06/12/2011

5.289.(6dez2011.19h29') Para a História de Pataias...

Via http://sapinhogelasio.blogspot.com/
A eletrificação da freguesia de Pataias

Mais um trabalho do Tiago Inácio no “Pataias à Letra”, edição de Dezembro de 2011.
Electricidade em Pataias
No dia 23 deste mês de Dezembro, celebram-se 58 anos da electrificação da Igreja de Pataias. Aqui fica uma abordagem histórica da electrificação da freguesia de Pataias.

Tudo indica, que a electricidade chegou à nossa freguesia no inicio dos anos 50, provavelmente em 1952. Sabe-se que a electrificação de Pataias é vítima de invejas na altura, por ser das primeiras freguesias do concelho a receber electricidade, na qual o padre Franklin, critica como “Esta coisa de dor de cotovelo é um mal que só o pó de cemitério cura”. No entanto a electricidade nesta altura apenas chegava a algumas habitações.

Só a 27 de Dezembro de 1953, é inaugurada e electrificação da Igreja paroquial de Pataias, com o apoio da Cibra, na qual esta contribuiu com os postes de betão armado, construídos com o seu cimento.

Só a partir do ano de 1956, é que as outras localidades da freguesia começaram a ser electrificadas. A Martingança e Martingança – Gare começa a receber “luz eléctrica” em Março de 1956. Pataias-Gare começa a ser electrificada no final de Abril sendo oficialmente inaugurada com pompa e circunstância a 22 de Maio.

Em Março de 1959 procede-se em Pataias a uma remodelação de todo o sistema eléctrico, de modo a chegar a todas as habitações. Ainda no mesmo ano, é publicado o plano de obras da Câmara de Alcobaça, onde se encontra a electrificação da Burinhosa como sendo um prioridade, no entanto a electricidade só chegou à Burinhosa por volta de 1962.

Só a 23 de Maio de 1971, é que é inaugurada a electricidade nas últimas localidades da freguesia, a localidade da Mélvoa e Paio, e muito provavelmente os Pisões.





Fontes:

Diversos números dos Jornal “Voz da paróquia”



Uma adenda minha à investigação do Tiago



Em 1942 a Empresa Vidreira de Pataias instala uma central termoeletrica com 37 kW de potência, que passa a serviço público em 1943. Entre 1943 e 1949 a Empresa Vidreira de Pataias foi fornecedora e distribuidora de energia elétrica. A partir de 1949 a empresa passa a receber energia da Sociedade Electrica do Oeste Lda.

De acordo com as “Estatísticas das instalações eléctricas em Portugal, 1828-1950” a eletrificação em Pataias é feita em 1944. Provavelmente, digo eu, em função da Empresa Vidreira de Pataias ser fornecedora e distribuidora de energia elétrica.

A 23 de Maio de 1971 é inaugurada a eletrificação na Mélvoa e Paio e a 24 de Agosto de 1972 é inaugurada a eletrificação em Paredes da Vitória.

A inauguração da luz elétrica nas Paredes foi feita pelas 18h, estando presentes o representante do Governador Civil de Leiria, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o diretor da Federação de Municípios, o diretor dos Serviços Florestais e Aquícolas e outras «altas individualidades oficiais e religiosas», sendo que «a todos foi oferecido um beberete».

A eletrificação das praias da Légua e Falca ocorre já na segunda metade da década de 1980, em 1987. A eletrificação de Vale Furado ocorre no início do Verão (Maio-Junho) de 1995.