respiguei do gazeta das caldas
Músicos da Banda de Alcobaça premiados em Itália
Publicado a 8 de Outubro de 2010
Tomás Rosa e Eduardo Cardinho viram o seu talento e a sua dedicação à música reconhecidos numa das mais importantes provas de percussão da Europa
Tomás Rosa e Eduardo Cardinho, músicos da Banda de Alcobaça, foram distinguidos com diversos prémios na “International Competition for Percussion Instruments &Drumset”, que decorreu na cidade italiana de Fermo entre os dias 3 e 12 de Setembro.
O primeiro, Tomás Rosa, natural da Vestiaria (Alcobaça), alcançou o 1º lugar em Vibrafine (Categoria A), o 2º lugar em Marimba (Categoria A) e o 3º lugar em Tímpanos. Por sua vez, Eduardo Cardinho, natural da freguesia leiriense de Marrazes, recebeu o 2º prémio em Vibrafone (Categoria B, onde era o mais novo músico a concorrer).
O músico alcobacense já disse que os prémios são “uma grande recompensa pelo trabalho feito nas obras estudadas para o concurso”. Depois de ter vencido vários prémios de música em Portugal, o músico, de apenas 15 anos, acredita que as vitórias em concursos internacionais lhe dão “muita experiência e muita motivação para o futuro”.
À semelhança de Tomás Rosa, também Eduardo Cardinho se estreou em Itália nas competições internacionais.
“Vencer um concurso deste tipo é muito importante para a vida e carreira de um músico – primeiro ganha-se grande experiência e à vontade em palco, depois começa-se a ganhar nome no mundo da música e a ter mais propostas de trabalho”, afirma.
Não obstante as portas abertas pela vitória de competições deste género, o músico não hesita em afirmar que o orgulho da sua família tem um gosto especial. “Para mim a coisa mais importante é que faz com que a minha família, nomeadamente os meus pais e irmão, sintam orgulho em mim”, garante.
Sendo uma das mais importantes provas de percussão a nível europeu, a “International Competition for Percuission Instruments &Drumset” reuniu em Fermo cerca de duas centenas de músicos de 26 nacionalidades. Divididos em três escalões, os candidatos podiam concorrer em marimba, vibrafone, caixa, tímpanos, bateria e composição, passando por duas fases – a eliminatória e a final, onde eram avaliados por diversos júris.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com