08/02/2013

6.290.(8fev2013.8.) Vanda Furtado Marques é a 1ª da lista à Câmara. João Paulo Paimundo é o 1º da lista da Assembleia Municipal



Ontem, 7fev2013, no excelente jantar (Restaurante Trindade no seu melhor), confirmou-se que a Vanda Furtado Marques será candidata a Presidente de Câmara de Alcobaça.
 O seu curriculum:
Independente
Vanda.f.marques@gmail.com
Telemóvel: 914956066
Curriculum
Vanda Maria Furtado Marques

·       . Nasceu em Alcobaça em 1968
·       . Mãe de três filhos ( 7, 12, 15)
·       . Professora de História e História da Cultura e das Artes no Externato Cooperativo da Benedita, onde lecciona desde 1993.
·       . Licenciatura em História pela Universidade de Coimbra.
·       . Membro da Direcção de Voluntariado Social “ Sorriso Amigo”
·       .Professora voluntária do ensino Especial

·       .Professora na Universidade Sénior da Benedita
·       .Editou nove livros infantis, cinco livros que estão incluídos no Plano nacional de Leitura
·       .Participou em 2009 nas autárquicas como candidata a vereadora das Crianças e da Cultura.
·       .É apaixonada por histórias e uma contadora de histórias de corpo e alma.
Vanda Marques fez uma excelente intervenção demonstrando o que poderá trazer, de novo, para o cargo de Presidente de Câmara.
Assumiu que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela CDU.
Contará com Rogério para a apoiar nos dossiers mais difíceis.
Vai acrescentar o lado feminino: será a 1ª Presidente MULHER de Alcobaça!
Mãe!
A história. O concelho tem um património imenso. Lembrou a memória do seu avô antifascista. Os alcobacenses ilustres que resistiram ao fascismo e que colocaram Alcobaça importante ao nível nacional!
A Infância para o que tem dedicado tanta atenção. O futuro de Alcobaça depende como cuidamos das nossas crianças!

**
João Paulo Raimundo é a surpresa da noite: é o candidato da CDU a Presidente da Assembleia Municipal.
O seu curriculum:
Independente.
Nascido a 13.07.1958, em Cela, Alcobaça.
Casado, 2 filhos.
Deputado da Assembleia Municipal de Alcobaça.
Membro da Assembleia de Freguesia da Cela.
Gerente Bancário aposentado.
Presidente da Assembleia Geral do Centro Cénico da Cela.
Presidente da Assembleia Geral da Associação de Socorros Voluntários da Cela.
Interveio assim:
Boa noite a todos.
Primeiro uma palavra para a Isabel Granada. Gostaria que ela se mantivesse como cabeça de lista à Assembleia Municipal. Ela decidiu encerrar este ciclo e vai continuar nas nossas listas.Foi uma líder de bancada excelente e extraordinária ao longos destes anos, em defesa da saúde, do nosso hospital, das causas sociais.
Impossível esquecer também e é necessário honrar os outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal: entre outros, quero relevar o excelente trabalho de António Eduardo, José Miguel Subtil, Rogério Raimundo, Lúcia Serralheiro e Basílio Martins.
A CDU foi importantíssima ao longo destes últimos anos no nosso concelho.
Vários alertas nossos divulgaram à população assuntos que ficariam no segredo dos gabinetes da Câmara Municipal.
Erros de gestão como o contrato ruinoso com as Águas do Oeste que nos vai custar os olhos da cara em juros. Ao contratarmos 3,6 milhões m3 herdámos uma factura monumental, pois 1,6 milhões de m3 eram mais do que suficientes. Antes disso eram os nossos furos e a água de Chiqueda que nos abasteciam, com custos muito menores.
Outro erro no saneamento: depois de construirmos as ETAR, fomos oferecê-las de mão beijada, ficando a pagar uma fatura desnecessária.
Mais um erro na negociação com a empresa Raimundo e Maia, nas obras junto ao Mosteiro, que nos pode custar agora cerca 4 milhões de euros de indemnização e expropriação.
Erro brutal na compra do terreno da Quinta da Cela em Alfeizerão, para o hospital. Foram 3,5 milhões de euros que tanta falta fazem à tesouraria da Câmara Municipal.
Mais um erro na construção dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita. Com a criação de uma Parceria Público Privada com a MRG, a quem cederam 51% da sociedade, perderam o acesso às verbas do QREN. Serão provavelmente os únicos Centros Escolares do país sem financiamento europeu. Vai ser o município a pagar a totalidade em 25 anos, o que nos vai custar mais de 51 milhões de euros.
Continuaremos muito atentos.
Vamos defender horários compatíveis, pois não concordamos que as Assembleias Municipais terminem perto das 3 horas da manhã.
Defenderemos a necessidade dos deputados municipais terem espaço para escrever, o que não acontece no auditório da Biblioteca.
Defenderemos também a descentralização de algumas Assembleias Municipais pelas freguesias, podendo debater localmente alguns assuntos específicos dessas freguesias.
***
Ricardo Miguel, colega da Vanda, não pôde estar presente: enviou esta mensagem:

