muitos anúncios, muitos tiros de pólvora seca...foi só fumaça... que já se esfumou
respiguei da cister.fm
2010-12-04 19:51:00
Alcobaça insiste no Museu da Língua junto do IGESPAR
Paulo Inácio já falou com o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico (IGESPAR) sobre o desejo de Alcobaça receber um Museu da Língua Portuguesa.
O presidente da Câmara Municipal sugeriu a Gonçalo Couceiro a instalação desse futuro espaço museológico na Ala Sul do Mosteiro de Santa Maria.
“Trata-se da zona do monumento que mais recentemente esteve ligada ao ensino e consequentemente à aprendizagem da língua materna”, justifica o autarca.
Continua em análise a possibilidade da área actualmente devoluta do Monumento vir a ser ocupada por um hotel de luxo e por um auditório/centro de congresso, projectos que limitariam, no futuro, qualquer acesso do público a um espaço museológico que ali se viesse a instalar.
A sugestão de localização desse espaço museológico por parte do autarca de Alcobaça acontece semanas depois de ter referido que existe a necessidade de se reflectir sobre a instalação de um Museu da Língua Portuguesa, que não existe no país, tendo, já na altura, sugerindo como localização o Mosteiro de Santa Maria, de Alcobaça.
........
hoje 7.12.2010, a cister fm menciona parte da minha luta pela divulgação pública dos estudos do Augusto Mateus (abadia e concelho)
Estudo de Augusto Mateus defende ocupação parcial do Mosteiro
O estudo estratégico de Augusto Mateus sobre a Abadia defende a ocupação parcial do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
É uma das principais conclusões do estudo estratégico sobre a Abadia de Alcobaça, da autoria de Augusto Mateus, a que a CDU diz ter tido, “finalmente”, acesso.
Rogério Raimundo tinha pedido o estudo ao anterior presidente do executivo camarário, Gonçalves Sapinho, de quem nunca recebeu resposta à solicitação.
Com a chegada de Paulo Inácio à presidência da Câmara Municipal, o vereador comunista voltou a pedir o estudo estratégico sobre o Mosteiro de Santa Maria, tendo tido resposta positiva na primeira reunião de câmara do mês de Novembro.
Já depois de ter lido o relatório de Augusto Mateus, o vereador afirma que “a CDU defende o mesmo para o conjunto cisterciense desde 1999”, sendo “contra o que actualmente acontece no Mosteiro”.
Rogério Raimundo adianta que “sempre defendeu a ocupação parcial e não total do Claustro do Rachadouro”, tal como o economista Augusto Mateus, ao contrário das expectativas do IGESPAR e da autarquia de Alcobaça, que pretendem ceder totalmente o também conhecido por Claustro das Amendoeiras a entidades privadas.
Rogério Raimundo afirma-se, ainda assim, "satisfeito" por ter tido acesso ao estudo, referindo que este deveria ser tornado público, pois “foi pago com o dinheiro público”.
........
nos finais de set 2010 era quase garantido o Hotel
cister.fm postava:
Garantido a instalação de hotel no Mosteiro de Alcobaça
A instalação de uma unidade hoteleira no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça está garantida.
A concessão poderá estar por dias, segundo informou a autarquia de Alcobaça.
Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, espera que a «concessão pública para o hotel de cinco estrelas seja aberta ainda este ano».
O autarca afirma-se «contente» pela possibilidade do processo avançar ainda em 2010 e lembra que o seu executivo tem feito um «enorme esforço», no sentido de reabilitar os espaços devolutos do monumento cisterciense.
O Mosteiro é, desde há algum tempo, membro do Roteiro dos Monumentos Património da Humanidade, que também inclui os Mosteiros de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e dos Jerónimos, em Lisboa, para além do Convento de Cristo, em Tomar.
Agora em finais de Nov 2010 o IGESPAR já diz que não...
......
IGESPAR já disse não à proposta da Câmara para a construção do Jardim do Obelisco
.....
IGESPAR já disse não à proposta de iluminação do Mosteiro que a câmara contratou a não sei quem...