29/01/2011

4.109.(29Jan.15.51') Hoje houve inauguração da ESDICA e o Sec. Estado falou no relatório PISA...Não falou foi no que este realtório mencionou sobre os Professores...















É preciso, nesta hora, lembrar os objectivos da "Parque Escolar, EPE"
"Missão e Objectivos

A Parque Escolar, EPE, criada pelo Decreto – Lei n.º 41/2007, de 21 de Fevereiro, é uma pessoa colectiva de direito público de natureza empresarial, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, estando sujeita à tutela dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da educação.
A Parque Escolar tem por objecto o planeamento, gestão, desenvolvimento e execução do programa de modernização da rede pública de escolas secundárias e outras afectas ao Ministério da Educação, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2007, de 3 de Janeiro.
O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário, visa, no essencial, cumprir três objectivos:
• Requalificar e modernizar os edifícios das escolas com Ensino Secundário, repondo a eficácia física e funcional, numa perspectiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, às didácticas e às novas tecnologias de informação e comunicação;
• Abrir a Escola à comunidade, criando condições para uma maior articulação com o meio envolvente, associado a uma correcta valorização patrimonial garantindo o aproveitamento integral das potencialidades instaladas na infra-estrutura escolar;
• Criar um novo modelo de gestão das instalações, garantindo uma optimização de recursos instalados e uma correcta gestão da conservação e manutenção dos edifícios após a intervenção."


A propaganda do governo PS hoje anunciava 21 escolas inauguradas.
Sócrates e a ministra estiveram em Braga.
Para Alcobaça não vieram os jornais e as televisões.
O Secretário de Estado fez a propaganda, natural, do que o governo tem feito de Investimento na Escola Pública..
Inglês. Aulas de substituição. Ensino profissional. Estatísticas positivas na leitura e na Matemática.
e referiu o Relatório PISA, mas +1x não enalteceu o papel dos professores. Daí que venha a propósito relevar: "Uma Ovelha Negra Não Estraga o Rebanho
No meio da crise sócio/económica e do cinzentismo emocional instalado no país há vários meses, eis que o relatório PISA trouxe algumas boas evidências para Portugal.
E a melhor de todas, a que considero verdadeiramente paradigmática, foi omitida pela maioria dos órgãos de comunicação social: Mais de 90% dos alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores!
O relatório conclui que os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE, tendo em 2006 aumentado 10 pontos percentuais.
O mesmo relatório conclui que os professores portugueses estão sempre disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um excelente relacionamento.
Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social (e pelos habituais "fazedores de opinião" luxuosamente remunerados que escrevem para os jornais ou são comentadores na rádio e na televisão) que ostensivamente consideram que os professores do ensino básico e secundário uma classe pouco profissional, com imensos privilégios e luxuosas remunerações...
Uma classe profissional que deveria ser acarinhada e apoiada por todos, que deveria ter direito às melhores condições de trabalho (salas de aula, equipamento, formação, etc.) e que tem sido maltratada pelo poder político e por todos aqueles que tinham o dever de estar suficientemente informados para poder produzir uma opinião isenta para os demais membros da comunidade.


Ao conjunto destas evidências acresce outra, onde o papel do professor é determinante: a inclusão.


O relatório revela-nos que Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas!


E ainda refere que o nosso país tem a maior percentagem de alunos carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura.


Nada acontece por acaso! Os professores portugueses são excelentes profissionais, pessoas que se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, mesmo quando são vilipendiados e ofendidos por membros de classes profissionais tão corporativistas (ou mais!) que a dos professores!


Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário! Obviamente que, como em todas as demais classes profissionais, haverá excepções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas responsabilidades, não justificam o ordenado que recebem. Mas, assim como uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um rebanho.
Pergunto: porque se escondem os arautos da desgraça, detentores da verdade absoluta, que estão sempre na linha da frente para achincalhar os professores do ensino básico e secundário. Estranha-se o silêncio."
Margarida Rufino in Jornal de Cascais
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a propaganda, incluindo video projectado, estava bem feita e está no sites:
http://www.parque-escolar.pt/
http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/PrimeiroMinistro/Noticias/Pages/20110129_PM_Not_Escolas.aspx
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mas tal como nos Centros Escolares de Alcobaça, vamos pagar esta empreitada com "língua de palmo":
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PCP:
"Mega Agrupamentos e Encerramento de Escolas, no Distrito de ...

