18/03/2011

4.350.(18Março9h9') 14º Jazz BIR - Valado é 1 belo programão!!!

14º Festival de Jazz de Valado dos Frades

De 8 a 16 de Abril de 2011

Mais uma edição do mais antigo e carismático festival da região centro. Este ano com 6 concertos, volta a ser realizado na sala que o viu nascer e sede da associação que o organiza, a Biblioteca de Instrução e Recreio. A linha programática mantém-se sempre com o objectivo de divulgar os novos valores do jazz nacional e apresentar novos projectos de músicos reconhecidos.
O primeiro concerto traz a excelência de três grandes músicos. Será mais uma noite para a história. O segundo, tendo em conta os quatro nomes que se apresentam terá também o nível que o nosso público espera deste Festival.
O concerto de domingo à tarde, com entrada livre, é a melhor oportunidade para iniciar os mais jovens na audição do jazz. Para este aconselhamos a que os pais tragam crianças, a hora é a ideal para eles, às 16.30. Foi este ano convidada a escola de Jazz do Porto e um combo local da Academia Municipal das Artes da Nazaré. Músicos muito jovens que na semana anterior ao Festival representarão as suas escolas na Festa do Jazz do Teatro São Luiz.
Sendo pioneiro na região, este festival tem a obrigação de revelar ao público os novos valores (como já revelou tantos que hoje são grandes), correndo o risco de, pelo facto de não serem conhecidos, não atraírem muito público. Mas temos de manter a nossa função educativa e não fazer como outros que, recorrendo quase sempre a nomes estrangeiros, conseguem atrair os meios de comunicação social de expansão nacional e a crítica especializada, que pouco têm ligado a este festival, acho que precisamente por falta de nomes internacionais.
Isto a propósito dos concertos de dia 14 e 15. Mesmo não conhecendo os intervenientes esperamos que o nosso público saiba que “se está no Valado é porque é bom…”.
O encerramento ficará a cargo de um grande nome que dispensa qualquer comentário, a nossa Maria João, com um novo projecto.
Este festival é organizado por uma comissão de voluntários, apoiado pela Direcção Geral das Artes e pelo Município da Nazaré. Excepto dia 10, todos os concertos têm início marcado para as 22 horas, os Bilhetes variam entre 5 e 10 euros.
Mais informações em www.jazzvalado.net  e  no Facebook
Agradecemos a melhor divulgação.

O Director Artístico

Adelino Mota

Programação

Sexta, 8 de Abril                            "Motion" - Bernardo Sassetti Trio

Sábado, 9 de Abril                         Melo/Santos Quartet

Domingo, 10 de Abril                      Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré
16:30 h - Entrada Livre                   Combo da Escola de Jazz do Porto

Quinta, 14 de Abril                         Miguel Amado Group - "This is Home"

Sexta, 15 de Abril                           Susana Santos Silva Quinteto

Sábado, 16 de Abril                        Maria João & As Aventuras das Abelhas



Detalhes da Programação
Sexta, 8 de Abril

"Motion" - Bernardo Sassetti Trio


Bernardo Sassetti – piano
Carlos Barretto – contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria


Um dos mais duradouros agrupamentos do jazz português, o trio formado pelo pianista Bernardo Sassetti, o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão está de regresso com um novo disco de originais, intitulado "Motion".
Com uma cumplicidade construída ao longo de quase 13 anos, Bernardo Sassetti, Carlos Barretto e Alexandre Frazão interpretam, em "Motion", histórias com três instrumentos diferentes que se complementam de forma subtil, atingindo "a representação máxima da ficção, da introdução do espaço e do momento, do diálogo simultâneo, da provocação artística e da procura conjunta de novos caminhos".
Tal como em "Ascent", de 2006, obra em que Bernardo Sassetti materializa uma relação profunda entre música e imagem (da fotografia e do cinema), também neste "Motion" se revela a fase criativa do compositor e pianista "em que a música acompanha uma narrativa fragmentada, tal como uma montagem contemporânea do cinema". O inspirador desta contaminação da música pela imagem, segundo Bernardo Sassetti, foi o falecido cineasta português José Álvaro Morais, cujo filme "Quaresma", de 2003, contou com música original do autor de "Ascent".
Os temas que compõem "Motion" são "música que nasce do nada, ideias que decorrem do pensamento e da imagética do inconsciente", em busca das múltiplas verdades da música. Componente indispensável do trio, o improviso é encarado como um meio de aproveitar o erro e "conseguir transformá-lo em música, dar-lhe um sentido, construir sobre ele".

