25/11/2011

5.240.(25nov2011.12h12') Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo 24,25 e 26 nov 2011...biblioteca de Alcobaça

Há que saudar

via http://www.clds.projectomais.com/.

Promotor: Projecto “Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento”, o Contrato Local de Desenvolvimento Social dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.
No auditório da Biblioteca Municipal há:
 palestras, seminários e sessões sobre a criação do próprio emprego, empreendedorismo, qualificação e formação.
22 stands dão a conhecer empresas que estão a recrutar trabalhadores e outras entidades.
Os alunos da Escola Profissional de Agricultura da Região de Cister também vão marcar presença no evento, mostrando o que aprendem nas aulas de cozinha.
Permitir o contacto directo entre empregadores e população é o objectivo da feira.
Funciona diariamente entre as 10h e as 18h30'.
**
via tintafresca.net
Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo






Paulo Inácio pede a munícipes que comprem prendas de Natal no concelho de Alcobaça







Paulo Inácio com o adjunto Bruno Letra

A Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo realizou-se na cidade de Alcobaça nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, na Biblioteca Municipal e zona de confluência dos rios Alcoa e Baça. A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e da vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Mafalda Tavares. Paulo Inácio defendeu que os Contratos Locais de Desenvolvimento Social têm obtido resultados desde há 50 anos, potenciando o empreendedorismo das populações, como aconteceu nos anos 60 na Benedita.



A iniciativa que juntou uma dúzia de instituições de âmbito local, regional e nacional, inseriu-se no âmbito do Projecto "Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento", com enquadramento na Acção “Oficina do Empreendedor”, inserida no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação e contou com a parceria da Câmara Municipal de Alcobaça, do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo de Alcobaça e do IEFP – Centro de Emprego de Alcobaça, bem como de outros parceiros institucionais do Projecto Mais.







Restauração continua a ser uma alternativa

de emprego

Na sua intervenção na sessão inaugural, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça referiu que a Benedita é a freguesia onde mais nascem e morrem empresas no distrito de Leiria, dados que provam o elevado grau de empreendedorismo da população local. Paulo Inácio questionou a razão deste empreendedorismo, transversal a vários sectores de actividade, não se verificar noutras freguesias, atribuindo tal facto à intervenção do Estado Novo, no final da década de 60, quando decidiu fazer um projecto diferenciador de desenvolvimento comunitário, na Benedita e no Bárrio.



O autarca recordou que vieram então jovens técnicos de Lisboa para informar as pessoas sobre desenvolvimento local, tendo dessa formação resultado muitos projectos, nomeadamente na Benedita, que exponenciaram o seu crescimento industrial. Na mesma medida, Paulo Inácio defendeu a importância que têm hoje os Contratos Locais de Desenvolvimento Social para o desenvolvimento local das populações, os quais têm obtido resultados desde há 50 anos.



O edil admitiu que a taxa de desemprego é elevada, tanto no contexto nacional como concelhio, recordando os problemas que o sector cerâmico enfrentou nos últimos anos, embora esteja em fase de recuperação. Paulo Inácio destacou também o grande investimento que está a decorrer no concelho no sector social, nomeadamente, em Alfeizerão, Alcobaça (CEERIA), Centro Cénico da Cela, Pataias e Benedita, propiciadores de emprego nesta área. Contudo, a maioria destes projectos não beneficia de apoio do Estado, o que já o levou o autarca a chamar a atenção da Segurança Social para o que considera ser uma discriminação.







Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo
Paulo Inácio informou que, em Abril, deverá abrir o IC9, garantindo que tal irá abrir novas oportunidades em termos de emprego. O edil considerou que o IC9 abre novas acessibilidades e cria uma maior centralidade na região, no concelho de Alcobaça, em termos de captação de investimento e maior disponibilidade do QREN, dado que Alcobaça está na zona centro, ao contrário de outros concelhos a sul.
O autarca, embora não querendo garantir novos investimentos antes de estarem confirmados, assegurou que a Zona Industrial do Casal da Areia está em alta, recordando, nomeadamente, o caso da empresa de Pellets de Madeira que investiu na Zona Industrial 14 milhões de euros, o que o torna o maior investimento de sempre no concelho de Alcobaça.
No sector exportador, Paulo Inácio considera que a Benedita vai fazendo o seu caminho, nomeadamente, na cutelaria e calçado. Contudo, admite que “temos uma crise gravíssima, na construção civil e no comércio”, defendendo, por isso, maior empreendedorismo, mais imaginação e linhas de crédito para reestruturação do comércio, considerando ainda que este sector enfrenta novos desafios e deve olhar para as novas exigências dos consumidores.
Paulo Inácio recordou que os governos têm sempre recusado o proteccionismo por estarmos na União Europeia, mas defende que os produtos nacionais têm de ser defendidos e protegidos e que os comerciantes devem apostar no que é nacional, porque os consumidores também estão sensibilizados para o "compre o que é nosso". O edil admitiu que Caldas da Rainha tem muito comércio mas admite que quase metade do consumo provém de consumidores do concelho de Alcobaça. Por isso, deixou um apelo: “Comprem prendas no concelho de Alcobaça!”, dado que assim estarão a ajudar a economia local e a criação de emprego.
Mário Lopes
28-11-2011