MENSAGEM DE APOIO PARA A SESSÃO DE APRESENTAÇÃO
Lembro-me de um mail onde o Rogério me perguntava alguns nomes para integrar a Lista da CDU com ligação à Benedita, terra onde a afirmação da CDU se mostrava difícil.. 
Dessa conversa surge o nome da Vanda e a nossa 1ª conversa, os três, num bar da Benedita, onde foi formulado o convite à Vanda para a Lista da CDU.
Mulher de ação mas até ai afastada da intervenção política, não da intervenção cívica, a Vanda aceitou dar a cara pelo projeto como candidata a vereadora da CDU, tarefa que já vem desempenhando num processo de aprendizagem que agora lhe permite esta nova tarefa: ser candidata a presidir ao Município.
Lembro-me de pedir, na sessão de apresentação de 2009, que os sapatinhos de chocolate levassem a Vanda ao lugar de Vereadora.. e ela lá está!
 Agora, que os votos dos eleitores permitam a sua eleição para Presidente da Câmara Municipal. Não, por ela.. isto não é um projeto pessoal, mas por Alcobaça, que merece ter uma competente Presidente de Câmara.
A descrição, humanidade e coerência da minha colega Vanda Marques são uma mais valia para o cargo e o projecto autárquico da CDU a melhor solução para o Concelho.
Aqui estou contigo, convosco, para o que de mim for preciso.. por Alcobaça, pela CDU, pela amizade e camaradagem.
Quem melhor do que uma sonhadora com os pés firmes na terra para mudar Alcobaça em favor das pessoas?
Ricardo Miguel
Candidato da CDU à Câmara do Cadaval em 2005 e 2009.

***
Vanda Furtado Marques interveio:

Agradecimento aos camaradas e amigos e à CDU que confiou em mim para levar à frente esta candidatura.
Louvei o trabalho do Rogério Raimundo como vereador, que sempre esteve ao lado da população, lutou para travar as injustiças, sempre atento os problemas sociais, pela sua transparência ,  pela defesa do  associativismo e da permanência das freguesias.
Desta vez irei em primeiro, mas tendo em conta que somos uma equipa, eu e o Rogério iremos sempre trabalhar juntos.
O que poderei trazer de novo?
A minha experiência como mulher e mãe, que poderá trazer uma lufada de ar fresco e uma maior afectividade na resolução dos problemas locais.
Como professora conheço a realidade das Escolas e dos problemas graves que os professores estão a atravessar, nomeadamente os despedimentos e a criação dos Mega-agrupamentos que acarretam grandes problemas humanos e de falta união …
Como escritora, tenho o contacto  com a primeira infância  e com toda a sua vivacidade, alegria de viver e sabedoria.
Um concelho que cuida das suas crianças, é um concelho feliz e que aposta no futuro.
Enquanto Historiadora, conheço as potencialidades do concelho.
Se outrora soubemos ser pioneiros… criando a primeira escola pública, lançamos as bases do Humanismo, tínhamos uma das mais majestosas bibliotecas … mais tarde fomos uma terra de republicanos e resistentes… não podemos perder essa garra, temos de acordar a velha Alcobaça cheia de potencialidade. Alcobaça é muito mais do que a terra de paixão eleitoralista da actual câmara… temos de ir buscar a nossa essência e envolver todo o concelho no seu melhor.
As minhas vivências … tive a sorte de crescer numa família onde os ideais de liberdade e de luta antifascista foram sendo perpetuados de geração em geração. Em família, sempre ouvi que devíamos estar atentos ao outro, ser solidário e nunca nos deixarmos levar pela força do medo e da opressão. A liberdade, a fraternidade e a luta pelos nossos ideias deviam ser as linhas orientadoras do nosso percurso de vida.
Com o voluntariado que faço, aprendi a estar mais atenta aos outros, sem procurar nada em troca… com os meus meninos especiais aprendo que todos nós temos imensas potencialidades dentro de nós, que somos todos iguais, todos queremos ser felizes e viver  rodeados de afeto.
Com a minha experiência e com esta equipa maravilhosa a câmara CDU pode fazer a diferença.
O que pretendemos:
- Pretendemos ouvir a população nos seus sonhos e anseios;
-Envolver todo o concelho nas decisões mais importantes para a autarquia;
- Valorizar todos os autarcas das freguesias;
- Criar reuniões de Câmara abertas ao público, havendo uma rotação pelas freguesias;
- Reforçar o associativismo e as parcerias com as IPSS;
- Valorizar os nossos talentos nas diversas áreas;
- Valorizar o poder local, lutando contra a extinção das freguesias;
- Incrementar uma gestão participativa de todos os munícipes nas principais decisões.
Sendo sempre norteados pelo: Trabalho, Honestidade e Competência… por tudo isto está na hora da CDU



