20/04/2010

2.479. Mais uma assembleia Municipal que correu mal para o PSD e para Alcobaça

Votaram contra 6: 3 da CDU, 1 do BE, 1 do PP e o PJunta Hélder Cruz
A Isabel Granada interveio pela CDU
Assembleia Municipal de Alcobaça 19.Abril. 2010
P5. Regulamento Municipal Serviço de drenagem de águas residuais.

Votamos contra este Regulamento essencialmente pela questão do anexo com as tarifas do saneamento…

Não aceitamos que numa situação gravíssima para tantas famílias e para promotores micro, pequenos, médios, empresários, haver aumentos na casa dos 5,5%.

Depois de anos e anos a justificar o aumento com o critério base do índice do preço ao consumidor, vem agora a câmara e o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados, exclusivamente PSD, indicar no que era o 1º ano em que as taxas e tarifas deviam baixar 1%.



Mas queremos intervir sobre mais 2 pontos políticos essenciais em relação ao saneamento.

Hoje já relembrámos graves problemas que Alcobaça tem de dirimir: Abadia, Água em Alta, Bem Água como recurso.

Acrescentamos mais um: o pagarmos o tratamento caríssimo o tratamento dos esgotos domésticos nas nossas ex-ETAR’s e ainda a água da chuva à Águas do Oeste.

Gostamos de ver o Presidente da câmara Paulo Inácio defender, agora, o que não foi capaz de defender quando era Presidente da Concelhia do PSD ou da Assembleia Municipal. A CDU alertou na devida altura, e bem mais uma vez o tempo o veio provar, aquando da assinatura do contrato com a Águas do Oeste em 2000, vincando que o maior erro era assumir um compromisso que não tinha em conta o grande investimento que ainda era preciso realizar para separar a drenagem pluvial da dos colectores de efluentes domésticos.

Como também alertámos então, nunca era de entregar as ETAR’s por aquele preço e imediatamente começar a pagar (3 vezes mais do que nos custava) a peso de ouro o tratamento dos efluentes) …



Finalmente outro assunto que tem andado arredado do nosso debate nesta Assembleia e que justificaria uma informação precisa. 10 longos anos se passaram. A realidade das suiniculturas mudou. O grande argumento era a despoluição das suiniculturas. A mega ETAR de Turquel, que passou para o território da Benedita, ainda não arrancou. As condutas estão feitas. A ETAR de tratamento em SMPorto finalmente começou a ser construída…

Pel’ Os Eleitos da CDU, Isabel Granada