27/09/2011

5.004.(27Set2011.17h30') PSP para dar entrada das crianças no megacentro???

Quem gere o novo mega centro? Mudou a lei?
Câmara ou é o Agrupamento?
*******
via tintafresca.net

Em causa proibição de entrada dos pais no Centro Escolar de Alcobaça
    Vereadora da Educação pede à PSP
    para organizar entradas na escola
       O início do ano lectivo e a abertura do Centro Escolar de Alcobaça originou por parte dos pais dos alunos algum mal-estar e desagrado pelo facto destes não poderem acompanhar os seus filhos até às suas salas de aulas e terem de os deixar à entrada do portão do Centro Escolar. Recorde-se que no primeiro dia a confusão foi muita, com largas dezenas de pais aglomerados à porta da escola para poderem deixar e trazer os seus filhos, autorizados a entrar e sair apenas um a um. O Tinta Fresca falou com Mónica Baptista, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Alcobaça, que responsabiliza os pais pelo ocorrido e pede bom-senso a todos.

       Segundo Mónica Baptista, “os problemas acabam por ser dos próprios pais. Ainda não chegámos à altura das chuvas e quando chegarmos eu não sei o que será. É preciso organização, nós pedimos apoio à PSP aqui em Alcobaça para apoiar e tentar organizar as entradas. Este processo não é fácil, porque toda a gente quer entrar e ver. Foi feita uma reunião antes da abertura do Centro Escolar em que se explicou que o que estava em causa era uma questão de segurança, porque não podemos correr o risco de ter 900 pais dentro do Centro Escolar, porque isso colocaria em causa a segurança dos próprios filhos, e aquilo que se pediu foi que se confiasse no pessoal que está a trabalhar no Centro Escolar, porque são profissionais na área. As educadoras e professoras têm feito um esforço para estar no átrio de entrada a receber as crianças e levá-las organizadamente para as salas.”

       A autarca revelou ainda que, para além do dia já designado para visitar o Centro Escolar, será ainda marcado um sábado para os pais que trabalham poderem conhecer o Centro Escolar.

       Por outro lado, “a coordenadora do Centro Escolar, Estrela Soares, tem indicações de que quando não há muita gente acumulada e há crianças de 3 anos que choram por deixar os pais, estes podem entrar, mas tem de ser de uma forma muito organizada para não colocar em causa a segurança das crianças. Pedimos muita compreensão por parte dos pais, pois não se podem acumular de uma forma desgarrada em frente à porta. Considero que as coisas já estão a melhorar, abrimos dois portões para evitar aquele aglomerado de gente apenas num único portão e com o tempo vamos atingir o objectivo, mas é preciso bom-senso e compreensão de todos.”

       Relativamente às reclamações sobre a alimentação, Mónica Baptista adiantou que “existe um controlo das ementas por parte de uma nutricionista da Câmara e sempre que há um prato que as crianças na sua generalidade rejeitem, existe sempre a possibilidade de pedir substituição. Nos primeiros dias de aulas foram-nos entregues as ementas para 5 ou 6 semanas e já tivemos necessidade de pedir à Uniself para alterar algumas ementas. É uma questão dos pais sinalizarem junto das educadoras ou das auxiliares e nós estamos cá para dar seguimento ao processo, mas terá de ser um prato rejeitado pela generalidade dos alunos e não apenas por um ou dois.”
    27-09-2011