respiguei de
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=22901
Joana Fialho // Edição de 12-09-2010
Alcobaça e Nazaré
Bolsa de empresas para fomentar responsabilidade social
O projecto "Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento" – o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Alcobaça e Nazaré – está a criar uma bolsa de empresas que permita fomentar a responsabilidade social nos dois concelhos.
O gestor do projecto, José Adolfo, explica que “o grande objectivo é que empresas que ainda não têm implementada a responsabilidade social, passem a ter acções de cariz social”. E para que isso aconteça há uma série de passos a seguir.
Sob o mote “uma empresa mais responsável é uma empresa com os olhos postos num futuro com maior sustentabilidade social”, a equipa do CLDS está já em contacto não só com as organizações empresariais dos concelhos abrangidos pelo projecto, mas também com outras empresas do distrito de Leiria. A estas empresas, que serão os ‘parceiros de actuação’, juntam-se os ‘parceiros de referência’ - empresas nacionais que têm já enraizados fundamentos de responsabilidade social e que deverão ser encarados como modelos a seguir.
Depois da fase de contactos, segue-se a preparação das empresas. É que “muitas fazem já acções de carácter social, mas não o fazem de uma forma estruturada”. E aquilo a que o CLDS se propõe é precisamente “dar às empresas os mecanismos para que possam trabalhar com a rede social de uma forma organizada”, esclarece o gestor.
Nesta fase de preparação, cada empresa deverá indicar um interlocutor, o que facilitará a ligação à comunidade e à rede social já existente, onde assumem especial importância as associações, autarquias e outras entidades. José Adolfo dá o exemplo: “hoje, quando existem acções sociais no terreno, muitas vezes ficamos à espera que as empresas as descubram sozinhas. Por outro lado, quando a rede social já existente quer promover acções com o apoio das empresas, nem sempre sabe a quem se dirigir”. E é isto que a bolsa de empresas vai combater. “Com esta bolsa, as empresas saberão exactamente a quem se dirigir quando quiserem agir socialmente e a rede social também saberá a quem se dirigir nas empresas”, afirma.
Para José Adolfo, “nenhum empresário deverá ficar indiferente a esta iniciativa”, que não implica qualquer custo para as empresas. O gestor acredita que “caminhamos para uma realidade em que as empresas vão precisar de ter visibilidade social, em que a responsabilidade social será fundamental para a sua sustentação”.
A equipa iniciou já a fase de contactos com as empresas e a bolsa deve ser uma realidade já no próximo mês de Setembro. Já no final do ano está prevista a realização de uma Feira de Emprego, uma das primeiras iniciativas do "Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento" em que o mundo empresarial se encontrará com a comunidade será uma Feira de Emprego e que será aproveitada para a realização de diversos workshops. Quando o CLDS de Alcobaça e Nazaré chegar ao fim, em 2012, “as empresas já deverão estar em estreita relação com a rede social”, garante José Adolfo.
Todas as informações sobre o projecto do CLDS devem ser solicitadas através dos telefones 262577136 e 912464810, do e-mail geral@clds.projectomais.com.
Joana Fialho