16/07/2010

3.072. Via cister.fm podemos imaginar o que será o eco-Parque dos Monges...

2010-07-10 16:56:00

Parque dos Monges abre com actividades para os mais jovens

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA), a primeira fase do Ecoparque dos Monges, um espaço de animação turística que está a nascer na Quinta das Freiras, em Chiqueda, em Alcobaça, deverá estar concluído entre 15 e 30 de Agosto.





Segundo Isidro Alves, um dos responsáveis pela empresa, prevê-se, também que até ao final do próximo mês fiquem prontas a parte da animação e da granja com animais.

Para já, entre 12 de Julho e 27 de Agosto, o EcoParque promove diversos Campos de Actividades para os mais jovens.






Com um investimento da ordem dos 40 milhões de euros, este projecto, iniciado há doze anos, vai ganhando forma a partir de várias etapas, nomeadamente na promoção do ambiente, na área cultural, sobretudo na presença da Ordem de Cister em Alcobaça.








Isidro Alves explica que o EcoParque dos Monges se "desenvolve em torno de um lago onde já existe vida natural e onde vão ser desenvolvidas actividades de sensibilização ambiental baseadas em acções desportivas, culturais, pedagógicas e lúdicas".








Estão a ser recuperadas habitações, que irão complementar a oferta de ar livre do Centro, que também terá, de futuro, um edifício multiusos, com oferta ao nível da restauração e uma sala de espectáculos, e um hotel onde se irá retratar a vida monástica em Alcobaça, destinado a receber os passantes e viajantes. O empresário aponta para o próximo ano a conclusão do hotel, bem como do museu.





O projecto só deverá ficar concluído em meados de 2011 com a construção de um espaço para artistas e artesãos, estando ainda prevista, para uma fase posterior, a reprodução do burgo de Alcobaça na Idade Média, cujo objectivo final é ser uma escola de artes.







...........
a 2 .8.2010 José Eduardo Oliveira é simpático para comigo e faz postagem sobre este tema:

http://jeroalcoa.blogspot.com/2010/08/m-285-quinta-das-freiras-entre-chiqueda.html