***
Ângelo Alves da Comissão Política do Comité Central do PCP fez intervenção política de encerramento, caracterizando a péssima situação política em que vivemos, os ataques ao Poder Local e a importância do combate autárquico. Convidou tds a participarem na próxima jornada de luta: 16 fev!
****
José Luís de Sousa responsável pela concelhia do PCP, de Alcobaça, junto da Dorlei, dirigiu os trabalhos e apontou que:
- queremos dar continuidade programática e renovar equipas para vencer em todos os órgãos autárquicos do concelho;
 - queremos fazer uma campanha com imaginação e criatividade, sem gastos financeiros.
***
Via gazeta das caldas

Candidata da CDU quer tirar o concelho de Alcobaça do “esmorecimento”

Publicado a . Na categoria: Destaque Painel Política . Seja o primeiro a comentar este artigo.
Pela primeira vez, a CDU escolheu uma mulher para encabeçar a candidatura da coligação à Câmara de Alcobaça. Vanda Furtado Marques, a professora de História e escritora infantil de 44 anos que em 2009 foi em segundo lugar da lista, assume-se agora como a candidata que tem nos “ideais da política uma forma de honrar os grandes lutadores” e recuperar valores fundamentais para que afastar as nuvens negras que se abatem sobre um concelho que diz estar cada vez mais parado.
“Fomos uma terra revolucionária e em momentos de crise mostrámos que éramos diferentes, mas entretanto deixámo-nos esmorecer”, lamentou Vanda Furtado Marques na apresentação da sua candidatura, realizada no passado dia 7 de Fevereiro, em Alcobaça.
Num jantar que reuniu dezenas de pessoas, a candidata apontou como mais-valia da sua candidatura a possibilidade de “trazer para a Câmara de Alcobaça o lado feminino, de mãe habituada a resolver os problemas dos filhos, a governar uma casa”, entre outras facetas.

***
Via tintafresca.net
Para a Câmara e Assembleia Municipal
    Vanda Marques e João Paulo Raimundo lideram listas da CDU em Alcobaça
          
     
    João Paulo Raimundo e Vanda Furtado Marques
       A CDU apresentou no dia 7 de fevereiro, num restaurante de Alcobaça, os primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal para as eleições autárquicas de 2013, que se deverão realizar a 6 de outubro. Vanda Furtado Marques, 44 anos, independente, professora, historiadora e escritora será a cabeça de lista à Câmara Municipal de Alcobaça, e João Paulo Raimundo, 54 anos, independente, bancário reformado, será o 1º candidato à Assembleia Municipal.

       Estiveram presentes Ângelo Alves, membro do Comité Central do PCP, José Luís Sousa, membro da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP, Rogério Raimundo e Isabel Granada, cabeças de lista nas Autárquicas de 2009, Vanda Furtado Marques e João Paulo Raimundo, além de cerca de três dezenas de militantes e simpatizantes da CDU que quiseram apoiar a apresentação dos candidatos, no restaurante Trindade, em Alcobaça.

       José Luís Sousa anunciou que a CDU irá apresentar listas unitárias, tendo como objetivo central concorrer a todas as freguesias de Alcobaça. O dirigente do PCP realçou o facto dos candidatos apresentados terem trabalho feito em defesa dos interesses locais, constituindo “uma verdadeira alternativa de que Alcobaça precisa e os alcobacenses precisam. Uma alternativa a esta gestão PSD que não resolve os problemas. Uma gestão que é a continuação das políticas centrais do PSD e CDS.”

