16/07/2011

4.768.(16Jul 11h9') Bruno Dias vem a Alcobaça 22.7 às 17.30'...Ontem a Lusa noticiava acção do SPRC...Presidente continua a esconder que a CDU na Câmara e na AM votou contra a Carta Educativa!

DEPUTADO BRUNO DIAS VEM A ALCOBAÇA NO DIA 22.7.17H30' PARA OUVIR OPINIÃO E DAR A PERSPECTIVA POLÍTICA DO PCP...
Na beira serra, a continuar assim, fecham todas as escolas do 1º ciclo  e jardins de infância  do concelho.
A EB1 dos Covões poderia ter sido qualificada de forma a ter as condições de 1 centro Escolar que respondesse a todos os lugares populosos como são os da envolvente.
É que além dos 17 alunos há vários que estão na EB1 de Alcobaça e noutras escolas dos arredores.
Depois existem alunos do Carrascal e de Moleanos que não entram nos 17 e tds são da mesma freguesia que não têm resposta no Carvalhal ou na sede da freguesia!
....
A EB1 do Acipreste (com 17) não continua porquê? Querem levar as crianças para a EB1 do Areeiro e para Valbom (noutra freguesia - Bárrio), que por sua vez tem muitas crianças da Cela...
.......
A EB1 da Bemposta (Maiorga) tem uma Associação de Pais e EE que continua na luta por a manter aberta

Via Lusa
Alcobaça: Sindicato dos Professores do Centro apoia iniciativas para "impedir encerramento" de escola

15 de Julho de 2011, 14:37
O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) anunciou hoje apoiar todas as iniciativas para "impedir o encerramento" da escola dos Covões, em Alcobaça, uma das quatro indicadas para fechar portas no concelho.
"A escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Covões não pode encerrar", afirma o sindicato, num comunicado em que informa os pais que "contam com o SPRC para todas as iniciativas que queiram desenvolver no sentido de impedir o encerramento das suas escolas".
No documento em que acusa o Ministério da Educação de "um total desrespeito pelas populações, querendo poupar uns dinheiros à custa da escola pública e do direito das crianças portuguesas ao seu acesso, com qualidade", o sindicato solidariza-se com os pais que "não querem ver a escola dos seus filhos encerrada, pois qualquer escola de acolhimento proposta ficará com um número exagerado de crianças para as capacidades físicas dos edifícios".
A informação não é confirmada pelo pelouro da Educação da Câmara de Alcobaça, que disse hoje à Lusa não estarem ainda definidas as escolas de acolhimento dos 17 alunos da escola dos Covões.
Além deste estabelecimento, integram a lista de escolas com menos de 21 alunos com encerramento previsto as de Cumeira (10 alunos), Valado de Santa Quitéria (nove) e Acipreste (17).
"Argumentámos junto da DREL [Direção Regional de Educação de Lisboa] no sentido de as escolas não serem encerradas e agora aguarmos instruções por parte do Ministério da Educação", disse à Lusa o presidente da autarquia, Paulo Inácio.
Além destas quatro escolas, vão ser encerradas no concelho as escolas de Alcobaça, Bemposta e Boavista (cujos alunos serão transferidos para o novo centro escolar de Alcobaça) e Frei Domingo, Benedita, Candeeiros, Ninho da Águia, Azambujeira, Cabecinha e Freires (cujos alunos serão integrados no Centro Escolar da Benedita).
A câmara vai assegurar o transporte dos cerca de 800 alunos para os novos centros escolares, "fazendo o cumprimento da carta escolar aprovada por unanimidade", rematou o presidente.
@Lusa
(no Conselho Municipal de Educação é que foi aprovada por unanimidade!!!)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
cister fm noticia assim:
CDU contra o encerramento das escolas localizadas à “beira serra”

Publicado a 21 de Julho de 2011
A CDU voltou a manifestar-se contra o encerramento das escolas primárias do concelho de Alcobaça que estão localizadas à “beira serra”.
Para o vereador Rogério Raimundo “a melhor solução teria sido construir um Centro Escolar mais perto das freguesias de Prazeres de Aljubarrota e Évora de Alcobaça”, o que não aconteceu.
A opção da maioria PSD foi transferir os alunos das escolas com menos de 21 alunos para Aljubarrota e Alcobaça.
Rogério Raimundo acredita que grande parte destas crianças virá para a sede do concelho.
“Estas crianças irão juntar-se aos alunos das EB de Alcobaça, Bemposta e Boavista – transferidos para o novo Centro Escolar de Alcobaça -, sendo que a soma destas deslocalizações irá contribuir para a sobrelotação da cidade, em termos de alunos”, afiançou.
O vereador da CDU tem vindo a defender a construção de um centro educativo entre as freguesias mais visadas: Prazeres de Aljubarrota e Évora de Alcobaça.