Na edição nº 142 de 9 de agosto de 2012 do jornal online Tinta Fresca, a entrevista a Valter Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Pataias
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=2cbc7219-cbae-4340-a42d-0f7ab3bf5ddf&edition=142
Dias 16, 17 e 18 de agosto
The Gift são cabeça de cartaz do Paredes Fest Music
A Praia de Paredes da Vitória, em Pataias, Alcobaça, vai receber de 16 a 18 de agosto, o Paredes Fest Music, que tem como cabeça de cartaz os alcobacenses The Gift. O festival que conta também com bandas como Dr. Cavalheiro, The Paperboats e The Dixie Boys, tem como objetivo “a promoção turística das nossas praias e da freguesia", adiantou ao Tinta Fresca, Valter Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Pataias, entidade organizadora do festival, cujo orçamento é de cerca de 40 mil euros.
O Paredes Fest Music inicia-se a 16 de agosto, quinta-feira, e conta com as atuações de The Gift, Dr. Cavalheiro, 2 SoundProjet e Dj AC. No dia 17 atuam The Paperboats, Red House View, Stone Dead, Dj Revolver e The Neighbours. No dia 18 sobem ao palco do Paredes Fest Music The Dixie Boys, Dj Sexation, Dj Rita Zukt, Dj Nuno Lourenço, Zeitgest e The Mortix. Os concertos têm início às 22h.
Tinta Fresca - Como surgiu a ideia de organizar este festival?
Valter Ribeiro - Desde que fomos eleitos para a junta de freguesia de Pataias que nos comprometemos a promover as nossas praias. Contudo, entendemos que as praias, nomeadamente a de Paredes da Vitoria, não tinham as condições devidas. Com a requalificação desta praia, nos últimos dois anos, já ajudamos a promover eventos, todos eles com grande sucesso. Este ano fomos um pouco mais longe com a realização de dois festivais, para além de todas as outras actividades que temos promovido ou apoiado.
Tinta Fresca - Qual o objetivo deste festival?
Valter Ribeiro - O objetivo principal tem por base a promoção turística das nossas praias e da nossa freguesia. Pensamos que todos os promotores turísticos e empresários do ramo da hotelaria da nossa região ficam beneficiados com este tipo de iniciativas. Também o nosso parque de campismo tem sempre uma grande afluência de campistas aquando da realização destes espectáculos. Vamos inclusivamente dar um desconto especial no camping aos participantes do festival.
Tinta Fresca - Qual o cartaz do festival?
Valter Ribeiro - O cartaz é um pouco diversificado, no entanto, podemos destacar The Gift. No entanto e como é nossa tradição nos eventos que temos vindo a organizar ao longo dos anos, não nos esquecemos das principais bandas da nossa freguesia, que também vão marcar presença e certamente agradar ao publico.
Tinta Fresca - Tentam com este festival cativar vários públicos para Paredes da Vitória, ou destina-se apenas a determinada faixa etária?
Valter Ribeiro - Obviamente este tipo de espectáculos são mais para as camadas jovens da população. Com a introdução dos The Gift no cartaz pensamos abranger publico de todas as fachas etárias.
Tinta Fresca - Qual o orçamento do festival?
Valter Ribeiro - Cerca de 40 mil euros.
Tinta Fresca - A organização é só da Junta de Freguesia de Pataias?
Valter Ribeiro – A organização é da Junta de Freguesia de Pataias, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça e colaboração de alguns promotores.
***
via tinta.fresca.net
Banda alcobacense trouxe muito público ao areal da Praia das Paredes |
|
|
|
The Gift brilham no Paredes Fest Music
e continuam carreira fulgurante |
|
Sónia Tavares e Nuno Gonçalves
O Paredes Fest Music teve início no dia 16 de agosto, com a atuação dos Dr. Cavalheiro e dos The Gift, que trouxeram à Praia de Paredes da Vitória, em Pataias, Alcobaça, cerca de 1500 pessoas. Sábado, dia 18 sobem ao palco do Paredes Fest Music, por volta das 22h, The Dixie Boys, Dj Sexation, Dj Rita Zukt, Dj Nuno Lourenço, Zeitgest e The Mortix. O festival tem como objetivo “a promoção turística das praias e da freguesia” e um orçamento de 40 mil euros.