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Sábado, 9 de Abril

Melo/Santos Quartet


Felipe Melo - piano
Bruno Santos - guitarra
Bernardo Moreira - contrabaixo
Bruno Pedroso - Bateria


Criámos este grupo com o intuito de convidar e servir de secção rítmica a diversas lendas do jazz internacional que se deslocavam ao nosso país. Nos últimos anos, tocámos com músicos como Donald Harrison, Peter Bernstein, Jesse Davis, Paulinho Braga, Sheila Jordan, Herb Geller e Martin Taylor.
Regressar ao festival é sempre um prazer, porque até à data, foi sempre o público que mais calorosamente nos recebeu - o lado familiar do festival e o ambiente de clube que proporciona fazem com que seja um palco muito especial para qualquer músico de jazz.


Filipe Melo e Bruno Santos


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Domingo, 10 de Abril - 16.30 Entrada Livre

Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré


Rita Viola - Sax Alto e Voz
Paulo Santos - Trompete
Gil Silva - Trombone
Jorge Mota - Piano
Tiago Silva - Baixo
David Estrelinha - Bateria

Combo da Escola de Jazz do Porto

Tânia Castro – voz
Luis Castro - voz, bombardino
João Caseiro – guitarra
Ricardo Moreira – piano
Daniel Gomes – contrabaixo
Daniel Tércio – bateria

Mais uma vez se realizará um concerto com combos de escolas. Este tem sido um dos importantes momentos do Festival, uma vez que se realiza durante a tarde e com entrada livre. A sua promoção é feita com insistência nas escolas básicas do concelho onde são motivadas as crianças a pedir aos seus pais que os acompanhem ao concerto.


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Quinta, 14 de Abril

Miguel Amado Group - "This is Home"


Miguel Amado - baixo / contrabaixo
João Moreira - trompete
André Fernandes - guitarra
Ruben Alves - piano / fender rhodes
Vicky - bateria

"This is Home" é o nome do novo trabalho discográfico de Miguel Amado. Trata-se de uma gravação composta por temas originais da autoria do próprio, numa estética de jazz contemporâneo, onde conta com o contributo de vários músicos de primeiro plano do jazz português.


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Sexta, 15 de Abril

Susana Santos Silva Quinteto


Susana Santos Silva – trompete e flugel
Zé Pedro Coelho – saxofone tenor
André Fernandes – guitarra
Demian Cabaud – contrabaixo
Marcos Cavaleiro - Bateria

Susana Santos Silva Quinteto
Lançado este ano pela TOAP, Devil´s Dress é o primeiro disco do quinteto liderado pela trompetista Susana Santos Silva. Este projecto, que dá forma às suas composições originais, reúne músicos que a inspiram na busca de novos desafios e novas concepções artísticas. Fruto de um percurso musical diverso que deambula entre o erudito, o jazz, a música improvisada e experimental, as suas composições reclamam uma partilha incondicional e uma interacção vibrante e enriquecedora entre os músicos em palco. A viagem é de descoberta e entrega ao desconhecido enquanto experimentação.
Numa constante evolução sonora e emocional, a música acontece sem preconceitos e brilhantemente re-composta por Zé Pedro Coelho no saxofone tenor, André Fernandes na guitarra, Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Sábado, 16 de Abril

Maria João & As Aventuras das Abelhas


Maria João – Voz
João Farinha – Fender Rhodes + electrónica
André Nascimento – programações

Sinto sempre muita dificuldade em explicar a música usando as palavras, alinhadas umas a seguir às outras em fila indiana, cheias de significado e coerência.
Há sempre um qualquer acontecimento que começa uma ideia, ou alguém. Neste caso tudo começou com este músico, o João Farinha, que eu encontrei uma vez, cheio de ideias, usando outros sons de outros instrumentos musicais, outras ideias de coisas que queria fazer e que eu também queria mas não sabia bem como.
E  depois a música e no meio de toda a música,  compositores como o Mingus o Mário  e o Tom, e também todos os outros, todas as aventuras que eles despertam e ainda as minhas aventuras em colmeias alheias e as minhas letras para as canções e as canções do João.
Mas explicar tudo isto... usando as tais palavras alinhadinhas e bem comportadas... explicar as emoções, os ritmos , o bater do coração, a aventura desta música ... isso eu não sei definitivamente como fazer!
Maria João