23/08/2010

3.244. Ainda a inauguração da 1ª fase da Requalificação das Paredes da Vitória, na Freguesia de Pataias

ver tb 3.232
respiguei do tinta fresca.net

1.ª fase da Obra de Requalificação de Paredes da Vitória inaugurada no dia 20 de Agosto

Panorâmica da Requalificação de Paredes da Vitória

A inauguração da 1.ª fase da Obra de Requalificação de Paredes da Vitória, na Freguesia de Pataias, contou com a presença, no dia 20 de Agosto, da secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda Carmo. O projecto, cujo orçamento ascende a 1 milhão e 200 mil euros, com comparticipação de 570 mil Euros através do III QCA, tem como objectivo a reabilitação da frente de mar, a recuperação ambiental das dunas sobre a arriba e a requalificação do aglomerado urbano.
Relativamente às acessibilidades, foi necessário estruturar o perfil transversal diferenciando os vários corredores e zonas de utilização – pedonal, via de circulação e estacionamento; organizar o perfil longitudinal para uma redução gradual e regulação da velocidade de circulação e definir zonas de acessibilidade, privilegiando os pontos de vistas e minimizando o impacte da circulação viária. O estacionamento a Norte distribuir-se-á, quer paralelo ao eixo da via, quer perpendicularmente, num total de 275 lugares para a generalidade dos utentes, ao mesmo tempo que foram criados parqueamentos específicos para veículos de serviços públicos, de fiscalização, urgência e transportes públicos, e lugares de estacionamento de motociclos.

Fernanda Carmo e Paulo Inácio inauguraram a obra

A intervenção no aglomerado urbano constitui uma requalificação global, impulsionada pela intervenção em estruturas construídas limítrofes e na faixa de protecção do sistema dunar, tendo em mente, principalmente, a necessidade de reconstituir uma ligação de volumes construídos e espaço aberto que viabilizasse o enquadramento da implantação da ETAR de Paredes da Vitória, localizada a sul do aglomerado.
Foram criados no local um jardim, um parque infantil recuperado do existente, que, agora com nova localização, permitirá fazer a transição, ao nível de espaços abertos, entre a volumetria do edificado existente e a recente volumetria da ETAR. Por sua vez a frente de mar foi organizada com a aplicação de novo mobiliário, criando-se uma ligação directa entre o Jardim e a Rua da Praia.
Relativamente às infra-estruturas foi concebida uma rede de drenagem de águas pluviais, assim como foi executada a rede de iluminação pública e decorativa, privilegiando-se os espaços de jardim e arborizados, o parque de baloiços, o edifício polivalente, a frente de mar e o espelho de água, prevendo-se o fornecimento e montagem de colunas, luminárias, projectores, infra-estruturas enterrados para iluminação, para além do comando e protecção de todo o conjunto.

Aspecto da praia após a intervervenção

Paulo Inácio mostrou-se satisfeito com o trabalho de requalificação efectuado na Praia das Paredes, salientando que ainda faltam alguns pormenores desta primeira fase da requalificação, “que vão ser feitos a breve trecho”. O autarca referiu que “este executivo tomou noção da importância das praias para o desenvolvimento do concelho” pelo que adiantou que o município tem “mais ambições e sonhos para esta zona” sendo que “há que criar condições para reforçar a aposta no turismo para que os jovens possam trabalhar na terra onde nasceram”, adiantando ainda que “há grandes projectos para as praias de Pataias, nomeadamente o golfe”.
Por sua vez, Fernanda Carmo Julião, congratulou-se com a requalificação de mais uma praia, uma vez que “o litoral é um recurso essencial para a qualidade de vida das populações”. Segundo a secretária de Estado, este tipo de parceria entre a autarquia e o município e o governo pretende “desenvolver e criar condições de fruição nas praias”, uma área de grande atractividade para o desenvolvimento económico, apostando assim no turismo, o que criará mais postos de trabalho e melhores condições de vida às populações. A governante lembrou ainda que no concelho de Alcobaça já existe projecto de requalificação da Praia da Légua e que está em curso o projecto de requalificação das praias da Pedra do Ouro e Polvoeira.
22-08-2010
.............
in diario de leiria
Requalificação do Litoral é prioridade do Governo

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades disse, sexta-feira em Alcobaça, que a requalificação do Litoral é uma "prioridade" do Governo, defendendo a necessidade de "rigor" nas intervenções na orla costeira devido à sua especificidade.
"Estas intervenções são essenciais fazê-las com grande rigor porque é um território com especificidades que têm que ser atendidas", afirmou Fernanda do Carmo na inauguração da primeira fase das obras de requalificação da praia de Paredes de Vitória, em Alcobaça, que permitiu a recuperação ambiental das dunas sobre a arriba.
Os trabalhos, iniciados em 2007, estão orçados em 1,5 milhões de euros e incluíram a reabilitação da frente de mar, a recuperação ambiental da zona envolvente e a requalificação do aglomerado urbano.
A governante assegurou que "estas intervenções são para continuar e são, efectivamente, uma prioridade dentro do ministério e dentro do Governo", reconhecendo, ainda, que os investimentos no Litoral são, também, uma prioridade das autarquias.
"As condições que estas zonas oferecem são fundamentais quer para a qualidade de vida das pessoas, quer para o tal desenvolvimento local", observou, prometendo disponibilidade total para colaborar com o município de Alcobaça na requalificação da sua costa.

A secretária de Estado acrescentou que uma política neste sector deve ter em atenção três vectores, um dos quais passa por atender ao facto de que o "Litoral é um território que tem um equilíbrio frágil e uma dinâmica muito complexa", exemplificando com as consequências do último inverno na orla costeira.

Fernanda do Carmo realçou igualmente a presença no Litoral de "recursos e valores naturais que são fundamentais e que obrigatoriamente temos que os preservar", admitindo, por outro lado, como terceiro vector, que estas "são áreas de grande atractividade para as populações" e de "grande interesse" para a actividade económica.

"É no equilíbrio destas três questões que as nossas intervenções são programadas", assegurou, elogiando a parceria, que classificou como "fundamental", entre os vários organismos com competências no Litoral e prometendo a sua continuidade noutras praias do concelho de Alcobaça.

Também o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou o resultado da parceria e a "oportunidade" que constitui o investimento na praia de Paredes de Vitória para a sustentabilidade ambiental.

"Quando há o casamento de vontades, o sonho surge e a obra conclui-se", declarou Paulo Inácio, lembrando à governante que o município tem "mais ambições" para a zona, uma das quais passa pela instalação de um campo de golfe na mesma freguesia de Pataias.
A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades inaugurou depois, em Alcobaça, a Feira de São Bernardo, mostra de actividades económicas e de artesanato, cuja abertura, sexta-feira, coincidiu com o feriado municipal.