20/09/2011

4.951.(20Set2011.15h15') Inauguração dos 2 Mega centros avizinha-se...Os pais proibidos de entrar na escola...Começou mal o ano letivo no centro escolar de Alcobaça...Na benedita tb chegaram a pensar nessa...



**************
Via tintafresca.net 2 notícias contrastantes

Centro Escolar de Alcobaça
    Proibição dos pais entrarem na escola
    origina tumultos no primeiro dia de aulas
        



    Início da concentração dos pais às 15h30
    O primeiro dia de aulas no Centro Escolar de Alcobaça, que deveria ter sido de festa, acabou em tumulto depois dos responsáveis pela nova infra-estrutura terem proibido os pais de entrar dentro da escola para entregar os filhos. Os pais, que se apresentaram no dia 16 de Setembro antes das 9 horas da manhã à porta da escola foram surpreendidos com a proibição de entrada nas instalações, o que obrigou centenas de pais e alunos, alguns com apenas 3 anos de idade, a acotovelarem-se junto ao portão. As crianças foram sendo entregues aos professores e educadores com grande dificuldade e a conta-gotas, dada a dificuldade em estabelecer contacto visual entre os pais, no exterior, e os professores, no interior da escola, o que gerou tensão e mal-estar entre os pais, alguns dos quais, em desespero de causa, acabaram por forçar a entrada nas instalações.

       Contudo, a situação de caos vivida de manhã parece não ter sido suficiente para sensibilizar os responsáveis pelo Centro Escolar, que mantiveram à tarde a ordem de proibição de entrada dos encarregados de educação nas instalações, gerando-se de imediato novo tumulto. Pelas 15h30, largas dezenas de pais voltaram a acotovelar-se junto à entrada principal para poderem receber os filhos, de novo entregues a conta-gotas pelas professoras e educadoras, também elas visivelmente incomodadas com as regras estabelecidas que foram obrigadas a cumprir.

       A tensão e o descontentamento entre os pais voltou a aumentar à medida que os minutos passavam, com o segurança a não conseguir manter o portão semi-fechado face à pressão da multidão. Entretanto, alguém abriu um portão lateral por onde entraram alguns pais, preocupados por não saberem dos filhos, logo repreendidos pela responsável da autarquia presente no local, que considerou normal a situação criada por ser o primeiro dia de aulas.

       Recebidos de braços abertos na véspera, em que levaram os filhos à sala de aulas e reuniram com os professores, e tratados como intrusos no primeiro dia de aulas, alguns pais manifestaram a intenção de não trazerem os filhos à escola na segunda-feira, até que a situação de caos à entrada e saída dos alunos esteja resolvida.

    Comentário de Carlos Martins
    18-09-2011 às 14:05
    Isto é que se chama psicologia da parvonia, não me digam que o/a responssavel tirou o curso na faculdade do sócrates, porque acha que traumatizar as crianças no primeiro dia é que é bom, isto é que é facilitar a trasição, tenham vergonha e ponham gente responssavél á frente das coisas e não a tia da vizinha da amiga da fulana que é cunhada de cicrana que é responssavel pelo pessoal da câmara. CAMPESSINIS BRONCOS P.S- os pais têm de formar comissão para parar com esta vergonha e pedir explicações e justificações pedagogicas para esdta situação
    Comentário de Maria
    17-09-2011 às 20:11
    Mas o que significa isso ??? Aonde està a democrasia !!! Fico triste pelas crianças e seus pais... E nâo so,..., pois tinha intençâo de me instalar difinitivamente em Alcobaça ...!!!???. Deixa a reflétir essa atitude !!!!!!!!!!
    Comentário de Isabel
    17-09-2011 às 17:16
    Antes fosse brincadeira, foi um total desrespeito com os pais, e com a crianças que ficaram ali perdidas no meio do tumulto...Será possível que o "génio" que teve esta ideia não tenha filhos, ou não seja capaz minimamente de perceber que esta "ordem" não funciona para o bem de ninguém! Um absurdo!! Uma vergonha!!
    Comentário de José Carreira
    17-09-2011 às 12:39
    Só podem estar a brincar com as pessoas...17-09-2011
    comentários
    :


    Primeiro dia de aulas arranca hoje
      Nuno Crato convidado para a inauguração dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita
          

      Centro Escolar da Benedita
      A abertura dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita vai coincidir com o arranque do ano lectivo no dia 15 de Setembro. Pais e alunos aproveitaram a manhã de 14 de Setembro para conhecer os novos espaços educacionais, numa iniciativa de proximidade das famílias à vida escolar. 
         Na manhã de quarta-feira, véspera do início das aulas, a ansiedade dos alunos para conhecer o novo espaço onde vão poder estudar e brincar era grande. Por sua vez, os pais ouvidos pelo Tinta Fresca mostraram-se agradados com “o espaço e as suas dimensões”, mas também mostraram alguma ansiedade por os filhos transitarem de “escolas mais pequenas para uma escola maior”. Alguns pais questionarem os responsáveis sobre a segurança dos seus filhos, algo que foi esclarecido de imediato, pois a entrada e saída das crianças será sempre vigiada por funcionários e controlada por um sistema biométrico na portaria, o que permitirá um controlo acrescido.

