15/04/2010

2.453. Votei Contra compra de prédio para o Parque Verde "Vieira Natividade"

(PATRIMÓNIO) 2.

------ CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE PARCELA DE
TERRENO RÚSTICO -

Propriedade é de 5 familiares "Raposo Magalhães"...José Burgos, Maria Luisa, Maria Domingas, Luisa Burgos e José Pedro...320.000 euros....Pago em 3 prestações de 75 mil euros (agora´no contrato-promessa, Nov 2010, Abril 2011) e 95 mil no acto da escritura em Nov 2011...Área do terreno da Herdade da Cova da Onça é de aproximadamente 3ha...30.464,96 metros quadrados...Confina com o rio Alcoa, Levada de Água, Museu do Vinho, Estação Vieira Natividade, VCI, Av. Costa Veiga, rotunda, com os 2 lotes que a câmara agora adquiriu...


Presidente veio de novo munido de projector e apresentou em "power point", com ponteiro luminoso, o seu Parque Verde "Vieira Natividade". Trouxe o DD Arq. Ferro que deu opinião positiva porque se enquadra tudo: loteamento privado junto ao Challet (disse que ainda não tinha vindo a reunião de câmara e que devia contribuir para as despesas das acessibilidades entre VCI e Cova d'onça e nada pagam)

Repetiu a importância da Beira-rio.Ligação ao Museu do Vinho e à estação Vieira Natividade. Desportos radicais.Espaço de espectáculos ao ar livre...Um Parque que não haverá em toda a área circundante de 100 km e que trará milhares de pessoas a Alcobaça.
Sobre o  terreno por trás das bombas de gasolina
Presidente explicita que há documentação com direitos adquiridos pela família, aquando da VCI...
Esclareceu tb algumas novidades sobre o Jardim do Obelisco.

Vereador Acácio Barbosa votou contra e o Vereador Jorge Agostinho absteve-se. A razão que invocaram é o preço da aquisição. Infromaram-se junto do site das finanças e não aceitam a avaliação virtual de um espaço que é RAN seja avaliado como urbano.

Sr. Presidente da Câmara apresentou o seu sonho de Parque Verde e até me agradou com a ligação ao Museu do Vinho e a aposta no insigne Vieira Natividade...Custa-me ir contra um sonho.


Mas como lhe disse em reunião anterior:


ASSIM NÃO, Sr Presidente Paulo Inácio! Voto contra!


Precisa para ter o nosso voto que nos saiba envolver, que apresente a estratégia integrada e as prioridades das obras, bem como os pareceres técnicos. Na nossa opinião há outras prioridades na beira-rio em detrimento da compra deste terreno totalmente em Leito de Cheia.


Parece-nos prioritário que a Câmara resolva o problema da expropriação que desencadeou à beira-rio na R. D. Pedro V e de todos os edifícios em ruína à beira rio., bem no centro da cidade. Depois a maioria PSD informou ao Povo de Alcobaça do projecto do Arq. Byrne no terreno da Feira semanal, com o rio navegável até Biblioteca, R. D. PedroV...Vai para o caixote de lixo? Havia um projecto particular da ex-crisal à beira rio...Mantém o buracão ali bem no centro da cidade??? Então e o Parque Verde da Cova d' Onça anunciada há tão pouco tempo???


Presidente interrompe-me: É o nosso programa eleitoral. O vereador Rogério Raimundo afinal não o leu!


Cada um age como entende. Se é assim boa viagem. Continuaremos a votar contra. Eu estou eleito em representação de eleitores e em nome duma força política CDU/PCP.


Precisamos de tempo para reunir.


O Presidente Sapinho apresentava com tempo, com carácter reservado, que estava em negociações para a aquisição de propriedades.


O Dr. Paulo Inácio anunciou de supetão na segunda e temos de votar agora.
Depois a bota não acerta com a perdigota nos dinheiros. Há meses que anda a dizer-nos (e publicamente) que não há dinheiro em tesouraria para pagar a dezenas de fornecedores, para obras...Tivemos de arranjar um empréstimo de 2M€!!! Mas de repente consegue 1,5M€ para aquisição de terrenos (320 mil para este, 862 mil para os 2 lotes da Nov' Alcobaça + Cela). Bem sei que é em prestações, mas a de sexta passada foi de meio milhão de euros...Crise na Tesouraria?
...................
do cister.fm respiguei:

Câmara compra terreno em Alcobaça para Parque Verde

A Câmara Municipal de Alcobaça comprou mais um terreno, agora na sede do concelho, para aí instalar um Parque Verde.
O executivo camarário aprovou, esta quarta-feira, a compra do terreno de 3 hectares, localizado entre a Levada e o Rio Alcoa, junto à VCI, por 320 mil euros, tendo em vista a criação de um Parque Verde, uma das promessas eleitorais de Paulo Inácio.
A compra será paga em dois anos.
A área confina com propriedades da Estação Fruteira Vieira Natividade e do Museu do Vinho, pelo que é intenção da maioria PSD agregar esses terrenos e construir "maior Parque Verde num raio de 100 quilómetros".
Paulo Inácio anunciou que o espaço se deverá designar “Parque Vieira Natividade”, e que este irá «contemplar a criação de um jardim botânico, onde estarão plantas e espécies arbóreas autóctones, uma área de laser e outra didáctica, que poderá ficar a cargo da Estação Fruteira».
O projecto admite, ainda, uma ligação directa ao Museu Nacional do Vinho, através de uma passagem subterrânea a construir debaixo da Via de Cintura Interna, para onde se prevê a instalação da componente turística do parque verde.
..................
a notícia no Região de cister de 15.4.2010
Parque Vieira Natividade deverá nascer na cidade


Paulo Inácio quer cumprir uma das medidas que anunciou durante a campanha eleitoral e avançar com a construção de um parque verde na cidade de Alcobaça. Na segunda-feira, o presidente da Câmara deu a conhecer o projecto, que implica a compra de um terreno de mais de 30 mil metros quadrados junto à levadinha.
O assunto foi apresentado aos eleitos da oposição, mas a compra da propriedade da família Magalhães não foi analisada naquele dia, tendo a votação da proposta do contrato de promessa de compra e venda sido adiada para a tarde de ontem, já após o fecho desta edição.
Paulo Inácio acabou por protelar a votação, depois de protestos tanto do PS como da CDU. O vereador José Acácio Barbosa deixou claro que não se ia pronunciar sobre a matéria. "Em 10 minutos é impossível votar em consciência". Já Rogério Raimundo lembrou os vários projectos pendentes, como a Quinta da Conceição e a Cova da Onça, e acusou a maioria de não apresentar um projecto global para a cidade.
Defendendo o parque Vieira Natividade como "estratégico" para a cidade, Paulo Inácio explicou que o terreno se situa nas traseiras do posto de abastecimento da Rua Costa Veiga, ao longo da VCI, junto à levadinha do Rio Alcoa, confina com o Museu do Vinho e está perto da Estação Vieira Natividade. "Este projecto tem ambição turística e educacional".
O parque prevê uma grande área verde de lazer, com recintos para a prática desportiva, um parque radical, um palco para espectáculos ao ar livre, um restaurante e ciclovia.
A autarquia pretende ter o Ministério da Agricultura como parceiro, já que o Governo é proprietário de um terreno confinante, que poderá dar maior dimensão ao parque.
A propriedade custará 320 mil euros, que deverão ser pagos em dois anos.
Ana Ferraz Pereira