23/09/2010

3.429. (23set2010.11.22') Loteamento Nov' Alcobaça

19Abril 2011
 Nov'Alcobaça avança...Não pude ir à visita...
via região de cister de 14.4.2011:


Fase inicial da Nova Alcobaça estará pronta em Junho

Um parque de campismo, zona comercial com retail parks, zona habitacional com vivendas de luxo, prédios para a classe média e lofts para pessoas com menor capacidade económica são alguns dos equipamentos previstos para o mega-empreendimento Nova Alcobaça, que deverá ter a primeira fase concluída no final de Junho, anunciou o presidente da Câmara esta terça-feira em visita às obras.

A aldeia Pedro e Inês, um espaço autosustentável em termos energéticos, é outra das novidades do projecto, que contempla ainda hotéis, infantário e berçário, uma praça com vista para o Mosteiro e um centro de interpretação ambiental, como explicou o promotor, Simão Costa, que explicou os atrasos com a necessidade de renegociar o financiamento com a banca dado o momento de crise que o País atravessa.
Entre a fase das infra-estruturas e dotação de todos os equipamentos implementados em 300 mil metros quadrados, o investimento é superior a 150 milhões de euros.
As obras deverão demorar ainda cerca de três anos. O promotor afiançou que já tem marcas interessadas no retail park e já há investidor para as bombas de gasolina que vão surgir no local. "Temos emigrantes que já manifestaram intenção de comprarem habitação na Nova Alcobaça", disse Simão Costa, que anunciou ainda acordos com promotores do Norte da Europa para a aldeia Pedro e Inês. "Estou convencido que se trata de um produto que terá fácil aceitação no mercado porque se trata de uma urbanização bem pensada e bem feita. Poderá não se vender em meia dúzia de anos, como pensámos inicialmente, mas em dez ou pouco mais", afirmou o promotor.
Paulo Inácio mostrou-se satisfeito com a possibilidade de o empreendimento ser ligado à Quinta das Freiras, onde deverá ficar sedeado o destacamento da GNR. "Está comprometido com o Ministério da Administração Interna um destacamento que tenha todas as valências", anunciou o autarca, que fala mesmo em dormitórios e residência para um Grupo Especial de Intervenção do Oeste Norte, "o que pode significar um reforço do efectivo".
A Quinta das Freiras poderá ainda albergar as futuras oficinas da autarquia e receber as valências do Mercoalcobaça caso aquele equipamento seja utilizado para outra finalidade.
A Nova Alcobaça fica também situada paredes meias com o Parque dos Monges e a escassos metros do novo Centro Escolar. A concretizar-se, o Parque Verde será trambém vizinho da nova cidade dentro de Alcobaça.

tintafresca.net postou assim:
Projecto de 150 milhões de euros
    “Nova Alcobaça” promete empreendimento
    com “todas as valências que uma cidade tem”
        

    Simão Costa e Paulo Inácio
    O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça convidou a imprensa para uma visita às obras da Nova Alcobaça, na tarde de dia 12 de Abril, onde foi feito um ponto de situação da celeridade dos trabalhos já iniciados. Esteve presente além de Paulo Inácio, Simão Costa, promotor da Nova Alcobaça.

       O empreendimento Nova Alcobaça tem um orçamento previsto de 150 milhões de euros, e será implantado numa área de 300 mil m2. Segundo o promotor farão parte da Nova Alcobaça uma academia de golfe; espaço para serviços e escritórios; um pavilhão multi-usos; moradias; a “aldeia Pedro e Inês” que terá capacidade para 200 fogos habitacionais; moradias unifamiliares, apartamentos e lofts, num total de mil fogos habitacionais; zona comercial; centro de interpretação ambiental; um condomínio fechado; um hotel para seniores, um kids club (infantário/berçário), um hotel, cinema, campos de ténis, bombas de gasolina, entre outros.

       Paulo Inácio referiu na ocasião que a visita serve para a autarquia mostrar que, “apesar das dificuldades, este projecto estratégico para a cidade está em andamento”, adiantando que “uma parte substancial das infra-estruturas verá o seu terminus no mês de Junho”.

