17/09/2010

3.403. Presidente da Câmara deu informações no PAOT da reunião de câmara pública do dia 13.9.2010, sobre o Hotel e o Polisrios

Presidente da Câmara, Dr. Paulo Inácio informou tb sobre os seguintes assuntos:
- Esteve com o Sr. Secretário de Estado da Cultura e com o Presidente do IGESPAR  e ficou a saber do bom andamento do processo do concurso público para o Hotel no mosteiro.
Sr. Presidente: Não esqueça o debate público com os Alcobacenses sobre esta matéria. Não é competência nossa, mas é direito nosso querermos o melhor para Alcobaça e para a Abadia!!!

- Esteve a alomoçar com a ARH e com o Presidente da Câmara da Nazaré, daí o atraso) para a importante candidatura da requalificação do Alcoa da nascente à foz.
Vai haver um novo programa POLISRIOS.
Na ARH vai haver o doutoramento de técnicos com esta temática deste projecto.

- A ARH solicitou cópia do processo do licenciamento de construção para a arriba/Moinho Pedra do Ouro.
....................
região de cister postou: http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4112
Alcoa vai ser candidatado a projecto do Polis Rios

Os municípios de Alcobaça e da Nazaré estão juntos na requalificação e dinamização do Rio Alcoa, que será candidatado ao projecto Polis Rios.
Trata-se de um programa que terá duas linhas de intervenção: rios urbanos sujeitos a muita pressão e ocupação urbana (pequenos e intermunicipais, como é o caso do Rio Alcoa); e rios em natureza (grandes).
O Governo deverá apresentar formalmente o programa no final de Outubro e só depois abrir as candidaturas, mas os presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré, Paulo Inácio e Jorge Barroso, respectivamente, já estão a fazer o trabalho de casa.
Paulo Inácio está confiante que o "Rio Alcoa funcione como um projecto-piloto neste programa". Para tal, tem reunido com frequência com o autarca nazareno e com o presidente da Administração Regional Hidrográfica (ARH).
O Alcoa será um "instrumento de excelência que irá capitalizar turismo para os dois concelhos", salientou Paulo Inácio, na última reunião pública de Câmara, acrescentando que duas técnicas da ARH querem defender a tese doutoramento com este projecto.
O presidente da Câmara de Alcobaça garante que todo o percurso do Rio Alcoa, até desaguar na vila da Nazaré, será dinamizado. "As questões muselógicas serão tratadas no Museu Raul da Bernarda; os testemunhos romanos, no Bárrio; os campos agrícolas, na Cela", frisou. Ao longo do percurso, haverá parques urbanos e a possibilidade de construírem-se represas. "Não conheço nada da Europa com este testemunhou", comentou Paulo Inácio, relembrando o trabalho realizado pelos monges Cistersienses.
Já no concelho da Nazaré, o Rio Alcoa será alvo de aproveitamento marítimo, potencializando os recursos da vila piscatória.