09/09/2011
4.930.(9Set11h44') Morreu 1 adversário político... e morreu 1 AMIGO: Gonçalves Sapinho!
********
informação da câmara(9.9...16.29'):
O Sr. Presidente da Câmara vem por este meio solicitar a todos os Vereadores desta Câmara Municipal que compareçam amanhã pelas 16h00 junto ao edifício dos Paços do Concelho, para a homenagem ao Dr. José Gonçalves Sapinho.
Mais se informa que as cerimónias fúnebres se irão processar da seguinte forma:
Dia 09 de Setembro
- 19h00: Chegada à Igreja da Benedita;
- 19h30: Missa na Igreja da Benedita;
- 20h30: O corpo ficará em Câmara Ardente no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.
Dia 10 de Setembro
- 16h15: Homenagem junto aos Paços do Concelho.
- 16h30: Exéquias fúnebres na Igreja do Mosteiro de Alcobaça;
Terminada a cerimónia, seguir-se-á o cortejo fúnebre até ao cemitério de São Martinho do Porto.
***
cister.fm:
Faleceu Gonçalves Sapinho
Publicado a 9 de Setembro de 2011
Faleceu esta noite Gonçalves Sapinho, anterior presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. O funeral realiza-se amanhã em São Martinho do Porto.
O autarca morreu em Lisboa, onde se encontrava hospitalizado na CUF, por causa de problemas pulmonares.
**Faleceu Gonçalves Sapinho, ex-presidente da Câmara de Alcobaça
Publicado a 9 de Setembro de 2011
Morreu, esta sexta-feira de manhã, José Gonçalves Sapinho, ex-presidente da Câmara de Alcobaça. O advogado estava hospitalizado no Hospital CUF, em Lisboa, devido a problemas pulmonares, e faleceu esta manhã.
Gonçalves Sapinho, de 73 anos, sofria de problemas de saúde há já vários anos, que estiveram na base da sua não recandidatura, em 2009, à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA).
O corpo do ex-autarca, ex-deputado na Assembleia da República, professor do Externato Cooperativo da Benedita e advogado, chega, hoje, às 19h00, à Igreja da Benedita, realizando-se, às 19h30, Missa na Igreja local, de onde sairá o corpo para o Centro Cultural da Benedita, onde ficará em câmara ardente.
Amanhã, sábado, o corpo de Gonçalves Sapinho é transportado para Alcobaça, onde se realizará uma pequena cerimónia em frente à Câmara Municipal, pelas 16h15, seguindo-se uma missa, às 16h30, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, e a partida do corpo para S. Martinho do Porto, vila onde será enterrado.
Para Paulo Inácio (PSD), que sucedeu a Gonçalves Sapinho na liderança da Câmara de Alcobaça, tratou-se de «um autarca que marcou a história do concelho de Alcobaça», tendo deixado o seu cunho pessoal em quase todos os cargos políticos do município. Da Assembleia de Freguesia da Benedita à Assembleia Municipal de Alcobaça, passando pela vereação na Câmara e terminando como presidente do executivo camarário, Gonçalves Sapinho deixou obra, nomeadamente com as requalificações, designadamente do Rossio.
«A participação de Gonçalves Sapinho não se restringiu apenas à esfera política», lembra Paulo Inácio, acrescentando que «também as áreas sociais e culturais conheceram o cunho pessoal» do ex-autarca, natural do Sabugal, mas residente na Benedita desde que foi colocado como professor no Externato Cooperativo, instituição que viria a dirigir, numa relação laboral que durou 32 anos.
Entre as várias obras que marcaram a sua passagem pela presidência do Município, há a destacar as requalificações urbanas em Alcobaça, São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, a VCI, as Piscinas Municipais da Benedita e de Pataias, entre muitas outras obras.
Instado a comentar o desaparecimento do anterior presidente da Câmara, Rogério Raimundo, vereador da CDU que acompanhou na oposição os cerca de 12 anos de mandato de Gonçalves Sapinho, diz que nesta altura apenas «há que lamentar o falecimento do ex-autarca e endereçar os pêsames à família».
Já Acácio Barbosa, atual vereador socialista no executivo camarário, diz que «Gonçalves Sapinho foi um adversário que deixou saudades, por causa das suas qualidades humanas e políticas e que a relação entre ambos sempre pautou pela cordialidade».