Terça 27 de Julho de 2010
Pergunta ao Governo N.º

A Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010 introduziu, no final do ano lectivo, uma grande instabilidade nas escolas e agrupamentos de todos os ciclos de ensino básico e do ensino secundário, pelas decisões impostas às escolas e agrupamentos, nomeadamente aos seus órgãos de gestão, recentemente eleitos e constituídos.
Toda a orientação contida nessa Resolução do Conselho de Ministros, quer seja a respeitante ao emparcelamento e à verticalização dos agrupamentos, quer seja a respeitante a encerramentos de escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico com menos de 21 alunos, trará sérias consequências para a qualidade do ensino e para a qualidade de vida das populações em todo o país. Porém, será nas regiões menos urbanizadas do interior do país que as consequências desta política de desmantelamento da escola pública vão significar uma maior deterioração da qualidade de vida dos jovens e dos pais e degradarão o ensino leccionado.
Num quadro de êxodo rural e litoralização dos serviços e das infra-estruturas públicas, o encerramento de escolas e a concentração dos meios humanos e materiais em agrupamentos de dimensões que podem atingir os cerca de 3000 alunos, serão novos factores no agravamento da desertificação das zonas rurais e desequilíbrios inter-regionais.
O Distrito de ..., pela sua orografia, pela dispersão populacional e dos agregados urbanos, pela qualidade e tipologia das suas infra-estruturas rodoviárias e pela ausência de uma rede de transporte ferroviário, está pois, sujeito aos impactos das políticas de reordenamento dos serviços públicos de forma ainda mais acentuada que os distritos do litoral, industrializados e maior densidade populacional.
Importa assim conhecer qual a estratégia do Governo para o reordenamento da rede escolar no que toca directamente a este Distrito, bem como conhecer que estudos e avaliações terá o Governo levado a cabo na região para identificar as consequências, positivas e negativas, de cada uma das suas decisões no quadro da referida Resolução do Conselho de Ministros.
Acresce o facto de o Governo estar confrontado neste momento com uma Resolução da Assembleia da República que recomenda a suspensão dos efeitos dessa Resolução e que orienta o Governo no sentido da criação e construção de uma estratégia a longo prazo para o parque escolar e para a rede escolar. Resolução, resultante da aprovação de um Projecto de Resolução apresentado pelo Partido Comunista Português.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério da Educação, me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Quais as escolas que o Governo pretende encerrar, em todo o Distrito de ... face à Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010, quantos alunos tem actualmente cada uma dessas escolas e em que anos de escolaridade?
2. Qual a escola mais próxima ou a escola de acolhimento para cada um desses alunos e qual o tempo de deslocação previsto?
3. Qual a nova configuração de todos os agrupamentos do Distrito de ..., de acordo com a estratégia do Governo plasmada nessa Resolução?
4. Que contactos realizou o Governo junto das escolas, autarquias e associações de pais do Distrito de ...para auscultar sobre a vontade ou disponibilidade para novas configurações de agrupamentos, emparcelamentos, extinções ou outras alterações à actual rede escolar do Distrito? Solicitava o envio de relatório ou relatórios que sintetizem as consultas que certamente foram realizadas.
5. Quais as escolas que propuseram alterações ao seu enquadramento na rede escolar ou que manifestaram acordo com as alterações impostas pelo Governo?
6. Quais as autarquias que propuseram, nas suas cartas educativas, o reordenamento agora imposto junto das escolas ou que manifestaram acordo com o reordenamento em curso?
7. Quais as opiniões das associações de pais sobre essas decisões do Governo?
8. Vai o Governo respeitar a resolução da Assembleia da República que recomenda a suspensão dos efeitos da Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010 e a elaboração de uma Carta Educativa Nacional participada ou persistir na ignorância das resoluções aprovadas na Assembleia da República?"


... "alguma preocupação a natureza e gestão empresarial da Parque Escolar E.P.E., bem como o resultado de algumas destas recentes intervenções"
PCP pede auditoria à Parque Escolar EPE

