25/02/2010

2.161. Conferência de Imprensa do Presidente com Vereadora

www.tintafresca.net
Alcobaça e Nazaré


Rio Alcoa vai ser integralmente requalificado da nascente até à foz

O Rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, vai ser requalificado em toda a sua extensão, revelou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça numa conferência de imprensa que teve lugar no dia 22 de Fevereiro nos Paços do Concelho.
Paulo Inácio, que reuniu recentemente com uma equipa da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo, adiantou que conseguiu acordar com a ARH o lançamento de uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação dos 14 km de margens, com a criação de passeios pedonais, áreas de lazer e desportivas. Após a conclusão do projecto, o Alcoa será um dos poucos rios do País requalificados da nascente até à foz.
A conferência de imprensa foi convocada para dar conta da satisfação da autarquia pelo êxito do Carnaval Nocturno de Alcobaça, mas a principal notícia acabou por ser o anúncio do projecto, que se encontra a ser estudado pelos técnicos da Câmara de Alcobaça e da ARH, mas que deverá contar também com a colaboração da Câmara da Nazaré. Apesar de convidado a acompanhar a visita dos técnicos da ARH ao longo do rio, Jorge Barroso não pôde estar presente, por razões de agenda, mas mostrou também disponibilidade para integrar o projecto.
Paulo Inácio esclareceu que uma das mais-valias do projecto é não necessitar de expropriações, uma vez que a maior parte dos terrenos situados nas margens do rio são públicos, do Estado ou das autarquias em causa. O edil pretende transformar a faixa entre a cidade de Alcobaça e a Fervença num parque verde, com áreas de lazer e desportivas, nomeadamente um parque de desportos radicais, para usufruto das famílias e dos munícipes de todas as idades. A histórica central eléctrica da Fervença será também objecto de requalificação.
Carnaval nocturno de Alcobaça recebeu mais de 10 mil pessoas O Carnaval nocturno de Alcobaça, organizado este ano pela primeira vez pela Câmara Municipal de Alcobaça, em parceria com as juntas de freguesia, foi um êxito. Segundo Paulo Inácio, que se fez acompanhar pela vereadora da Cultura, Mónica Baptista, passaram pela tenda gigante instalada no Rossio de Alcobaça, durante seis dias, cerca de 10 mil pessoas. O edil sublinhou que há muito tempo não via tanta animação no Rossio, congratulando-se ainda por o evento ter proporcionado um convívio entre pessoas de todas as idades e classes sociais, um exemplo que pretende ver repetido noutras iniciativas no centro histórico. No total, a Câmara Municipal de Alcobaça investiu este ano 43 mil euros pelos diversos carnavais realizados no concelho, nomeadamente, Pataias, Benedita, São Martinho do Porto, Turquel e Alcobaça. A maior fatia deste bolo, 30 mil euros, foram investidos na sede do concelho, uma vez que coube à própria autarquia a organização da "Folia & Algarraga 2010".
Representantes da Estradas de Portugal e CCDR visitam o concelho Para breve estão também previstas visitas da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, para tratar da legalização de empresas situadas no IC2, em terrenos classificados como Reserva Ecológica, no limite do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Paulo Inácio frisou que as empresas da zona tiveram de pagar milhões de euros de coimas, o que está a comprometer estas actividades económicas, pelo já terá sensibilizado a CCDR para a necessidade da sua legalização, através, nomeadamente, da suspensão do PDM junto ao IC2.
Os elementos da CCDR irão ainda visitar os terrenos dos futuros campos de golfe de Pataias e São Martinho do Porto, esperando o edil desbloquear este processo, que “tem estado parado.” Por sua vez, a Estradas de Portugal deverá ser confrontada com o projecto de requalificação do IC2, sem criação de uma nova estrada, uma vez que a autarquia considera o IC2 essencial para a viabilidade das empresas aí instaladas. Paulo Inácio irá propor uma nova estrada para ligar a Benedita a Alcobaça, indo apresentar mesmo à Estradas de Portugal uma proposta de trajecto, que incluirá também um troço de ligação entre Turquel/Benedita e o nó da A8 em Alfeizerão. Placards de Protesto de Raimundo & Maia no centro histórico Paulo Inácio reconheceu que os outdoors de protesto colocados pelos proprietários da empresa Raimundo & Maia nas suas propriedades junto ao Mosteiro de Alcobaça se encontram expostos há demasiado tempo. O autarca admitiu que a Câmara de Alcobaça não recebeu qualquer pedido para colocar os placards naquele local, mas colocou reservas a uma possível intervenção na autarquia para os remover, uma vez que se encontram em propriedade privada, podendo uma eventual sanção limitar-se a uma coima por publicidade não autorizada. O autarca, jurista de formação, admite que o actual Executivo está a ponderar resolver o assunto pelo diálogo, já tendo tido mesmo uma conversa com os proprietários, que deverá ter continuidade. Paulo Inácio reconheceu que a intervenção camarária no Rio Alcoa, junto às antigas instalações da Tele Rio, não respeitou inteiramente o edifício privado, pelo que admite proceder às reparações necessárias exigidas pelo empresário Salvador Maia como forma de facilitar o diálogo. Relativamente ao pedido de expropriação dos terrenos decidido pelo anterior Executivo municipal, Paulo Inácio esclareceu que o mesmo se encontra ainda a aguardar parecer para eventual concretização da medida. Mário Lopes