18/03/2011

4.351.(18Março12h21') Almada coopera com Armazém das Artes. 27 Março 16h


3D / 2D – DIMENSÃO TROCADA
esculturas de José Aurélio, em Almada
fotografadas por JOSÉ L. GUIMARÃES 
foto_jose_l_guimaraes_artp_ja_1


Integrada nas celebrações do 4º aniversário do Armazém das Artes esta exposição, vinda de Almada, relaciona-se com a Arte Pública existente nesse Município.
José L. Guimarães, é um fotógrafo com um notável percurso profissional que, em Almada, tem vindo a fotografar muitas das peças de escultura que podemos encontrar um pouco por toda a Cidade e o Concelho.
Tendo sido convidado a participar nesta representação do Município de Almada, José L. Guimarães apresenta uma série de fotografias das obras que o Escultor José Aurélio tem vindo a executar em Almada desde 1985.
Pode ser assim apreciado na Sala Mário Botas esse conjunto de fotografias tiradas a doze esculturas implantadas em vários locais do Concelho, com particular incidência em pormenores que, pela sua qualidade plástica, se tornam autónomas no tratamento artístico que o autor lhe imprime. 

“Estas fotografias desconstroem o objecto, tornando-o quase irreconhecível, uma vez que isolam partes do todo, retiram o objecto do seu contexto de origem subtraindo-lhe, quase sempre, o fundo, privando-o, deliberadamente, quer de referências visuais associadas, quer ainda dos seus valores lumínicos e cromáticos. Neste sentido, há um sublinhar dos valores formais do objecto, reduzindo-o quase que apenas à essencialidade do seu contorno, da sua linha limite, como silhuetas recortadas. Permanece, deste modo, a essencialidade da forma. Daí decorre a impossibilidade de identificar os pontos de vista a partir dos quais o fotógrafo interpela as esculturas, já que essa pureza formal não é reconhecível, pelo menos imediatamente, mesmo em presença do próprio objecto fotografado.”
Ana Isabel Ribeiro