23/08/2010

3.243. Ontem, +1 belo abRRaço à baía...com avioneta a fazer voos picados

respiguei de http://www.diarioleiria.pt/
:Abraço à baía de São Martinho do Porto agradeceu trabalho de despoluição

O tradicional abraço à baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, na tarde de ontem, teve como objectivo agradecer o trabalho de despoluição já realizado e encorajar as autoridades a terminar o que falta.
"O abraço é um agradecimento pelo trabalho já realizado no âmbito da despoluição da baía de São Martinho do Porto e para encorajar a terminar o que ainda está por fazer, que é o caso do tratamento dos efluentes suinícolas", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Associação Verão de São Martinho, Manuel Vale Domingues.
O abraço começou em 1999, para alertar para a necessidade de despoluição da baía, e determinou, um ano depois, a criação da associação, que se dedica também a realizar outros eventos naquela praia.
"Nós abraçamos o que gostamos e gostamos da baía. Como achávamos que a água na baía não estava em condições, pretendíamos sensibilizar as autoridades para a importância do tratamento dos efluentes domésticos e industriais", adiantou Manuel Vale Domingues, referindo um conjunto de investimentos efectuados nos últimos anos nesta área, de que destacou a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) local.
Embora reconheça que em matéria de despoluição houve grandes avanços em São Martinho do Porto, o dirigente considera, contudo, que continua a justificar-se o abraço gigante à baía - no qual participam a população local, veraneantes e entidades - porque a iniciativa "é, sobretudo, para sensibilizar".
"O que pedimos agora é que termine, quanto antes, a construção da estação para tratar os efluentes das suiniculturas", declarou, explicando que esta obra, em curso, é da responsabilidade da Trevoeste.
O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, faz o mesmo pedido, manifestando ainda o desejo de que a praia possa ser candidata ao galardão Bandeira Azul.
Joaquim Clérigo salientou também o carácter "simbólico" do abraço que admitiu ser já uma "marca" da freguesia.
A iniciativa teve o apoio da Águas do Oeste, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste, onde se inclui São Martinho do Porto.
............
via tinta fresca.net:

Dia Aberto à ETAR de São Martinho





Milhares de pessoas voltaram a dar um “Abraço à Baía”







"Abraço à Baía"
Para mostrar a toda a população interessada, o trabalho até agora realizado, no âmbito da despoluição da Baía de S. Martinho do Porto, a Águas do Oeste voltou a abrir as portas da ETAR no domingo, dia 22 de Agosto.
Durante a manhã visitaram a ETAR algumas dezenas de pessoas, que se mostraram extremamente interessadas com o que viram e aprenderam, tendo na sua maioria manifestado um desconhecimento do investimento aí realizado e do importante papel que a Águas do Oeste tem na despoluição da baía. O transporte dos visitantes até à ETAR foi assegurado pela Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, no entanto, houve aqueles que preferiram chegar em transporte próprio.
No mesmo dia, pelas 16h teve lugar o Abraço à Baía, iniciativa que contou com a organização da Associação Verão de São Martinho e o apoio da Águas do Oeste. Mais uma vez o sol brilhava e milhares de pessoas deslocaram-se à praia de S. Martinho do Porto para "Abraçar a Baía", como forma de agradecimento pelo trabalho já realizado no âmbito da despoluição da baía.
O investimento da Águas do Oeste na despoluição da bacia hidrográfica da Baía de S. Martinho do Porto encontra-se concluído há algum tempo, com a construção da nova ETAR e do emissário da ribeira de Alfeizerão, no entanto, tendo em conta o importante papel que a Empresa tem na contribuição para uma baía mais limpa, a Águas do Oeste continua a associar-se à iniciativa.
Também as acções de sensibilização sobre a água, realizadas na praia, na semana que antecedeu estas iniciativas (dias 17, 19, 21 e 22 de Agosto), foram consideradas um sucesso, envolvendo quase uma centena de participantes. Destinadas sobretudo aos mais novos, para além de sensibilizarem para a utilização racional dos recursos hídricos e preservação dos mesmos, estas actividades deram a conhecer aos participantes qual o importante papel da Águas do Oeste na gestão do Ciclo Urbano da Água na região, assim como, qual o seu contributo para a despoluição da baía.
Fonte: Águas do Oeste
24-08-2010