          

      Centro Escolar de Alcobaça
      Segundo a vereadora da Educação, houve uma aposta por parte da autarquia em que fossem construídos espaços amplos e com “muita luz natural”, de forma a possibilitar uma melhor iluminação do espaço. Mónica Baptista garantiu que também todas as questões de segurança e acessibilidades estarão concluídas e salvaguardadas até à abertura do Centro Escolar, excepto no caso de Alcobaça, onde as obras da zona envolvente, o espaço de jogos e o campo sintético estarão concluídas até Dezembro de 2011.

         Relativamente às refeições que serão servidas às crianças, Mónica Baptista referiu que estas serão administradas por etapas, iniciando as crianças mais novas a sua refeição às 11h45, seguindo-se depois os alunos mais velhos. A vereadora referiu também que a alimentação será avaliada por nutricionistas da empresa de confecção e da autarquia, o que permitirá que sejam confeccionadas refeições equilibradas, diversificadas e saudáveis. De salientar que as refeições serão confeccionadas nas cozinhas dos centros escolares de Alcobaça e Benedita, pela empresa Uniself.

         

      Vereadora Mónica Batista acompanhou pais na visita
      às instalações
       A vereadora adiantou também que será implementado na zona do refeitório um sistema biométrico, o que vai permitir aos pais o controlo das refeições dos filhos, pois os alunos serão identificados através de impressão digital. Os próprios pais podem depois aceder à informação no site disponibilizado através de uma password.

         Mónica Baptista adiantou também que o pagamento das refeições pode ser feito no Centro Escolar ou na autarquia. No entanto, alguns pais sugeriram que fosse feito através de multibanco ou de transferência bancária, para facilitar o processo, já que há pais que têm dificuldades em deslocar-se àqueles locais, devido aos seus horários de trabalho.

         

      GNR da Benedita promoveu uma acção da Escola Segura
      Relativamente ao equipamento, além do material habitual necessário, estas salas de aulas serão equipadas com quadros magnéticos brancos, existindo um quadro interactivo portátil por cada 3 salas.

         O centro Escolar de Alcobaça abrirá as portas no dia 15 de Setembro, com todos os equipamentos operacionais, ao contrário do Centro Escolar da Benedita, onde a sala da Biblioteca não irá abrir por ainda não estar terminado o trabalho de catalogação dos livros. A inauguração oficial dos espaços está prevista para o final do corrente mês, esperando-se a presença do ministro da Educação.

         Centro Escolar de Alcobaça

         


      Sala de aula do Centro Escolar de Alcobaça
      5 mil m2 de espaço coberto
      Área total – 16 mil m2
      Investimento: 8,4 milhões de euros
      Infra-estruturas da zona envolvente (vias de circulação, água, esgotos) – 2,4 milhões de euros
      N.º de Alunos que iniciam: 50 alunos Pré-escolar
      N.º de Alunos que iniciam: 360 alunos 1º ciclo
      2 salas de multidificiência com capacidade para 8 alunos cada
      Posto médico com sala de isolamento
      Sala de Associação de Pais
      Sala de Reunião do Agrupamento de Escolas
      4 salas para Pré-primária
      20 salas de aula para 1º ciclo
      2 Sala Polivalente
      Refeitório
      Biblioteca
      Pavilhão Desportivo
      Recreio Exterior
      Recreio Coberto
      21 Professores
      4 Professores apoio
      3 Professores para ensino especial
      2 Educadoras
      19 Funcionários vinculados ao município (Falta apurar nº de funcionários a colocar pelo Ministério da Educação)

         Centro Escolar da Benedita
         5,800 mil m2 de espaço coberto



















      Espaço de recreio no Centro Escolar da Benedita
      Área total – 21 mil m2
      Investimento: 8,9 milhões de euros
      N.º de Alunos que iniciam:140 alunos Pré-escolar
      N.º de Alunos que iniciam: 354 alunos 1º ciclo
      Posto médico com 2 salas de apoio
      Sala de Associação de Pais
      Sala de Reunião do Agrupamento de Escolas
      6 salas para Pré-primária
      20 salas de aula para 1º ciclo
      2 Sala Polivalente
      1 sala de Informática
      Refeitório
      Biblioteca
      Auditório com 95 lugares
      Pavilhão Desportivo
      Recreio Exterior
      Recreio Coberto
      16 Professores
      2 Professores apoio
      3 Professores para ensino especial
      6 Educadoras
      15 Funcionários vinculados ao município (Falta apurar nº de funcionários a colocar pelo Ministério da Educação)
      15-09-201