       O autarca referiu que o município tem “urgência em chegar à Quinta das Freiras” devido ao facto de já ter contratualizado para esse local a instalação do Destacamento da GNR que irá agrupar e tutelar os concelhos de Alcobaça (quartéis da GNR de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho do Porto) e Nazaré (Valado dos Frades), que saem assim, da alçada do destacamento de Caldas da Rainha, e que terão naquele local um “grupo especial de intervenção”.

        

    Um dos arruamentos em fase de construção
    Além do Destacamento da GNR, Paulo Inácio referiu que o executivo está a reflectir a colocação de outras valências na Quinta das Freiras, como por exemplo as oficinas municipais. O edil informou também que os responsáveis do projecto “Parque dos Monges”, localizado junto à Quinta das Freiras, apresentaram um pedido na autarquia para a construção de um parque de campismo, o que segundo Paulo Inácio “poderá vir a colmatar o fecho do parque de campismo da cidade”.

       A finalizar a sua intervenção, Paulo Inácio referiu que com a conclusão da ciclovia para circulação junto da VCI, com a ligação da “Nova Alcobaça” ao Parque Verde da Cidade e ao Centro Escolar, este espaço fará parte de “uma estratégia de envolvência ambiental e de qualidade de vida”. Após a visita, o autarca mostrou também aos jornalistas um terreno, com 10 mil m2, situado junto ao Centro Escolar de Alcobaça, propriedade do Ministério da Agricultura, que está “subaproveitado há 20 anos” e onde o edil pretende que seja instalado o campo sintético de futebol da cidade.

       Por seu turno, Simão Costa explicou que o projecto “Nova Alcobaça” foi pensado de forma a que aquele espaço tenha “todas as valências que uma cidade tem”. Segundo o promotor, o espaço terá “uma zona comercial moderna, além do pequeno comércio”, bem como “uma zona habitacional que abrange todas as classes” com “moradias unifamiliares, prédios para classe média e também lofts para pessoas com mais dificuldades económicas.” Outro dos objectivos do “Nova Alcobaça” é que esta seja “uma cidade o mais eficiente possível em termos energéticos”, referiu o responsável, adiantando que “é uma urbanização muito bem pensada.”

       O empresário adiantou ainda que outra das vertentes da “Nova Alcobaça” é a implementação de uma aldeia “Pedro e Inês” que foi pensada a nível cultural e que terá como objectivo “trazer mais pessoas ao espaço” e será “completamente auto-sustentável.” Em relação a esta aldeia, Simão Costa revelou que, por ser um “produto para turistas”, existe já à sua volta um interesse muito grande, nomeadamente de promotores do Norte da Europa.

       Simão Costa admitiu aos jornalistas que, “se não viesse a crise, isto já teria sido feito, mas foi preciso negociar com o grupo financeiro Millennium”. Apesar da crise, o promotor mostra-se esperançado em terminar o projecto, embora não adiante datas para o seu final, avançando apenas que em relação aos “lotes unifamiliares já existe interesse de emigrantes em os comprar.”
    13-04-2011
    ***
    Nova Alcobaça já devia ter infraestruturado...E o Ecoparque dos Monges?
    Perguntar ao Vereador das Obras Particulares
    notícia da cisterfm
    2010-09-23 10:01:00















    Câmara "pressiona" promotor do empreendimento "Nova Alcobaça"
    A Câmara Municipal está a "pressionar" o promotor do empreendimento "Nova Alcobaça" no sentido de construir rapidamente a rua de acesso à Quinta das Freiras.
    Paulo Inácio justifica este pedido com a necessidade estratégica que a ligação terá para futuros equipamentos.
    O pedido visa a construção de um troço rodoviário até ao Ecoparque dos Monges.
    Daí em diante serão os promotores do complexo turístico-ambiental a assegurar a ligação até à Quinta das Freiras, local que vai receber o futuro destacamento territorial da GNR, assim como um equipamento na área do apoio social, serviços que são entendidos como estratégicos e essenciais para o concelho.