       
       
    Candidata da CDU promete trazer para a autarquia a sua
    experiência enquanto mulher, mãe, professora e escritora
    O dirigente do PCP considerou que a CDU apresenta em Alcobaça um projeto político capaz e ambicioso que se propõe vencer as eleições. Como estratégia de campanha, José Luís Sousa defende o contato com os eleitores independentes. “Esta campanha tem de ser muito no contato direto, para ver que somos diferentes. A CDU no concelho tem uma expressão importante, temos trabalho, temos obra e pretendemos fazer uma campanha dinâmica que possa atrair cada vez mais pessoas”, afirmou.

       João Paulo Raimundo começou por enaltecer o trabalho de Isabel Granada, atual líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal. O deputado municipal sublinhou que a CDU foi muito importante ao longo dos últimos anos para o concelho, tendo denunciado muitas situações anómalas e irá continuar a fazê-lo. Um dos principais objetivos dos eleitos da CDU será fazer reuniões descentralizadas pelas freguesias. Outro é lutar contra as más condições de trabalho dos deputados e contra as horas tardias a que se realizam algumas assembleias municipais, que muitas vezes acabam às 3 da manhã. Em última análise, o objetivo da coligação PCP-PEV será sempre “defender os interesses das populações.”

       Vanda Marques pretende trazer uma lufada de ar fresco na política alcobacense, palco onde os homens têm predominado em lugares de destaque. Assim, promete trazer para a autarquia a sua experiência enquanto mulher, mãe, professora e escritora, além dos ideais da democracia, da honestidade e da competência. A candidata, que já ocupou o lugar de vereadora ao substituir pontualmente Rogério Raimundo no atual mandato, garante que quando se mete nas coisas é com paixão e ambição e, por isso, acredita que Alcobaça pode mostrar todo o seu potencial, sob a liderança da CDU.

       
       
    Militantes e simpatizantes compareceram em grande
    número na apresentação da candidatura da CDU
       A finalizar, Ângelo Alves recordou que, após a escolha dos primeiros candidatos, segue-se um trabalho de elaboração de listas, que terá em conta os trabalhadores e o espírito unitário. O dirigente do Comité Central do PCP manifestou esperança em fazer renascer Alcobaça nas eleições de 6 de outubro, salientando que “o quadro da região é extremamente negro. É um quadro de agravamento das injustiças, de ataque sem precedentes à populações, aos trabalhadores, ao País. Ataque contra os direitos e contra a democracia.”

       Ângelo Alves sublinhou que “a CDU encara as eleições autárquicas como uma forma de devolver à política a sua nobreza. A CDU é uma verdadeira alternativa em defesa do trabalho, do povo, do País. Apresentamos dois candidatos que estão no combate, gente que está na política para servir e não para se servir da política. A CDU não é apenas a lista à Câmara ou à Assembleia Municipal, a CDU somos todos nós, porque somos um movimento de luta, somos portadores da alternativa. Pedimos mais força para a CDU, para a CDU dar mais força ao povo”, concluiu.