2010-02-19
Ana Paula Correia
O PCP quer uma auditoria do Tribunal de Contas à actividade da Parque Escolar EPE, a empresa que gere as obras nas escolas.
De acordo com o deputado comunista, Miguel Tiago, é necessária ?transparência? na adjudicação das obras que ascendem a 2,5 mil milhões de euros.
“A urgência da intervenção nas escolas não pode justificar tudo e, para o PCP, não pode justificar a falta de transparência e rigor, nem a forma atabalhoada como a Parque Escolar, pressionada pela agenda do primeiro-ministro, vai apresentado as inaugurações”.
Antes de fazer esta afirmação, no plenário da Assembleia da República, o deputado comunista denunciou que só em 2007, em 232 contratações feitas pela empresa, 196 foram realizadas por ajuste directo sem justificação.
A oportunidade da proposta comunista foi elogiada por Ana Drago, do BE, para quem “é essencial a transparência na gestão dos recursos públicos”.
A socialista Paula Barros preferiu salientar o “orgulho” que disse sentir pela obra feita do Governo nas escolas.
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(1Fev17.5') cister.fm postou assim:
“Nova” Secundária D. Inês de Castro é exemplo da aposta do Governo na escola pública
O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, presidiu, no sábado, à inauguração das obras de ampliação da Escola Secundária Dona Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA).
Com um investimento de 10 milhões de euros, um dos 75 estabelecimentos de ensino que já foram alvo de um profunda intervenção ao abrigo do programa de Modernização das Escolas, a Escola está como nova.
Globalmente, este programa prevê a requalificação de 313 estabelecimentos, num investimento total de 2,9 mil milhões de euros.
João Tiago Silveira falou da aposta do Governo no ensino público, começando por lembrar que se trata de uma estratégia que teve inicio na implementação da língua inglesa no 1º ciclo do ensino básico, continuando depois com a introdução da "escola a tempo inteiro", através dos prolongamentos de horários, e também com as aulas de substituição, de forma a acabar com os "furos" a meio do dia.
“Passámos a ter instrumentos para melhorar a escola pública", frisou o Secretário de Estado.
O "Plano Tecnológico da Educação" foi apontado como outro exemplo do que tem vindo a ser a aposta do Governo no ensino público, adiantando que tal só é possível de concretizar em escolas modernas e devidamente equipadas para o efeito.
“Ter hoje acesso a meios informáticos e aos quadros digitais significa estar a dar aos alunos as melhores condições de aprendizagem para que no futuro se sentam melhor preparados e para poderem "vingar quando acabarem os estudos, quando se laçarem na vida profissional", disse o governante.
Um dos indicadores deste plano tecnológico na educação refere que 1,7 milhões de alunos já aderiram, por exemplo, ao programa "e-escolinhas", que consiste na aquisição de computadores portáteis a baixo custo.
Por outro lado, a aposta no ensino profissional, foi também ali frisado como uma das fortes apostas da actual legislatura.
"Era um ensino que estava um pouco esquecido", lembrou o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, mas hoje em dia “existe na escola pública essa valência, algo que não acontecia até há poucos anos”, concluiu.
Segundo os indicadores da OCDE, metade dos alunos que frequentam o ensino profissional conseguem obter uma saída profissional, assim que concluem os seus estudos, o que não estava a ser aproveitado em Portugal, disse ainda.
Estes dados significavam que a escola pública "não estava a dar a resposta que deveria dar e poderia dar" à nossa sociedade.
De acordo com o Secretário de Estado, “o sucesso desta última estratégia mede-se através do facto de ter havido um aumento de 300 por cento no número de alunos que frequentam o ensino profissional nas escolas públicas portuguesas”.
Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, presente na cerimónia de inauguração, mostrou-se “orgulhoso” pelas alterações introduzidas na ESDICA, lembrando que das várias gerações que por ali, a actual será a mais bem servida.
“ A Escola D. Inês de Castro é agora uma escola moderna, bem equipada e que nos deixa a todos nós bastante orgulhosos", afirmou.
Entre outras individualidades, também Rui Rasquilho, durante 3 anos diretor do Mosteiro de Santa Maria, marcou presença na cerimónia do passado sábado.
O atual presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, mostrou-se "muito satisfeito" com a ampliação da ESDICA, sublinhando que se trata de um tipo de investimento público que reúne consenso alargado na sociedade.
Além do aspecto e do conforto introduzido nos edifícios, também o mobiliário da D. Inês de Castro foi substituído com esta remodelação.
O Ministério da Educação anunciou, entretanto, que o destino dos antigos equipamentos é escolas que tenham carências a este nível.
Trata-se de uma medida simples, mas com profundo impacto ao nível da economia de recursos dos dinheiros públicos, explicou, em entrevista ao programa "Publicamente", da Rádio Cister, Gaspar Vaz, director da ESDICA.
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tinta fresca postou assim:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=70da2aeb-43df-4a87-8304-9cd98d712e74&edition=124