11/09/2011

4.932.(11Set19h39') +1 descarga de poluição sobre a baía de São Martinho do Porto

intervim questionando vereador do ambiente e responsável pelo pelouro.
GNR interveio?
via facebook li:
S. Costa11 de Setembro de 2011 3:54
Esta noite quando pensava em passear por São Martinho do Porto a pé desisti,pois o cheiro nauseabundo que pairava no ar era inrrespirável, descarga suína é pena pois o clima estava agradável uma noite de verão sem frio,convidativo conclusão não se podia com o mau cheiro
***
***
28jul2009
Notícia no Tinta Fresca























Vereador garante que não há qualquer perigo para a baía e praias envolventes

Centenas de peixes morrem em S. Martinho

Peixes a boiar no Rio de Salir
Uma alegada paragem de uma bomba na estação elevatória de São Martinho do Porto causou a morte de centenas de peixes entre os quais vários exemplares de meixão, uma espécie protegida, robalos e tainhas.














“Houve um problema na bomba da central de bombagem que dá acesso à estação elevatória”, revelou o vereador José Vinagre. O decréscimo do caudal provocou a paragem da bomba que “fez com que os efluentes descarregassem directamente para o rio durante cerca de duas horas”. O responsável pela Protecção Civil considera, no entanto, que “esta poderá não ser a única causa para a morte dos peixes”, que está a ser investigada pelas autoridades. O vereador sustentou que não há qualquer perigo para a Baía de São Martinho do Porto e praias envolventes. Os populares chegaram a pensar que se tratava de uma descarga da ETAR de São Martinho do Porto, mas contactada a empresa, revelou que a estação está a descarregar normalmente os efluentes tratados para alto mar pelo exutor submarino. “Temos as máquinas a trabalhar normalmente. Não foi detectada qualquer anomalia”, revelou uma fonte da empresa.
ETAR de São Martinho funcionou normalmenteO comandante dos Bombeiros de São Martinho do Porto revelou por outro lado que “a empresa Águas do Oeste informou a Câmara, mas a autarquia não actuou imediata-mente”, denunciou. Recorde-se que a empresa Águas do Oeste, trata apenas os esgotos em alta, ou seja apenas quando chegam à ETAR, pelo que todo o percurso até à estação de tratamento é da responsabilidade da edilidade. Quanto a causas para a Baía de São Martinho do Porto, só durante os próximos dias se poderá saber, uma vez que depois da morte dos peixes e da mancha que deslizava na Vala situada nos Casais do Medro, ia desaguar no Rio de Salir e mais tarde na concha de São Martinho que tem registado este ano uma melhoria na qualidade da água. Se esta descarga poderá pôr em causa a época balnear, só as análises que vão ser feitas às recolhas de água feitas pela Polícia Marítima irão dar resposta a esta dúvida. Os militares do Serviço SPENA da GNR das Caldas da Rainha, também fizeram um auto de ocorrência desta situação que vai ser transmitida à Administração das Regiões Hidrográficas (ARH).
Carlos Barroso
28-07-2009
***