22/09/2011

4.966.(22Set2011.16h41') Central da ex- Alimentícia...

25SETEmbro2015
Central Elétrica do Jardim do Amor inaugurada esta sexta feira
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2376/central-eletrica-do-jardim-do-amor-inaugurada-esta-sexta-feira.aspx#.VgJ6RQswsMt.facebook
Inserida na programação oficial das Jornadas Europeias do Património, a inauguração, na sexta feira, 25 de setembro, da Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça - Espaço Energia de Alcobaça marca a abertura de um novo núcleo museológico em Alcobaça.
O espaço, situado no Jardim do Amor, integra a Rede de Museus de Energia, promovida pela Fundação EDP, e pretende promover a partilha de informação e divulgação ao público dos aspetos mais relevantes dos primórdios da indústria e da energia elétrica em Alcobaça.
A pequena central hidroeléctrica conjuga-se arquitetonicamente com o Palacete Araújo Guimarães (antiga Fábrica Alimentícia e hoje Biblioteca Municipal de Alcobaça) e terá funcionado como moinho de farinha até finais do século XIX. Neste período terá sido então adaptada para a produção de energia elétrica, ainda que de pouca potência, para fins domésticos.
A mostra de máquinas antigas que alimentavam a antiga central elétrica será complementada por uma exposição de fotografia sobre a antiga Central Elétrica da Fervença, da autoria do alcobacense João Costa, patente no piso superior do edifício da Central.
***
22SETE2011

EVOCANDO A CENTRAL DA CONFLUÊNCIA DOS RIOS
EVOCAÇÃO EXPOSITIVA

A presente evocação expositiva enfatiza sucintamente, por via documental e material, a memória do local de implantação da mini-hídrica da confluência dos rios. Um testemunho incontornável da implementação da produção de electricidade em Alcobaça em que a história do local remonta aos finais do século XIX (Araújo Guimarães) mas cujo legado viria a marcar grande parte do século XX (Fábrica da Alimentícia), projectando-se agora novos contornos futuros em pleno século XXI. A evocação contempla, deste modo, o passado e o presente do espaço englobando igualmente uma antevisão do programa museológico a implementar futuramente.

FICHA TÉCNICA
Alberto Guerreiro | Museologia
João Pedro Evangelista | Arquitectura
Pelouro da Cultura | Biblioteca Municipal de Alcobaça | Unidade de Cultura, Turismo e Desporto | Produção
Município de Alcobaça | Organização

Local: Central Eléctrica da Confluência dos Rios - Zona da Confluência dos Rios Alcôa e Baça

Horário
2ª a 6ª Feira: 10h às 23h // Sábados e domingos: 14h às 24h