CONVERSAS POPULARES...
domingo 20 nov 2011, 15h...
nesta estação do Valado dos Frades.
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Queremos a Linha do Oeste ao serviço das pessoas!!!
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PETIÇÃO
Como julgo ser do conhecimento de todos, a linha do oeste vai fechar para o transporte de passageiros entre Caldas da Rainha e a Figueira da Foz e, consequentemente, fecha também a estação de São Martinho do Porto.
A partir de 2012 apenas passarão por São Martinho os comboios de mercadorias.
Está a decorrer um abaixo assinado on-line contra o fecho da linha.
Para quem quiser subscrever o abaixo assinado, o link é:
http://www.peticao24.com/contra_o_encerramento_cp_linha_do_oeste
espalhem ´pelos vossos contatos...
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O PCP no encontro distrital sobre o Poder Local, a 5.11.2011, colocou a tónica contra a intenção do governo de parar com os passageiros a norte das Caldas...
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via tintafresca.net:
Plano Estratégico dos Transportes
Deputados do PSD eleitos por Leiria defendem sustentabilidade da Linha do Oeste
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria solicitaram esclarecimentos ao Governo sobre a anunciada desactivação, até ao final de 2011, do serviço de transporte de passageiros na Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.
Os parlamentares recordam que a Linha do Oeste, embora seja uma das linhas do panorama ferroviário Português que mais estão esquecidas e onde o investimento nos últimos foi significativamente reduzido, trata-se de uma linha férrea que percorre grande parte da costa litoral de Portugal, servindo localidades de grande massa populacional e de grande actividade industrial e agrícola.
Consideram que a linha tem potencial, quer a nível de tráfego de passageiros, quer a nível de tráfego de mercadorias, mas a CP sempre mostrou pouco interesse em adequar os horários às necessidades dos passageiros, dando sempre como desculpa a falta de passageiros.
Lembram ainda que «os deputados, autarcas e dirigentes do PSD, bem como a generalidade das forças vivas da região, há vários anos reclamam as medidas necessárias para que se possa devolver à Linha do Oeste a importância que outrora teve e, sobretudo, sejam criadas condições para a sustentabilidade do serviço ferroviário nesta linha, factor essencial para o desenvolvimento da toda uma região litoral de Portugal, com preponderante influência na região do Oeste e no distrito de Leiria».
Reconhecem ainda a maior urgência de medidas de racionalização e sustentabilidade do Sector Empresarial do Estado na área dos transportes públicos terrestres, bem como a necessidade de optimizar a rede ferroviária nacional, objectivos previstos no Plano Estratégico dos Transportes apresentado pelo Governo.
No entanto, os parlamentares defendem a sustentabilidade da Linha do Oeste, «a provar isso mesmo foi o interesse manifestado no passado recente por parte de um grupo privado de transportes públicos, mas a ausência de uma estratégia de investimento e rentabilização por parte da CP praticamente conduziram à “morte” desta linha férrea».
Nesse quadro, os deputados questionam o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, sobre os fundamentos e qual a análise realizada dos custos de operação versus desactivação daquele serviço ferroviário, bem como suscitam alternativas quer ao nível da manutenção de um serviço temporário a praias, no período de verão, quer na possibilidade de concessionar o serviço ferroviário a outras entidades.
05-11-2011
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A Junta de Freguesia do Valado, via cister.fm:
Valado dos Frades lamenta a supressão de passageiros na Linha do Oeste
Publicado a 4 de Novembro de 2011
José Manuel Santos, presidente da Junta, lembra que o prometido anúncio de eletrificação da linha ferroviária iria beneficiar também Valado dos Frades.
Apesar reconhecer que a estação da CP de Valado dos Frades já não tinha muita procura, um facto que José Manuel Santos diz ser da responsabilidade da empresa ferroviária, que tem vindo a reduzir os horários disponíveis na linha do Oeste, o autarca sublinha que desta forma perder-se-á toda e qualquer perspetiva de desenvolvimento baseado nos transportes ferroviários.
O presidente da Junta lamenta também de os acordos firmados pelo anterior executivo da administração central caiam no vazio, algo que não trás nenhuma credibilidade para a classe política. “As pessoas dão a sua palavra e assinam protocolos, mas depois nada acontece”, lamenta José Santos, referindo-se ao Plano de Ação para o Oeste, uma medida compensatória pela não construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota.
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O PSD distrital, via cister.fm:
PSD defende a manutenção do transporte de passageiros na Linha do Oeste
Publicado a 31 de Outubro de 2011
A Comissão Política Distrital de Leiria do Partido Social Democrata (PSD), ao tomar conhecimento do designado Plano Estratégico dos Transportes, no qual são estabelecidas os princípios orientadores da atuação governativa no setor das infraestruturas e transportes, e que prevê, entre outras medidas de racionalização da rede ferroviária nacional, a desativação, até ao final de 2011, do serviço de transporte de passageiros na Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz (mantendo apenas a linha ativa para o transporte de mercadorias), vem manifestar publicamente a sua maior incompreensão por esta intenção do Governo.
O PSD do distrito de Leiria, bem como os eleitos do PSD, na Assembleia da República e nas Autarquias Locais, há muito defendem a importância estratégica da Linha do Oeste e a necessidade da sua modernização, pelo contributo que confere às acessibilidades da região, mas também por tratar-se de um projeto sustentável e essencial à competitividade de setores como o turismo nacional.
A confirmar-se a intenção do Governo, de suspender o serviço de transporte de passageiros na zona norte da Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, trata-se de uma medida que penalizará fortemente as populações e a economia da região, sem que se vislumbre a racionalidade técnica e mesmo económica da decisão.
É reconhecido que atualmente, sobretudo por razões operacionais e de ausência de investimento, a Linha do Oeste está longe de ter os tráfegos que outrora possuiu, quer a nível de transporte de passageiros, quer a nível de transporte de mercadorias.
Mas nada justifica que hoje, como no passado, se considere o abandono da opção ferroviária no transporte de passageiros nas áreas urbanas e turísticas de Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande ou Leiria, que no seu conjunto representam um universo de cerca de 250.000 habitantes.
A desativação proposta pelo Ministro da Economia compromete o futuro de Leiria e da região do Oeste, designadamente prejudica as atividades económicas, limita a circulação de pessoas e contribui para a degradação da qualidade ambiental de uma região que há mais de três décadas reclama a modernização da Linha do Oeste.
O PSD do distrito de Leiria defende a manutenção do transporte de passageiros em toda a extensão da Linha do Oeste e exorta o governo a retomar o plano de investimento previsto, eventualmente realizado por fases – em função da atual crise financeira -, por ser condição essencial ao equilíbrio financeiro da exploração desta importante ligação ferroviária de pessoas e mercadorias, e que só por manifesta incompetência ou má gestão dos responsáveis da REFER e da CP nunca foi iniciado.
Pela Comissão Política Distrital de Leiria do PSD
O Presidente
Fernando José Costa