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Empresas da região marcam presença na Feira do Ambiente em Frankfurt
Curel VCI – Fábrica das Cutelarias, Lda (Santa Catarina), Ivo Cutelarias, Lda (Santa Catarina), Jorge & Ramalho, Lda (Benedita), Ceriart – Cerâmica Artística, SA (Alcobaça) e I.G.M. Faianças, Lda. São estas as empresas da região que vão estar presentes na Feira Ambiente, que se vai realizar entre os dias 12 e 16 de Fevereiro em Frankfurt.
As empresas integram um grupo de 16 que vão apresentar os seus produtos em stands individuais num espaço comum com 674,5 metros quadrados que tem como slogan “Choose Portugal”. Organizada pela Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, esta participação pretende que as empresas não percam a sua individualidade, mas se afirmem sob o ponto comum que é serem portuguesas.
As duas empresas caldenses que integram a participação na Feira Ambiente já o tinham feito no ano passado, numa iniciativa da qual fazem um balanço positivo. Os seus responsáveis concordam que, embora a participação não se reflicta directamente num aumento de vendas, os contactos que se fazem não são menos importantes em tempos de crise. Dizem ainda que esta é uma das melhores feiras do sector.
Este certame chama a Frankfurt dezenas de milhar de visitantes por ano. Na edição do ano passado foram 136.263 os visitantes, cerca de metade dos quais eram de fora da Alemanha, que visitaram os mais de 4.400 expositores (69% dos quais estrangeiros).
A participação das empresas numa feira desta dimensão através da Nerlei insere-se numa candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas do Quadro de Referência Estratégico Nacional, aprovada no passado mês de Setembro. Desta forma, e à semelhança do que aconteceu já em 2008 e 2009, a Nerlei investe na internacionalização das empresas integradas no projecto.
Para 2010, além da participação na Feira Ambiente, o projecto “Choose Portugal” prevê a realização de quatro missões empresariais ao estrangeiro. Angola, nomeadamente a província de Benguela, Arábia Saudita, Moçambique e Marrocos são os destinos escolhidos. O orçamento é de 530 mil euros e as acções deverão envolver cerca de 42 empresas. Às micro, pequenas e médias empresas cabe um incentivo equivalente a 45% das despesas elegíveis que suportarem com a participação em cada uma das acções, um valor que desce para os 40% para as empresas de maior dimensão.
Joana Fialho