19/01/2011

4.050.(19Jan.9h19') Organizações ligadas à Agricultura...Que soluções novas que façam Alcobaça CENTRO da sua potencialidade?

respiguei da cister.fm:
2011-01-16 11:50:00

Alcobaça tem doze organizações e associações ligadas à agricultura
Este número, que constitui "um caso único no país", mostra que Alcobaça tem ainda bastante vitalidade neste sector, referiu José Soares, presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça.
Jorge Soares adiantou que não só no caso de Alcobaça, mas de todo o país, a agricultura poderá mesmo ser um "escape" para as pessoas que não tenham emprego.
De acordo com este dirigente, “existem muitas estruturas organizadas que precisam de mão-de-obra na agricultura”, mas a oferta não parece estar a ter a desejada resposta por parte daqueles que estão afastados do mercado laboral.
“Em tempos de crise, sectores como o agrícola, intimamente ligado aos bens alimentares, tornam-se mais importantes para as economias locais, geralmente afectadas pelo desemprego”, acrescentou.
.............
(7fev,14h31') via região de cister de 3.2.2011
Cooperfrutas investe 4 milhões de euros

empresa foi criada em 1998
A Cooperfrutas concluiu, no início, deste mês um investimento que rondou os 4 milhões de euros. A empresa finalizou um projecto que teve início em 2008 e que tinha como objectivo modernizar grande parte da produção da empresa.
"Melhorámos a atmosfera controlada, a calibragem, o embalamento e a expedição", esclarece Sérgio Pereira, director da empresa, que prevê o retorno do investimento nos próximos 12 anos.
Segundo o empresário, o esforço financeiro feito pela Cooperfrutas irá melhorar a capacidade de produção, conseguindo, assim, dar resposta ao "aumento da procura".
A necessidade de satisfazer um crescente número de pedidos dos clientes foi o principal motivo para o investimento. Uma procura que se tem registado, maioritariamente, ao nível da exportação. "30% do que produzimos vai para exportação" refere João Silva, gestor da empresa, esperando aumentar o peso da produção para outros países para 60%.
Polónia, França e Alemanha são os principais países para onde a cooperativa exporta, uma vertente que tem sido cada vez mais explorada pela Cooperfrutas, estando a crescer cerca de 12% ao ano.
Nos últimos cinco anos, os 120 produtores associados à empresa de Alcobaça triplicaram a produção por hectare. "Passamos de 10 toneladas por hectare para 40", afirma Sérgio Pereira.
Criada em 1998, a Cooperfrutas comercializa principalmente Pera Rocha e Maçã de Alcobaça, que representam respectivamente, 60 e 39 por cento da produção. "Também fazemos negócio com algumas frutas de verão como o pêssego e a ameixa", sublinha João Silva, assegurando que representa "pouco mais de 1% da produção".
Com um volume de facturação na ordem dos 6 milhões de euros no ano passado, a cooperativa tem crescido todos os anos, contando actualmente com 70 colaboradores.
A Cooperfrutas prepara, agora, um investimento na ordem dos dois milhões de euros, que espera concretizar até ao final de 2012. Concluir a remodelação da estação fruteira e ampliar a capacidade em termos de câmaras de atmosfera controlada serão as modificações realizadas, sempre com um objectivo em mente: aumentar a capacidade de produção.
texto/foto Luciano Larrossa