da nova zona industrial.“Já há projecto e já foi conseguida a desafectação dos terrenos. Agora, é só arrancar com a obra”, defende.
Dário Moleiro conta que um dos objectivos do executivo na Junta é conseguir atrair e fixar jovens na freguesia. “Não sentimos, pelo menos ainda, que a vila esteja a ficar envelhecida. Mas temos consciência de que, para que isso não aconteça, é preciso investir”, adianta, considerando que a criação de emprego - resultante da fixação de novas empresas - será um contributo fundamental para esse objectivo. “Sempre fomos ambiciosos e continuamos a sê-lo”, assegura.
respiguei de