A primeira parte do concerto de dia 16 de agosto, contou com a banda Dr. Cavalheiro, composta por Diogo Rico “Churky” - Guitarra e Vocalista; Paulo Santos “Paulinho” - Baixo e Voz; Vítor Vala “Nélito” - Bateria e Voz, oriundos na sua maioria de Porto de Mós.
Por volta da meia-noite subiram ao palco do Paredes Fest Music, os alcobacenses The Gift que fizeram o público vibrar, cantar, pular, e dançar, duarnte cerca de 1h30, ao som de músicas como “Ok Do You Want Someyhing Simple?”; “11.33”, “Driving you Slow”, “645”, “Fácil de Entender”, “The Singles”, “Primavera”, entre muitas outras.
Nuno Gonçalves: The Gift vão ter novo disco em 2013
Em declarações ao Tinta Fresca, Nuno Gonçalves mostrou-se satisfeito em voltar ao concelho de Alcobaça, referindo que “é sempre uma emoção voltar ao nosso concelho”. Em relação ao festival o músico referiu que “este festival tem tudo para que continue a trazer bandas, se possível apostando nas bandas de Alcobaça, e trazer gente aos espetáculos”, uma vez que se realiza num espaço onde foi feito um “trabalho de aproveitamento notável, muito bonito e faz sentido termos orgulho no que está aqui a acontecer.”
Questionado sobre como têm sido os últimos meses dos The Gift, após o nascimento de Fausto, filho de Sónia Tavares, vocalista da banda, Nuno Gonçalves referiu que “temos vindo a conseguir conciliar os concertos e o fato de Sónia Tavares ter sido mãe. É difícil mas consegue-se fazer. A Sónia é uma super mulher e uma super mãe, tem conseguido fazer tudo com calma, com algumas cedências de parte a parte. Nós, felizmente, já temos uma estrutura muito profissional que nos permite ter bebés pequenos connosco sem sofrerem transtornos nos seus hábitos e nas suas rotinas, o que é muito importante para o bebé”, explicou.
Em relação à digressão 2012, Nuno Gonçalves afirmou que está a ser “fantástica. Mesmo em ano de crise, estamos com muitos concertos. Começamos o ano logo com 20 datas esgotadas, a primeira digressão do Primavera Explode, e começamos em Alcobaça com muito orgulho. Depois tivemos três meses parados, para nascer o Fausto, e desde o Rock in Rio, desde Junho que nós não temos parado. Temos feito muitos concertos em Portugal e Espanha e creio que até ao final do ano vai ser sempre assim, o que é muito bom. Continuamos a marcar mais datas, o calendário está em aberto."
O músico realçou "duas datas muito importantes, no dia 16 de Novembro, no Coliseu de Lisboa, e no dia 23, no Coliseu do Porto, e não vamos usar essa data como final de nada, vamos continuar a tocar e levar o nome dos The Gift ao maior número de pessoas possível”. Para já a digressão dos Gift vai continuar nos próximos dias por Faro, no dia 18 de agosto, Penafiel, no dia 24, Viseu no dia 25, Vigo no dia 26 (este um concerto marcado para 1400 pessoas), Águeda, no dia 5 de setembro, e Braga, a de 8 de setembro.
A finalizar, e relativamente a um novo disco, Nuno Gonçalves sublinhou que “pensamos sempre em fazer coisas novas. Obrigatoriamente até ao final do próximo ano, 2013, temos que ter um disco novo. Vamos retornar aos Estados Unidos da América em Fevereiro e, a partir daí, vamos trabalhar e ver quando vai sair o novo álbum.”
Mónica Alexandre
|
|
17-08-2012 |
|
*
via sapinho gelásio