Currículo:
José Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça entre 1998 e 2009, nasceu na freguesia e Concelho do Sabugal, onde estudou e viveu até ir para a Universidade.
Mais tarde casou com Maria Adelaide Martins Gonçalves Sapinho, também natural do Sabugal, de quem teve três filhos: Joaquim (Cineasta), Rosa (Professora) e Fernando (Promotor Imobiliário).
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Gonçalves Sapinho, foi também membro do Conselho Consultivo do ISLA; presidente da Assembleia Geral da Resioeste; presidente da Assembleia Geral da AMO – Associação dos Municípios do Oeste; presidente da Assembleia Geral do Instituto Nossa Senhora da Encarnação/Externato Cooperativo da Benedita; presidente da Assembleia Distrital do PSD (cargo que ocupava atualmente); membro do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD e também de várias Associações Culturais, Recreativas e Sociais.
Atividades Profissionais, Políticas e Sociais:
Diretor Pedagógico do Externato Cooperativo da Benedita, Estabelecimento de Ensino com 1700 alunos, durante 32 anos; professor do 7º Grupo do Ensino Secundário; advogado; deputado à Assembleia Constituinte; deputado à Assembleia da República (1976 a 1979, e 1996); Secretário da Mesa da Assembleia da República; membro da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura; presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça (1976/79); membro da Assembleia Municipal de Alcobaça e líder de bancada; presidente da Assembleia de Freguesia da Benedita; membro da Assembleia de Freguesia da Benedita; presidente da Câmara Municipal de Alcobaça; membro do CNAEBA (Conselho Nacional de Alfabetização e Educação Base de Adultos); membro do Conselho Coordenador (Consultivo) do Ensino Particular e Cooperativo; membro da Comissão Nacional da UNESCO; membro do Conselho Pastoral Paroquial da Benedita; co-fundador da Santa Casa da Misericórdia da Benedita; primeiro Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Benedita; membro da Direção Nacional da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo; presidente da Assembleia Geral do ABCD (Beneditense); presidente da Assembleia Geral da Barafunda – Associação Juvenil; fundador da ANAVIL – Associação Nacional de Vilas Não Sede de Município; fundador da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias; primeiro Presidente dos Conselhos Diretivos da ANAVIL e da ANAFRE; coordenador da edição do Livro “Papel das Freguesias na Administração Portuguesa”; presidente da Assembleia Geral dos Antigos Alunos dos Seminários do Fundão e da Guarda; conferencista em colóquios sobre Educação; membro da SEDES, integrando o Núcleo de Leiria; participante no Encontro do FRANGINHAS, organizado pela SEDES em 1973; membro dos Órgãos Diretivos, Locais, Regionais e Nacionais do PSD; membro Fundador da Confederação do Ensino Não Estatal e membro da Direção do CEERIA – Centro de Educação Especial de Alcobaça.
***
Região de Cister:
Faleceu José Gonçalves Sapinho
09-09-2011 10:57
Faleceu ao início da manhã de hoje José Gonçalves Sapinho no hospital da CUF, em Lisboa.
***
tintafresca.net
Ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Faleceu Gonçalves Sapinho
Faleceu ao início da manhã de hoje, Gonçalves Sapinho. O ex-presidente da Câmara de Alcobaça encontrava-se internado no hospital da CUF, em Lisboa, e não resistiu aos problemas pulmonares que o afectavam há já vários anos. A missa de corpo presente realiza-se amanhã, dia 10 de Setembro (em hora a anunciar), na Igreja da Benedita e o cortejo fúnebre segue depois São Martinho do Porto, onde o corpo será sepultado no cemitério local.
Actualização:
O corpo de Gonçalves Sapinho chega hoje, 9 de Setembro, pelas 19h00, à Igreja da Benedita, onde às 19h30 será celebrada uma missa. Por volta das 20h30, o corpo seguirá para o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, onde será velado.
(Notícia em actualização).
O Tinta Fresca manifesta as suas condolências à família.
09-09-2011
***
via região de cister: 15.26'
"hoje na igreja da Benedita às 19h30' haverá missa, seguindo para o CCGS.
Amanhã, sábado, 10.9, sai da Benedita rumo a Alcobaça pelas 15h30'
haverá pequena cerimónia junto à Câmara às 16h15'.
Segue para o Mosteiro de Alcobaça às 16h30'
Às 17 horas haverá missa solene no Mosteiro.
Só depois o corpo segue para cemitério de São Martinho"