05/12/2010

3.810. OESTE SUSTENTÁVEL.Via Gabinete de Informação da Câmara de Óbidos sei do que devia saber via Alcobaça ou Oeste CIM

Em 2010 o que aconteceu em Alcobaça?
O que é que a "Oeste Sustentável" vai fazer em 2011 no nosso concelho???
Quem acompanha esta frente da eficiência energética?
Via Gabinete de Comunicação e Design do Município de Óbidos (Telmo Faria preside à Agência)

Plano de actividades e orçamento da Agência OesteSustentável aprovado por unanimidade
A I Assembleia Geral da Agência OesteSustentável decorreu no dia 2 de Dezembro, tendo como ordem de trabalhos a tomada de posse dos membros da assembleia-geral, apresentação e aprovação do plano de actividades e orçamento para 2011. Tendo sido feita uma apresentação dos projectos e actividades lançadas em 2010, foram também apresentadas as propostas de projectos, eixos estratégicos e acções para 2011. Neste capítulo foram debatidas algumas perspectivas e esclarecidas dúvidas solicitadas pelos presentes.
Da retrospectiva de 2010, destacam-se o estudo de optimização energética no edifício OesteCIM, a promoção do veículo eléctrico, a contribuição para a revisão do diploma de microprodução e o apoio aos projectos municipais. Para este efeito foi também criado o Grupo de Trabalho Intermunicipal para a Energia e Ambiente, tendo cada município um representante. Deu-se ainda início ao estudo da matriz energética dos Concelhos e Região Oeste e inventário das emissões de gases com efeito de estufa; este estudo servirá de base para elaboração do plano de sustentabilidade da região, planos de acção locais e utilizará metodologias enquadradas com os critérios considerados no âmbito do Pacto dos Autarcas.
Foi ainda feito um ponto de situação do projecto de optimização da iluminação pública na Região Oeste, que contempla duas vertentes: uma através da implementação de 527 relógios astronómicos com vista à garantia de uma gestão eficaz do horário de utilização da iluminação pública (estimam-se com este projecto reduções no custo com consumo eléctrico na ordem dos 200mil Euros anuais), só este ano no âmbito do trabalho da agência junto da EDP já foram instalados cerca de 20% dos postos de transformação o que dará de poupança aos municípios cerca de 190 mil Euros, valor superior à quotização anual da câmaras enquanto associados da agência; numa outra vertente tem vindo a ser desenvolvido o estudo de melhoria da eficiência pela substituição da tecnologia existente, sendo o principal alvo deste estudo a tecnologia a LED. Estimam-se com este projecto potenciais poupanças de aproximadamente 4 milhões de Euros anuais na região evitando-se a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2.
Para 2011 pretende-se dar seguimento a estes projectos e lançar outros na área dos edifícios, particularmente a construção sustentável, a certificação energética de edifícios públicos e os diagnósticos energéticos no sector residencial. Também na componente de aproveitamento de recursos renováveis estão planeados para o próximo ano vários projectos de promoção e desenvolvimento, particularmente através do diploma de miniprodução a ser publicado em Decreto-Lei em princípio no início de 2011.
Na área dos resíduos está previsto para 2011 um projecto de valorização por vermicompostagem, perspectivando reduções significativas na produção de resíduos para aterro. Foram também apresentados projectos cobrindo de forma abrangente outros eixos estratégicos nomeadamente a mobilidade sustentável, cooperação internacional, educação criativa para a sustentabilidade, fundo social de energia e um fundo regional de carbono.
Em nome da direcção, o presidente Telmo Faria destacou a importância de estarmos unidos no Oeste na construção de soluções e no apoio mútuo e fez um apelo para que em 2011 para além das autarquias, também as empresas e restantes instituições a começar pelos associados da agência pudessem dar um contributo ainda maior para a afirmação de uma agência que já esta a trazer as melhores práticas de promoção da sustentabilidade para o Oeste.
Perante a unanimidade na aprovação do plano de actividades e respectivos pressupostos financeiros, a sessão foi concluída pelo presidente da mesa com felicitações ao bom trabalho desenvolvido em 2010 e uma boa perspectiva para 2011.