       Mónica Alexandre
    11-02-20


    ***
    via cister.fm

    Vanda Marques e João Paulo Raimundo candidatos da CDU às eleições autárquicas

    Vanda Marques e João Paulo Raimundo são os candidatos da CDU à Câmara Municipal de Alcobaça e Assembleia Municipal, respetivamente. 
    “Posso trazer o lado feminino, o lado da mãe, da mulher que tem de gerir uma casa. E, enquanto professora, tenho a noção da realidade nas escolas, dos problemas e da angústia que os professores atravessam. Posso também trazer a minha vivência familiar e os ideais da democracia e da competência, que me foram transmitidos, e a minha ação de voluntariado”, disse a cabeça de lista da CDU à Câmara, nas eleições autárquicas. 
    Vanda Marques disse ainda que “Alcobaça já foi um dos principais centros de cultura, e onde se instalou a primeira Biblioteca pública”.
    “Fomos uma terra revolucionária que lutou contra crises. Aqui nasceu quase a génese de Portugal, e deixamo-nos adormecer”, disse.
    A candidata criticou, depois, a atitude da Câmara Municipal “que não envolve nem ouve a população”.
    “É necessário ouvir os sonhos e os problemas dos munícipes. É esse envolvimento que eu gostava de trazer para a Câmara”, disse Vanda Marques. 
    Por sua vez, João Paulo Raimundo fez o balanço de decisões políticas da Câmara, gerida nos últimos anos pelo PSD, para reforçar a importância da mudança nas próximas eleições autárquicas. 
    O contrato com as águas do Oeste, com a contratualização de 3,6 milhões metros cúbicos de água, que o candidato classificou de “ruinoso”; a entrega do saneamento e das ETARS construídas pela Câmara à mesma Empresa; assim como “a negociação com a empresa Raimundo e Maio, por causa das obras de requalificação na rua D. Pedro V, que poderá custar 4,5 milhões de euros em indemnizações; compra da Quinta da Cela, em Alfeizerão, por 3,5 milhões; a construção dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita, com a parceria público-privada, com cedência de 51% da sociedade aos privados, que impediram o acesso a verbas do QREN e obrigam, agora, a Câmara a pagar a fatura em 25 euros, na ordem dos 51 milhões de euros”, foram alguns dos problemas da governação dos últimos anos denunciados na sessão pública de apresentação dos candidatos da coligação às próximas eleições.
    **
    VIA REGIÃO DE CISTER 14fev2013
    Candidata da CDU em Alcobaça quer “envolver” população


    A candidata da CDU à Câmara de Alcobaça pretende envolver a população do concelho na gestão da autarquia. Vanda Furtado Marques considera que a Câmara "não envolve a população" e que o "é necessário haver afeto e envolvimento" para enfrentar os próximos desafios.


    A população "tem de ser ouvida e sentir que é envolvida". "Alcobaça tem de renascer", sustentou a número 2 dos comunistas nas autárquicas de 2009, que na apresentação da candidatura deixou fortes elogios a Rogério Raimundo, que assumiu cargo na vereação nos últimos quatro atos eleitorais.
    Na leitura de Vanda Furtado Marques, a Câmara tem de "puxar pelas coisas de Alcobaça", criticando a opção da maioria PSD de utilizar a simbologia "Dê Lugar ao Amor", que classificou de "campanha eleitoralista dos corações". "Isso não é de Alcobaça", frisou a candidata, que admite ser "uma aprendiz" na política, mas conta com o apoio de Rogério Raimundo.
    Entretanto, João Paulo Raimundo vai ser o candidato da CDU à Assembleia Municipal. O deputado municipal salientou que "gostaria" que Isabel Granada se mantivesse à frente da lista para aquele órgão, elencou o que considerou terem sido "erros" do PSD na Câmara e garantiu que os comunistas continuarão "a defender as populações". O candidato apontou como prioridades a realização de Assembleias Municipais descentralizadas.
    Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, elogiou as escolhas da CDU para Alcobaça, por se tratarem de pessoas "que estão no combate diário político e no combate diário cívico". "Para nós, esta campanha não é só para ganhar votos. Ouvir o povo devia ser o eixo central da política", notou o dirigente.
    ***
    via alcoa.21.fev2013
    Vanda Marques é candidata da CDU à câmara
    IMG_1900
    Envolver a população é o principal objetivo de Vanda Furtado Marques, candidata da CDU à Câmara Municipal de Alcobaça, apresentada pelo partido como tal, no dia 7 de fevereiro, num restaurante em Alcobaça.
    “A população tem de ser ouvida e sentir que está envolvida”, sublinhou a professora e escritora de 44 anos, acrescentando que “deixámo-nos esmorecer e neste momento a câmara não envolve ninguém”.  Admitindo que é ainda uma “aprendiz”, a candidata da CDU, que irá contar com o apoio de Rogério Raimundo, vereador há quatro mandatos, promete a sua experiência enquanto mulher, mãe, escritora e professora. Vanda Marques, que já substituiu temporariamente o vereador da CDU, acredita que “Alcobaça pode mostrar o seu potencial, sem campanhas de amor, sob a liderança da CDU.”
    Apresentado foi também João Paulo Raimundo como o candidato comunista à Assembleia Municipal de Alcobaça. “O objetivo da CDU será sempre defender os interesses das populações”, enalteceu o deputado municipal. Confessando que “gostaria que Isabel Granada se mantivesse à frente da lista”, o bancário reformado de 54 anos lembrou “erros” políticos da Câmara, gerida nos últimos anos pelo PSD. João Paulo Raimundo apontou como prioridade assembleias descentralizadas.
    (Saiba mais na edição em papel de 21 de fevereiro de 2013)




    ***

    Fotos do Rogério Pereira: