a pergunta do "forum" era:
Como se podem proteger melhor as crianças?
A violência doméstica sobre crianças de tenra idade é um facto e a semana passada, em Alcobaça, um bebé de cinco meses morreu depois na sequência de agressões do próprio pai. No sistema, há Comissões de Protecção de Jovens e Crianças, mas nem sempre estas organizações conseguem evitar o pior. O que falta fazer?
e eu respondi assim:
Com boas políticas para todos! Paz, Pão, Habitação, Saúde, Educação…
Vivi a ansiedade diária, durante 4 anos, como gestor de casos (secretário e Presidente) na CPCJ de Alcobaça. As famílias problemáticas geram problemas gravíssimos à vida das crianças. As CPCJ são importantíssimas mas actuam, quase sempre, à posteriori.
As pessoas felizes protegem bem as crianças. Todos precisamos da harmonia permanente do triangular das 3 frentes: Trabalho, Amor e Sabedoria. Precisamos que as pessoas tenham trabalho e salário justo e não de miséria. Precisamos que os pais amem os filhos que conceberam (e desejaram…). Precisamos de aprender mais e mais. Bem sabemos a importância do exemplo.
Nós na CDU, defendemos o Pelouro das Crianças, exactamente porque é preciso centrar práticas e acções, que tenham a infância (e a juventude) como a prioridade das prioridades para CONSTRUIR O AMANHÃ